Jovens olhares sobre a escola do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão,Geraldo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dayrell,Juarez Tarcísio, Reis,Juliana Batista dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200006
Resumo: Este artigo discute os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do Pará sobre as relações entre projetos de vida de jovens e as escolas públicas de ensino médio. Os dados foram coletados em 2009, por meio de doze Grupos de Diálogos com 245 jovens, organizados em duas cidades do interior do estado (Moju e Santarém) e na capital. A partir dos depoimentos dos jovens, foi possível identificar algumas contribuições das escolas à realização de suas demandas e expectativas, mas também muitas lacunas e impasses. O texto parte de uma discussão geral sobre o contexto do ensino médio no país e a relação com a juventude para situar a realidade específica das escolas paraenses segundo o olhar dos jovens pesquisados, compreendendo assim as distâncias e aproximações entre as expectativas juvenis e as experiências oferecidas por suas escolas.
id CEDES-2_f4090bbdbcd6ddb7041db10b79831819
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622011000200006
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Jovens olhares sobre a escola do ensino médioEducaçãoEnsino médioJuventudeEste artigo discute os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do Pará sobre as relações entre projetos de vida de jovens e as escolas públicas de ensino médio. Os dados foram coletados em 2009, por meio de doze Grupos de Diálogos com 245 jovens, organizados em duas cidades do interior do estado (Moju e Santarém) e na capital. A partir dos depoimentos dos jovens, foi possível identificar algumas contribuições das escolas à realização de suas demandas e expectativas, mas também muitas lacunas e impasses. O texto parte de uma discussão geral sobre o contexto do ensino médio no país e a relação com a juventude para situar a realidade específica das escolas paraenses segundo o olhar dos jovens pesquisados, compreendendo assim as distâncias e aproximações entre as expectativas juvenis e as experiências oferecidas por suas escolas.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200006Cadernos CEDES v.31 n.84 2011reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622011000200006info:eu-repo/semantics/openAccessLeão,GeraldoDayrell,Juarez TarcísioReis,Juliana Batista dospor2011-10-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622011000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2011-10-18T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens olhares sobre a escola do ensino médio
title Jovens olhares sobre a escola do ensino médio
spellingShingle Jovens olhares sobre a escola do ensino médio
Leão,Geraldo
Educação
Ensino médio
Juventude
title_short Jovens olhares sobre a escola do ensino médio
title_full Jovens olhares sobre a escola do ensino médio
title_fullStr Jovens olhares sobre a escola do ensino médio
title_full_unstemmed Jovens olhares sobre a escola do ensino médio
title_sort Jovens olhares sobre a escola do ensino médio
author Leão,Geraldo
author_facet Leão,Geraldo
Dayrell,Juarez Tarcísio
Reis,Juliana Batista dos
author_role author
author2 Dayrell,Juarez Tarcísio
Reis,Juliana Batista dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão,Geraldo
Dayrell,Juarez Tarcísio
Reis,Juliana Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino médio
Juventude
topic Educação
Ensino médio
Juventude
description Este artigo discute os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do Pará sobre as relações entre projetos de vida de jovens e as escolas públicas de ensino médio. Os dados foram coletados em 2009, por meio de doze Grupos de Diálogos com 245 jovens, organizados em duas cidades do interior do estado (Moju e Santarém) e na capital. A partir dos depoimentos dos jovens, foi possível identificar algumas contribuições das escolas à realização de suas demandas e expectativas, mas também muitas lacunas e impasses. O texto parte de uma discussão geral sobre o contexto do ensino médio no país e a relação com a juventude para situar a realidade específica das escolas paraenses segundo o olhar dos jovens pesquisados, compreendendo assim as distâncias e aproximações entre as expectativas juvenis e as experiências oferecidas por suas escolas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622011000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.31 n.84 2011
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605545127936