Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Lopes, Ana Eliza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cezar Pozzobon, Marta Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1145
Resumo: Este trabalho problematiza o ensino de Números e Operações em uma turma de 2º ano de uma Escola pública de Ensino Fundamental do município de Jaguarão/RS. O objetivo é analisar como são propostas as situações envolvendo Números e Operações. Para tanto, considera-se a pesquisa documental, com a análise do caderno de um aluno do segundo ano, de fevereiro a agosto de 2018. Organizou-se dois quadros com recortes do caderno, no primeiro destacando todas as situações relacionadas com a Matemática, separando por datas, conteúdos, recortes das atividades e observações, no segundo quadro, separou-se, trazendo as situações envolvendo Números e Operações. Utilizou-se como embasamento os seguintes referenciais teóricos: PCN (1997), PNAIC (2014), BNCC (2017), Nunes (2001), Moretti e Souza (2015), Cebola (2002), Fernandes (2016). As análises mostram situações voltadas a sequência de números, a resolução de cálculos de adição e subtração, a decomposição de números, a escrita numérica, a noção de metade, dentre outras. Essas análises apontam que o bloco Números e Operações é ensinado a partir da reprodução de situações repetitivas, mecânicas e descontextualizadas. Isso nos leva a apontar a necessidade de reflexão sobre o ensino de Matemática, na perspectiva de propor situações que sejam significativas para os alunos.
id CLAEC-1_67b491db0274b8794bd89c639ed39260
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1145
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um cadernoNúmeros e OperaçõesEnsino de Matemática. Situações mecânicas e repetitivasEste trabalho problematiza o ensino de Números e Operações em uma turma de 2º ano de uma Escola pública de Ensino Fundamental do município de Jaguarão/RS. O objetivo é analisar como são propostas as situações envolvendo Números e Operações. Para tanto, considera-se a pesquisa documental, com a análise do caderno de um aluno do segundo ano, de fevereiro a agosto de 2018. Organizou-se dois quadros com recortes do caderno, no primeiro destacando todas as situações relacionadas com a Matemática, separando por datas, conteúdos, recortes das atividades e observações, no segundo quadro, separou-se, trazendo as situações envolvendo Números e Operações. Utilizou-se como embasamento os seguintes referenciais teóricos: PCN (1997), PNAIC (2014), BNCC (2017), Nunes (2001), Moretti e Souza (2015), Cebola (2002), Fernandes (2016). As análises mostram situações voltadas a sequência de números, a resolução de cálculos de adição e subtração, a decomposição de números, a escrita numérica, a noção de metade, dentre outras. Essas análises apontam que o bloco Números e Operações é ensinado a partir da reprodução de situações repetitivas, mecânicas e descontextualizadas. Isso nos leva a apontar a necessidade de reflexão sobre o ensino de Matemática, na perspectiva de propor situações que sejam significativas para os alunos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/114510.23899/relacult.v5i4.1145RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1145/929Copyright (c) 2019 Ana Eliza Machado Lopes, Marta Cristina Cezar Pozzoboninfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado Lopes, Ana ElizaCezar Pozzobon, Marta Cristina2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1145Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno
title Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno
spellingShingle Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno
Machado Lopes, Ana Eliza
Números e Operações
Ensino de Matemática. Situações mecânicas e repetitivas
title_short Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno
title_full Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno
title_fullStr Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno
title_full_unstemmed Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno
title_sort Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno
author Machado Lopes, Ana Eliza
author_facet Machado Lopes, Ana Eliza
Cezar Pozzobon, Marta Cristina
author_role author
author2 Cezar Pozzobon, Marta Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Lopes, Ana Eliza
Cezar Pozzobon, Marta Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Números e Operações
Ensino de Matemática. Situações mecânicas e repetitivas
topic Números e Operações
Ensino de Matemática. Situações mecânicas e repetitivas
description Este trabalho problematiza o ensino de Números e Operações em uma turma de 2º ano de uma Escola pública de Ensino Fundamental do município de Jaguarão/RS. O objetivo é analisar como são propostas as situações envolvendo Números e Operações. Para tanto, considera-se a pesquisa documental, com a análise do caderno de um aluno do segundo ano, de fevereiro a agosto de 2018. Organizou-se dois quadros com recortes do caderno, no primeiro destacando todas as situações relacionadas com a Matemática, separando por datas, conteúdos, recortes das atividades e observações, no segundo quadro, separou-se, trazendo as situações envolvendo Números e Operações. Utilizou-se como embasamento os seguintes referenciais teóricos: PCN (1997), PNAIC (2014), BNCC (2017), Nunes (2001), Moretti e Souza (2015), Cebola (2002), Fernandes (2016). As análises mostram situações voltadas a sequência de números, a resolução de cálculos de adição e subtração, a decomposição de números, a escrita numérica, a noção de metade, dentre outras. Essas análises apontam que o bloco Números e Operações é ensinado a partir da reprodução de situações repetitivas, mecânicas e descontextualizadas. Isso nos leva a apontar a necessidade de reflexão sobre o ensino de Matemática, na perspectiva de propor situações que sejam significativas para os alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1145
10.23899/relacult.v5i4.1145
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1145
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1145/929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Eliza Machado Lopes, Marta Cristina Cezar Pozzobon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Eliza Machado Lopes, Marta Cristina Cezar Pozzobon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490506248192