Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7049 https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1093 |
Resumo: | Histórico do artigo:Submetido em: 18/12/2018–Aceito em: 08/03/20191RELACult –Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e SociedadeRevista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and SocietyV. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1093| claec.org/relacult| e-ISSN: 2525-7870 Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-CartógrafoProcesos De Subjetivación De Profesor-Andarilho-CartógrafoTeacher-Walker-Map Maker Subjectivation ProcessesRonaldo Luis GoulartCampello1Ursula Rosa da Silva2ResumoEste texto surge a partir de uma atividade docente que se tornou projeto de extensão/pesquisa e que resultou na dissertação de mestrado realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense –IFSUL -campus Pelotas, hoje esta proposta de pesquisa é pensada no programa de pós-graduação –Mestrado –em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas –UFPEL, busca articular uma escrita cartográfica, que pensa os processos de formação de um professor-pesquisador-poeta-andarilho que tem no uso das palavras instrumentos para vir a ser... Esta em devir, e debruça sobre uma prática de escrita muito antiga, cartas epistolares. O exercício manuscrito desta forma textual surge como uma prática de ensino, com a intenção de amenizar as dificuldades de aprendizagem com a leitura e a escrita, e à medida que esta pesquisa se produzia passamos a tratar tal exercício como processo de formação mais amplo, compreendendo a escrita como uma prática capaz de reinvenção de modos de pensar e ser. Errar a palavra e torná-la outra, é um cuidado. Autores como Deleuze e Guattari, Foucault e Larrosa, dão suporte ao campo problemático desta pesquisa que se faz em meio ao método cartográfico, onde ler, escrever, experimentar são vistos como processos de formação e criação. |
id |
UFPL_da49a1ff62b4d672ab3734bb64403cd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7049 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-02-16T23:48:09Z2021-02-16T23:48:09Z2019CAMPELLO, R. L. G. ; SILVA, U. R. . Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-Cartógrafo. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, p. 1093-1105, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1093. Acesso em: 12 de fev. de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7049https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1093Histórico do artigo:Submetido em: 18/12/2018–Aceito em: 08/03/20191RELACult –Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e SociedadeRevista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and SocietyV. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1093| claec.org/relacult| e-ISSN: 2525-7870 Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-CartógrafoProcesos De Subjetivación De Profesor-Andarilho-CartógrafoTeacher-Walker-Map Maker Subjectivation ProcessesRonaldo Luis GoulartCampello1Ursula Rosa da Silva2ResumoEste texto surge a partir de uma atividade docente que se tornou projeto de extensão/pesquisa e que resultou na dissertação de mestrado realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense –IFSUL -campus Pelotas, hoje esta proposta de pesquisa é pensada no programa de pós-graduação –Mestrado –em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas –UFPEL, busca articular uma escrita cartográfica, que pensa os processos de formação de um professor-pesquisador-poeta-andarilho que tem no uso das palavras instrumentos para vir a ser... Esta em devir, e debruça sobre uma prática de escrita muito antiga, cartas epistolares. O exercício manuscrito desta forma textual surge como uma prática de ensino, com a intenção de amenizar as dificuldades de aprendizagem com a leitura e a escrita, e à medida que esta pesquisa se produzia passamos a tratar tal exercício como processo de formação mais amplo, compreendendo a escrita como uma prática capaz de reinvenção de modos de pensar e ser. Errar a palavra e torná-la outra, é um cuidado. Autores como Deleuze e Guattari, Foucault e Larrosa, dão suporte ao campo problemático desta pesquisa que se faz em meio ao método cartográfico, onde ler, escrever, experimentar são vistos como processos de formação e criação.porCLAECEscritaFormaçãoCartas epistolaresExperiênciaCartografiaFormaciónLa experienciaCartografíaWritingFormationLetter lettersExperienceCartographyProcessos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.Procesos de Subjetivación de Profesor-Andarilho-Cartógrafo.Teacher-Walker-Map Maker Subjectivation Processes.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCampello, Ronaldo Luís GoulartSilva, Ursula Rosa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.txtProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.txtExtracted texttext/plain37841http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/6/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.txt46584eb2603cbf08eb3042b198c20336MD56open accessTHUMBNAILProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.jpgProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1616http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/7/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.jpg7ac60f2094f526c82f446cdc06e862c3MD57open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessORIGINALProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdfProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdfapplication/pdf288154http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/1/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf333adac9b3514c8d1fa4f0ca560ea081MD51open accessprefix/70492023-07-13 06:38:10.278open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7049VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:38:10Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Procesos de Subjetivación de Profesor-Andarilho-Cartógrafo. Teacher-Walker-Map Maker Subjectivation Processes. |
