Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1145 |
Resumo: | Este trabalho problematiza o ensino de Números e Operações em uma turma de 2º ano de uma Escola pública de Ensino Fundamental do município de Jaguarão/RS. O objetivo é analisar como são propostas as situações envolvendo Números e Operações. Para tanto, considera-se a pesquisa documental, com a análise do caderno de um aluno do segundo ano, de fevereiro a agosto de 2018. Organizou-se dois quadros com recortes do caderno, no primeiro destacando todas as situações relacionadas com a Matemática, separando por datas, conteúdos, recortes das atividades e observações, no segundo quadro, separou-se, trazendo as situações envolvendo Números e Operações. Utilizou-se como embasamento os seguintes referenciais teóricos: PCN (1997), PNAIC (2014), BNCC (2017), Nunes (2001), Moretti e Souza (2015), Cebola (2002), Fernandes (2016). As análises mostram situações voltadas a sequência de números, a resolução de cálculos de adição e subtração, a decomposição de números, a escrita numérica, a noção de metade, dentre outras. Essas análises apontam que o bloco Números e Operações é ensinado a partir da reprodução de situações repetitivas, mecânicas e descontextualizadas. Isso nos leva a apontar a necessidade de reflexão sobre o ensino de Matemática, na perspectiva de propor situações que sejam significativas para os alunos. |
id |
CLAEC-1_67b491db0274b8794bd89c639ed39260 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1145 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um cadernoNúmeros e OperaçõesEnsino de Matemática. Situações mecânicas e repetitivasEste trabalho problematiza o ensino de Números e Operações em uma turma de 2º ano de uma Escola pública de Ensino Fundamental do município de Jaguarão/RS. O objetivo é analisar como são propostas as situações envolvendo Números e Operações. Para tanto, considera-se a pesquisa documental, com a análise do caderno de um aluno do segundo ano, de fevereiro a agosto de 2018. Organizou-se dois quadros com recortes do caderno, no primeiro destacando todas as situações relacionadas com a Matemática, separando por datas, conteúdos, recortes das atividades e observações, no segundo quadro, separou-se, trazendo as situações envolvendo Números e Operações. Utilizou-se como embasamento os seguintes referenciais teóricos: PCN (1997), PNAIC (2014), BNCC (2017), Nunes (2001), Moretti e Souza (2015), Cebola (2002), Fernandes (2016). As análises mostram situações voltadas a sequência de números, a resolução de cálculos de adição e subtração, a decomposição de números, a escrita numérica, a noção de metade, dentre outras. Essas análises apontam que o bloco Números e Operações é ensinado a partir da reprodução de situações repetitivas, mecânicas e descontextualizadas. Isso nos leva a apontar a necessidade de reflexão sobre o ensino de Matemática, na perspectiva de propor situações que sejam significativas para os alunos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/114510.23899/relacult.v5i4.1145RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1145/929Copyright (c) 2019 Ana Eliza Machado Lopes, Marta Cristina Cezar Pozzoboninfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado Lopes, Ana ElizaCezar Pozzobon, Marta Cristina2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1145Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno |
title |
Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno |
spellingShingle |
Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno Machado Lopes, Ana Eliza Números e Operações Ensino de Matemática. Situações mecânicas e repetitivas |
title_short |
Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno |
title_full |
Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno |
title_fullStr |
Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno |
title_full_unstemmed |
Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno |
title_sort |
Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno |
author |
Machado Lopes, Ana Eliza |
author_facet |
Machado Lopes, Ana Eliza Cezar Pozzobon, Marta Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Cezar Pozzobon, Marta Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado Lopes, Ana Eliza Cezar Pozzobon, Marta Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números e Operações Ensino de Matemática. Situações mecânicas e repetitivas |
topic |
Números e Operações Ensino de Matemática. Situações mecânicas e repetitivas |
description |
Este trabalho problematiza o ensino de Números e Operações em uma turma de 2º ano de uma Escola pública de Ensino Fundamental do município de Jaguarão/RS. O objetivo é analisar como são propostas as situações envolvendo Números e Operações. Para tanto, considera-se a pesquisa documental, com a análise do caderno de um aluno do segundo ano, de fevereiro a agosto de 2018. Organizou-se dois quadros com recortes do caderno, no primeiro destacando todas as situações relacionadas com a Matemática, separando por datas, conteúdos, recortes das atividades e observações, no segundo quadro, separou-se, trazendo as situações envolvendo Números e Operações. Utilizou-se como embasamento os seguintes referenciais teóricos: PCN (1997), PNAIC (2014), BNCC (2017), Nunes (2001), Moretti e Souza (2015), Cebola (2002), Fernandes (2016). As análises mostram situações voltadas a sequência de números, a resolução de cálculos de adição e subtração, a decomposição de números, a escrita numérica, a noção de metade, dentre outras. Essas análises apontam que o bloco Números e Operações é ensinado a partir da reprodução de situações repetitivas, mecânicas e descontextualizadas. Isso nos leva a apontar a necessidade de reflexão sobre o ensino de Matemática, na perspectiva de propor situações que sejam significativas para os alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1145 10.23899/relacult.v5i4.1145 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1145 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1145/929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Eliza Machado Lopes, Marta Cristina Cezar Pozzobon info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Eliza Machado Lopes, Marta Cristina Cezar Pozzobon |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490506248192 |