O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/316 |
Resumo: | Neste artigo, intencionamos problematizar os discursos sobre o lúdico para ensinar Números e Operações propostos nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, publicados no ano de 2014. Salientamos também que as discussões empreendidas nesta produção fazem parte de um Projeto de Pesquisa proposto em rede com quatro Universidades do interior do Rio Grande do Sul. O artigo analisa os discursos sobre o lúdico e ludicidade nos cadernos de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014). Propõe-se a responder a seguinte questão investigativa: Como os discursos sobre o lúdico e ludicidade são propostos nos cadernos de Alfabetização Matemática do PNAIC? O material analítico são os excertos dos cadernos que envolvem o eixo Números e Operações, nos cadernos 2, 3 e 4. Nestes materiais analisamos os discursos sobre o lúdico para ensinar matemática e suas implicações no processo de ensino. |
id |
CLAEC-1_5c44c060c6a9e914d43c0ff9055c8008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/316 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAICCiências HumanasNeste artigo, intencionamos problematizar os discursos sobre o lúdico para ensinar Números e Operações propostos nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, publicados no ano de 2014. Salientamos também que as discussões empreendidas nesta produção fazem parte de um Projeto de Pesquisa proposto em rede com quatro Universidades do interior do Rio Grande do Sul. O artigo analisa os discursos sobre o lúdico e ludicidade nos cadernos de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014). Propõe-se a responder a seguinte questão investigativa: Como os discursos sobre o lúdico e ludicidade são propostos nos cadernos de Alfabetização Matemática do PNAIC? O material analítico são os excertos dos cadernos que envolvem o eixo Números e Operações, nos cadernos 2, 3 e 4. Nestes materiais analisamos os discursos sobre o lúdico para ensinar matemática e suas implicações no processo de ensino.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/31610.23899/relacult.v2i4.316RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 125-1332525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/316/113Copyright (c) 2017 Karen Lapuente Souza, Cinthia Pacífico Gonçalves, Marta Cistina Cezar Pozzoboninfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Karen LapuenteGonçalves, Cinthia PacíficoPozzobon, Marta Cistina Cezar2017-05-20T19:51:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/316Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-05-20T19:51:52RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC |
title |
O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC |
spellingShingle |
O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC Souza, Karen Lapuente Ciências Humanas |
title_short |
O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC |
title_full |
O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC |
title_fullStr |
O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC |
title_full_unstemmed |
O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC |
title_sort |
O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC |
author |
Souza, Karen Lapuente |
author_facet |
Souza, Karen Lapuente Gonçalves, Cinthia Pacífico Pozzobon, Marta Cistina Cezar |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Cinthia Pacífico Pozzobon, Marta Cistina Cezar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Karen Lapuente Gonçalves, Cinthia Pacífico Pozzobon, Marta Cistina Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas |
description |
Neste artigo, intencionamos problematizar os discursos sobre o lúdico para ensinar Números e Operações propostos nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, publicados no ano de 2014. Salientamos também que as discussões empreendidas nesta produção fazem parte de um Projeto de Pesquisa proposto em rede com quatro Universidades do interior do Rio Grande do Sul. O artigo analisa os discursos sobre o lúdico e ludicidade nos cadernos de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014). Propõe-se a responder a seguinte questão investigativa: Como os discursos sobre o lúdico e ludicidade são propostos nos cadernos de Alfabetização Matemática do PNAIC? O material analítico são os excertos dos cadernos que envolvem o eixo Números e Operações, nos cadernos 2, 3 e 4. Nestes materiais analisamos os discursos sobre o lúdico para ensinar matemática e suas implicações no processo de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/316 10.23899/relacult.v2i4.316 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/316 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v2i4.316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/316/113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Karen Lapuente Souza, Cinthia Pacífico Gonçalves, Marta Cistina Cezar Pozzobon info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Karen Lapuente Souza, Cinthia Pacífico Gonçalves, Marta Cistina Cezar Pozzobon |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 125-133 2525-7870 10.23899/relacult.v2i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042488276975616 |