O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Karen Lapuente
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves, Cinthia Pacífico, Pozzobon, Marta Cistina Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/316
Resumo: Neste artigo, intencionamos problematizar os discursos sobre o lúdico para ensinar Números e Operações propostos nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, publicados no ano de 2014. Salientamos também que as discussões empreendidas nesta produção fazem parte de um Projeto de Pesquisa proposto em rede com quatro Universidades do interior do Rio Grande do Sul. O artigo analisa os discursos sobre o lúdico e ludicidade nos cadernos de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014).  Propõe-se a responder a seguinte questão investigativa: Como os discursos sobre o lúdico e ludicidade são propostos nos cadernos de Alfabetização Matemática do PNAIC? O material analítico são os excertos dos cadernos que envolvem o eixo Números e Operações, nos cadernos 2, 3 e 4. Nestes materiais analisamos os discursos sobre o lúdico para ensinar matemática e suas implicações no processo de ensino.
id CLAEC-1_5c44c060c6a9e914d43c0ff9055c8008
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/316
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAICCiências HumanasNeste artigo, intencionamos problematizar os discursos sobre o lúdico para ensinar Números e Operações propostos nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, publicados no ano de 2014. Salientamos também que as discussões empreendidas nesta produção fazem parte de um Projeto de Pesquisa proposto em rede com quatro Universidades do interior do Rio Grande do Sul. O artigo analisa os discursos sobre o lúdico e ludicidade nos cadernos de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014).  Propõe-se a responder a seguinte questão investigativa: Como os discursos sobre o lúdico e ludicidade são propostos nos cadernos de Alfabetização Matemática do PNAIC? O material analítico são os excertos dos cadernos que envolvem o eixo Números e Operações, nos cadernos 2, 3 e 4. Nestes materiais analisamos os discursos sobre o lúdico para ensinar matemática e suas implicações no processo de ensino.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/31610.23899/relacult.v2i4.316RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 125-1332525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/316/113Copyright (c) 2017 Karen Lapuente Souza, Cinthia Pacífico Gonçalves, Marta Cistina Cezar Pozzoboninfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Karen LapuenteGonçalves, Cinthia PacíficoPozzobon, Marta Cistina Cezar2017-05-20T19:51:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/316Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-05-20T19:51:52RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC
title O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC
spellingShingle O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC
Souza, Karen Lapuente
Ciências Humanas
title_short O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC
title_full O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC
title_fullStr O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC
title_full_unstemmed O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC
title_sort O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC
author Souza, Karen Lapuente
author_facet Souza, Karen Lapuente
Gonçalves, Cinthia Pacífico
Pozzobon, Marta Cistina Cezar
author_role author
author2 Gonçalves, Cinthia Pacífico
Pozzobon, Marta Cistina Cezar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Karen Lapuente
Gonçalves, Cinthia Pacífico
Pozzobon, Marta Cistina Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
description Neste artigo, intencionamos problematizar os discursos sobre o lúdico para ensinar Números e Operações propostos nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, publicados no ano de 2014. Salientamos também que as discussões empreendidas nesta produção fazem parte de um Projeto de Pesquisa proposto em rede com quatro Universidades do interior do Rio Grande do Sul. O artigo analisa os discursos sobre o lúdico e ludicidade nos cadernos de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014).  Propõe-se a responder a seguinte questão investigativa: Como os discursos sobre o lúdico e ludicidade são propostos nos cadernos de Alfabetização Matemática do PNAIC? O material analítico são os excertos dos cadernos que envolvem o eixo Números e Operações, nos cadernos 2, 3 e 4. Nestes materiais analisamos os discursos sobre o lúdico para ensinar matemática e suas implicações no processo de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/316
10.23899/relacult.v2i4.316
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/316
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i4.316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/316/113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Karen Lapuente Souza, Cinthia Pacífico Gonçalves, Marta Cistina Cezar Pozzobon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Karen Lapuente Souza, Cinthia Pacífico Gonçalves, Marta Cistina Cezar Pozzobon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 125-133
2525-7870
10.23899/relacult.v2i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042488276975616