title |
Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo. |
spellingShingle |
Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo. Campello, Ronaldo Luís Goulart Escrita Formação Cartas epistolares Experiência Cartografia Formación La experiencia Cartografía Writing Formation Letter letters Experience Cartography |
title_short |
Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo. |
title_full |
Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo. |
title_fullStr |
Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo. |
title_full_unstemmed |
Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo. |
title_sort |
Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo. |
author |
Campello, Ronaldo Luís Goulart |
author_facet |
Campello, Ronaldo Luís Goulart Silva, Ursula Rosa da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ursula Rosa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campello, Ronaldo Luís Goulart Silva, Ursula Rosa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Formação Cartas epistolares Experiência Cartografia Formación La experiencia Cartografía Writing Formation Letter letters Experience Cartography |
topic |
Escrita Formação Cartas epistolares Experiência Cartografia Formación La experiencia Cartografía Writing Formation Letter letters Experience Cartography |
description |
Histórico do artigo:Submetido em: 18/12/2018–Aceito em: 08/03/20191RELACult –Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e SociedadeRevista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and SocietyV. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1093| claec.org/relacult| e-ISSN: 2525-7870 Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-CartógrafoProcesos De Subjetivación De Profesor-Andarilho-CartógrafoTeacher-Walker-Map Maker Subjectivation ProcessesRonaldo Luis GoulartCampello1Ursula Rosa da Silva2ResumoEste texto surge a partir de uma atividade docente que se tornou projeto de extensão/pesquisa e que resultou na dissertação de mestrado realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense –IFSUL -campus Pelotas, hoje esta proposta de pesquisa é pensada no programa de pós-graduação –Mestrado –em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas –UFPEL, busca articular uma escrita cartográfica, que pensa os processos de formação de um professor-pesquisador-poeta-andarilho que tem no uso das palavras instrumentos para vir a ser... Esta em devir, e debruça sobre uma prática de escrita muito antiga, cartas epistolares. O exercício manuscrito desta forma textual surge como uma prática de ensino, com a intenção de amenizar as dificuldades de aprendizagem com a leitura e a escrita, e à medida que esta pesquisa se produzia passamos a tratar tal exercício como processo de formação mais amplo, compreendendo a escrita como uma prática capaz de reinvenção de modos de pensar e ser. Errar a palavra e torná-la outra, é um cuidado. Autores como Deleuze e Guattari, Foucault e Larrosa, dão suporte ao campo problemático desta pesquisa que se faz em meio ao método cartográfico, onde ler, escrever, experimentar são vistos como processos de formação e criação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-16T23:48:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-16T23:48:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMPELLO, R. L. G. ; SILVA, U. R. . Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-Cartógrafo. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, p. 1093-1105, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1093. Acesso em: 12 de fev. de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7049 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1093 |
identifier_str_mv |
CAMPELLO, R. L. G. ; SILVA, U. R. . Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-Cartógrafo. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, p. 1093-1105, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1093. Acesso em: 12 de fev. de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7049 https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CLAEC |
publisher.none.fl_str_mv |
CLAEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/6/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/7/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/5/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/1/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46584eb2603cbf08eb3042b198c20336 7ac60f2094f526c82f446cdc06e862c3 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b 333adac9b3514c8d1fa4f0ca560ea081 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846989269237760 |