COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/697 |
Resumo: | Propiciar uma reflexão capaz de abarcar elementos da teoria social na construção das identidades, possibilitando compreender como se dá a construção do conhecimento, resultante do letramento científico na formação contemporânea, nos principais processos de estratificação de atores na sociedade moderna, identificando quais as principais estratégias de comunicação utilizadas e os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano da população jovem no meio rural, sobretudo no que condiciona a percepção pública sobre Ciência e Tecnologia. A pesquisa de campo caracterizou-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, elaborou-se a coleta de dados junto a alunos e professores, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa ex-post-facto, pesquisa-ação e a pesquisa participante. Constatou-se que as tecnologias de informação e comunicação disponibilizam grande volume e diversidade de informações que implicam o desenvolvimento de habilidades e a reconstrução permanente de conhecimentos que tornam a seleção e o tratamento das informações eficientes e objetivos. Com este debate relacionado a prática e desdobramento da comunicação científica na escola, constatou-se que a atitude do grupo pesquisado em relação à ciência e à tecnologia é positiva e otimista. Há uma expectativa de que a ciência seja um fator de transformação para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso tem a ver com a percepção da ciência como um instrumento que gera resultados aplicáveis às suas vidas e capaz de solucionar problemas, como por exemplo, na área de saúde e meio ambiente. |
id |
CLAEC-1_5fea64e9c0a225ec1eaae6035c07bf0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/697 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASILCiênciaJuventudePercepção PúblicaTecnologiaEnsino Médio.Propiciar uma reflexão capaz de abarcar elementos da teoria social na construção das identidades, possibilitando compreender como se dá a construção do conhecimento, resultante do letramento científico na formação contemporânea, nos principais processos de estratificação de atores na sociedade moderna, identificando quais as principais estratégias de comunicação utilizadas e os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano da população jovem no meio rural, sobretudo no que condiciona a percepção pública sobre Ciência e Tecnologia. A pesquisa de campo caracterizou-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, elaborou-se a coleta de dados junto a alunos e professores, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa ex-post-facto, pesquisa-ação e a pesquisa participante. Constatou-se que as tecnologias de informação e comunicação disponibilizam grande volume e diversidade de informações que implicam o desenvolvimento de habilidades e a reconstrução permanente de conhecimentos que tornam a seleção e o tratamento das informações eficientes e objetivos. Com este debate relacionado a prática e desdobramento da comunicação científica na escola, constatou-se que a atitude do grupo pesquisado em relação à ciência e à tecnologia é positiva e otimista. Há uma expectativa de que a ciência seja um fator de transformação para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso tem a ver com a percepção da ciência como um instrumento que gera resultados aplicáveis às suas vidas e capaz de solucionar problemas, como por exemplo, na área de saúde e meio ambiente.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/69710.23899/relacult.v4i0.697RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/697/372Copyright (c) 2018 Betania Maciel, Felipe de Carvalho Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, BetaniaSouza, Felipe de Carvalho2019-05-06T01:38:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/697Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL |
title |
COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL Maciel, Betania Ciência Juventude Percepção Pública Tecnologia Ensino Médio. |
title_short |
COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL |
title_full |
COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL |
title_sort |
COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO: percepção pública de estudantes do ensino médio em escola da zona rural, Pernambuco-BRASIL |
author |
Maciel, Betania |
author_facet |
Maciel, Betania Souza, Felipe de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Felipe de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Betania Souza, Felipe de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Juventude Percepção Pública Tecnologia Ensino Médio. |
topic |
Ciência Juventude Percepção Pública Tecnologia Ensino Médio. |
description |
Propiciar uma reflexão capaz de abarcar elementos da teoria social na construção das identidades, possibilitando compreender como se dá a construção do conhecimento, resultante do letramento científico na formação contemporânea, nos principais processos de estratificação de atores na sociedade moderna, identificando quais as principais estratégias de comunicação utilizadas e os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano da população jovem no meio rural, sobretudo no que condiciona a percepção pública sobre Ciência e Tecnologia. A pesquisa de campo caracterizou-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, elaborou-se a coleta de dados junto a alunos e professores, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa ex-post-facto, pesquisa-ação e a pesquisa participante. Constatou-se que as tecnologias de informação e comunicação disponibilizam grande volume e diversidade de informações que implicam o desenvolvimento de habilidades e a reconstrução permanente de conhecimentos que tornam a seleção e o tratamento das informações eficientes e objetivos. Com este debate relacionado a prática e desdobramento da comunicação científica na escola, constatou-se que a atitude do grupo pesquisado em relação à ciência e à tecnologia é positiva e otimista. Há uma expectativa de que a ciência seja um fator de transformação para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso tem a ver com a percepção da ciência como um instrumento que gera resultados aplicáveis às suas vidas e capaz de solucionar problemas, como por exemplo, na área de saúde e meio ambiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/697 10.23899/relacult.v4i0.697 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/697 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/697/372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Betania Maciel, Felipe de Carvalho Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Betania Maciel, Felipe de Carvalho Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489250054144 |