Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campello, Ronaldo Luís Goulart
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Ursula Rosa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7049
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1093
Resumo: Histórico do artigo:Submetido em: 18/12/2018–Aceito em: 08/03/20191RELACult –Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e SociedadeRevista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and SocietyV. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1093| claec.org/relacult| e-ISSN: 2525-7870 Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-CartógrafoProcesos De Subjetivación De Profesor-Andarilho-CartógrafoTeacher-Walker-Map Maker Subjectivation ProcessesRonaldo Luis GoulartCampello1Ursula Rosa da Silva2ResumoEste texto surge a partir de uma atividade docente que se tornou projeto de extensão/pesquisa e que resultou na dissertação de mestrado realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense –IFSUL -campus Pelotas, hoje esta proposta de pesquisa é pensada no programa de pós-graduação –Mestrado –em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas –UFPEL, busca articular uma escrita cartográfica, que pensa os processos de formação de um professor-pesquisador-poeta-andarilho que tem no uso das palavras instrumentos para vir a ser... Esta em devir, e debruça sobre uma prática de escrita muito antiga, cartas epistolares. O exercício manuscrito desta forma textual surge como uma prática de ensino, com a intenção de amenizar as dificuldades de aprendizagem com a leitura e a escrita, e à medida que esta pesquisa se produzia passamos a tratar tal exercício como processo de formação mais amplo, compreendendo a escrita como uma prática capaz de reinvenção de modos de pensar e ser. Errar a palavra e torná-la outra, é um cuidado. Autores como Deleuze e Guattari, Foucault e Larrosa, dão suporte ao campo problemático desta pesquisa que se faz em meio ao método cartográfico, onde ler, escrever, experimentar são vistos como processos de formação e criação.
id UFPL_da49a1ff62b4d672ab3734bb64403cd0
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7049
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-02-16T23:48:09Z2021-02-16T23:48:09Z2019CAMPELLO, R. L. G. ; SILVA, U. R. . Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-Cartógrafo. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, p. 1093-1105, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1093. Acesso em: 12 de fev. de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7049https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1093Histórico do artigo:Submetido em: 18/12/2018–Aceito em: 08/03/20191RELACult –Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e SociedadeRevista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and SocietyV. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1093| claec.org/relacult| e-ISSN: 2525-7870 Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-CartógrafoProcesos De Subjetivación De Profesor-Andarilho-CartógrafoTeacher-Walker-Map Maker Subjectivation ProcessesRonaldo Luis GoulartCampello1Ursula Rosa da Silva2ResumoEste texto surge a partir de uma atividade docente que se tornou projeto de extensão/pesquisa e que resultou na dissertação de mestrado realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense –IFSUL -campus Pelotas, hoje esta proposta de pesquisa é pensada no programa de pós-graduação –Mestrado –em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas –UFPEL, busca articular uma escrita cartográfica, que pensa os processos de formação de um professor-pesquisador-poeta-andarilho que tem no uso das palavras instrumentos para vir a ser... Esta em devir, e debruça sobre uma prática de escrita muito antiga, cartas epistolares. O exercício manuscrito desta forma textual surge como uma prática de ensino, com a intenção de amenizar as dificuldades de aprendizagem com a leitura e a escrita, e à medida que esta pesquisa se produzia passamos a tratar tal exercício como processo de formação mais amplo, compreendendo a escrita como uma prática capaz de reinvenção de modos de pensar e ser. Errar a palavra e torná-la outra, é um cuidado. Autores como Deleuze e Guattari, Foucault e Larrosa, dão suporte ao campo problemático desta pesquisa que se faz em meio ao método cartográfico, onde ler, escrever, experimentar são vistos como processos de formação e criação.porCLAECEscritaFormaçãoCartas epistolaresExperiênciaCartografiaFormaciónLa experienciaCartografíaWritingFormationLetter lettersExperienceCartographyProcessos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.Procesos de Subjetivación de Profesor-Andarilho-Cartógrafo.Teacher-Walker-Map Maker Subjectivation Processes.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCampello, Ronaldo Luís GoulartSilva, Ursula Rosa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.txtProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.txtExtracted texttext/plain37841http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/6/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.txt46584eb2603cbf08eb3042b198c20336MD56open accessTHUMBNAILProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.jpgProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1616http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/7/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.jpg7ac60f2094f526c82f446cdc06e862c3MD57open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessORIGINALProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdfProcessos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdfapplication/pdf288154http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/1/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf333adac9b3514c8d1fa4f0ca560ea081MD51open accessprefix/70492023-07-13 06:38:10.278open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7049VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:38:10Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Procesos de Subjetivación de Profesor-Andarilho-Cartógrafo.
