Os números e as operações no 1º ciclo do ensino básico: do diagnóstico a uma proposta de intervenção para o 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Inês Magalhães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2398
Resumo: É no 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico que se iniciam a exploração e a aprendizagem formais dos números e das operações numéricas: de facto, é neste ano de escolaridade que os alunos têm contacto obrigatório não só com conceitos, relações, operações e propriedades, de natureza numérica e operatória, mas também com as suas representações. Realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio tenta dar resposta a algumas questões emergentes da Prática de Ensino Supervisionada realizada no 1º Ciclo do EB relacionadas com a exploração do domínio Números e Operações. A partir de uma contextualização da aprendizagem e do ensino da Matemática nos primeiros anos, que engloba tanto contributos da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem como os aspetos normativos que enformam as atividades a desenvolver em contexto de sala de aula, passando pela identificação e caracterização de perspetivas didáticas relacionadas com a exploração destes conteúdos, procedeu-se a uma auscultação a professores deste ciclo de escolaridade com o intuito de clarificar de que forma acontece o desenvolvimento curricular de conteúdos incluídos neste domínio matemático no 1.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos sugerem alguma disparidade entre indicações teórico-metodológicas e as práticas de sala de aula, pelo que se disponibiliza um conjunto de propostas de intervenção que poderão auxiliar professores e alunos na exploração destes conteúdos matemáticos no início da escolaridade básica.
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