COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Betania
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Felipe de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/697
Resumo: Propiciar uma reflexão capaz de abarcar elementos da teoria social na construção das identidades, possibilitando compreender como se dá a construção do conhecimento, resultante do letramento científico na formação contemporânea, nos principais processos de estratificação de atores na sociedade moderna, identificando quais as principais estratégias de comunicação utilizadas e os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano da população jovem no meio rural, sobretudo no que condiciona a percepção pública sobre Ciência e Tecnologia. A pesquisa de campo caracterizou-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, elaborou-se a coleta de dados junto a alunos e professores, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa ex-post-facto, pesquisa-ação e a pesquisa participante.  Constatou-se que as tecnologias de informação e comunicação disponibilizam grande volume e diversidade de informações que implicam o desenvolvimento de habilidades e a reconstrução permanente de conhecimentos que tornam a seleção e o tratamento das informações eficientes e objetivos. Com este debate relacionado a prática e desdobramento da comunicação científica na escola, constatou-se que a atitude do grupo pesquisado em relação à ciência e à tecnologia é positiva e otimista. Há uma expectativa de que a ciência seja um fator de transformação para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso tem a ver com a percepção da ciência como um instrumento que gera resultados aplicáveis às suas vidas e capaz de solucionar problemas, como por exemplo, na área de saúde e meio ambiente.
id CLAEC-1_5fea64e9c0a225ec1eaae6035c07bf0c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/697
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASILCiênciaJuventudePercepção PúblicaTecnologiaEnsino Médio.Propiciar uma reflexão capaz de abarcar elementos da teoria social na construção das identidades, possibilitando compreender como se dá a construção do conhecimento, resultante do letramento científico na formação contemporânea, nos principais processos de estratificação de atores na sociedade moderna, identificando quais as principais estratégias de comunicação utilizadas e os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano da população jovem no meio rural, sobretudo no que condiciona a percepção pública sobre Ciência e Tecnologia. A pesquisa de campo caracterizou-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, elaborou-se a coleta de dados junto a alunos e professores, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa ex-post-facto, pesquisa-ação e a pesquisa participante.  Constatou-se que as tecnologias de informação e comunicação disponibilizam grande volume e diversidade de informações que implicam o desenvolvimento de habilidades e a reconstrução permanente de conhecimentos que tornam a seleção e o tratamento das informações eficientes e objetivos. Com este debate relacionado a prática e desdobramento da comunicação científica na escola, constatou-se que a atitude do grupo pesquisado em relação à ciência e à tecnologia é positiva e otimista. Há uma expectativa de que a ciência seja um fator de transformação para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso tem a ver com a percepção da ciência como um instrumento que gera resultados aplicáveis às suas vidas e capaz de solucionar problemas, como por exemplo, na área de saúde e meio ambiente.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/69710.23899/relacult.v4i0.697RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/697/372Copyright (c) 2018 Betania Maciel, Felipe de Carvalho Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, BetaniaSouza, Felipe de Carvalho2019-05-06T01:38:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/697Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL
title COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL
spellingShingle COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL
Maciel, Betania
Ciência
Juventude
Percepção Pública
Tecnologia
Ensino Médio.
title_short COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL
title_full COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL
title_fullStr COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL
title_sort COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL
author Maciel, Betania
author_facet Maciel, Betania
Souza, Felipe de Carvalho
author_role author
author2 Souza, Felipe de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Betania
Souza, Felipe de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Juventude
Percepção Pública
Tecnologia
Ensino Médio.
topic Ciência
Juventude
Percepção Pública
Tecnologia
Ensino Médio.
description Propiciar uma reflexão capaz de abarcar elementos da teoria social na construção das identidades, possibilitando compreender como se dá a construção do conhecimento, resultante do letramento científico na formação contemporânea, nos principais processos de estratificação de atores na sociedade moderna, identificando quais as principais estratégias de comunicação utilizadas e os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano da população jovem no meio rural, sobretudo no que condiciona a percepção pública sobre Ciência e Tecnologia. A pesquisa de campo caracterizou-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, elaborou-se a coleta de dados junto a alunos e professores, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa ex-post-facto, pesquisa-ação e a pesquisa participante.  Constatou-se que as tecnologias de informação e comunicação disponibilizam grande volume e diversidade de informações que implicam o desenvolvimento de habilidades e a reconstrução permanente de conhecimentos que tornam a seleção e o tratamento das informações eficientes e objetivos. Com este debate relacionado a prática e desdobramento da comunicação científica na escola, constatou-se que a atitude do grupo pesquisado em relação à ciência e à tecnologia é positiva e otimista. Há uma expectativa de que a ciência seja um fator de transformação para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso tem a ver com a percepção da ciência como um instrumento que gera resultados aplicáveis às suas vidas e capaz de solucionar problemas, como por exemplo, na área de saúde e meio ambiente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/697
10.23899/relacult.v4i0.697
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/697
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/697/372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Betania Maciel, Felipe de Carvalho Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Betania Maciel, Felipe de Carvalho Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489250054144