Teacher-Walker-Map Maker Subjectivation Processes.
title Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.
spellingShingle Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.
Campello, Ronaldo Luís Goulart
Escrita
Formação
Cartas epistolares
Experiência
Cartografia
Formación
La experiencia
Cartografía
Writing
Formation
Letter letters
Experience
Cartography
title_short Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.
title_full Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.
title_fullStr Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.
title_full_unstemmed Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.
title_sort Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo.
author Campello, Ronaldo Luís Goulart
author_facet Campello, Ronaldo Luís Goulart
Silva, Ursula Rosa da
author_role author
author2 Silva, Ursula Rosa da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campello, Ronaldo Luís Goulart
Silva, Ursula Rosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Formação
Cartas epistolares
Experiência
Cartografia
Formación
La experiencia
Cartografía
Writing
Formation
Letter letters
Experience
Cartography
topic Escrita
Formação
Cartas epistolares
Experiência
Cartografia
Formación
La experiencia
Cartografía
Writing
Formation
Letter letters
Experience
Cartography
description Histórico do artigo:Submetido em: 18/12/2018–Aceito em: 08/03/20191RELACult –Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e SociedadeRevista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and SocietyV. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1093| claec.org/relacult| e-ISSN: 2525-7870 Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-CartógrafoProcesos De Subjetivación De Profesor-Andarilho-CartógrafoTeacher-Walker-Map Maker Subjectivation ProcessesRonaldo Luis GoulartCampello1Ursula Rosa da Silva2ResumoEste texto surge a partir de uma atividade docente que se tornou projeto de extensão/pesquisa e que resultou na dissertação de mestrado realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense –IFSUL -campus Pelotas, hoje esta proposta de pesquisa é pensada no programa de pós-graduação –Mestrado –em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas –UFPEL, busca articular uma escrita cartográfica, que pensa os processos de formação de um professor-pesquisador-poeta-andarilho que tem no uso das palavras instrumentos para vir a ser... Esta em devir, e debruça sobre uma prática de escrita muito antiga, cartas epistolares. O exercício manuscrito desta forma textual surge como uma prática de ensino, com a intenção de amenizar as dificuldades de aprendizagem com a leitura e a escrita, e à medida que esta pesquisa se produzia passamos a tratar tal exercício como processo de formação mais amplo, compreendendo a escrita como uma prática capaz de reinvenção de modos de pensar e ser. Errar a palavra e torná-la outra, é um cuidado. Autores como Deleuze e Guattari, Foucault e Larrosa, dão suporte ao campo problemático desta pesquisa que se faz em meio ao método cartográfico, onde ler, escrever, experimentar são vistos como processos de formação e criação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-16T23:48:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-16T23:48:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPELLO, R. L. G. ; SILVA, U. R. . Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-Cartógrafo. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, p. 1093-1105, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1093. Acesso em: 12 de fev. de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7049
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1093
identifier_str_mv CAMPELLO, R. L. G. ; SILVA, U. R. . Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-Cartógrafo. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, p. 1093-1105, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1093. Acesso em: 12 de fev. de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7049
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CLAEC
publisher.none.fl_str_mv CLAEC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/6/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/7/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/5/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7049/1/Processos_de_Subjetivacao_de_Professor_Andarilho_Cartografo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 46584eb2603cbf08eb3042b198c20336
7ac60f2094f526c82f446cdc06e862c3
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
333adac9b3514c8d1fa4f0ca560ea081
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846989269237760