Alfabetização de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/787 |
Resumo: | Nosso trabalho está contextualizado pela iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UNIPAMPA, Subprojeto Pedagogia, área temática Modalidade de Ensino: Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) financiado pela CAPES em articulação com Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA)a partir do projeto de extensão intitulado Manutenção e desenvolvimento de comunidade de aprendizagem virtual multimídia em rede social na Educação de Jovens e Adultos (EJA do Brasil) – Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos residem na promoção, visibilidade e projeção das modalidades de ensino, tendo em vista que nossa ação vem subsidiando políticas públicas locais como o Plano Municipal de Educação (PME) que contou com os dados de pesquisas e ações do PIBID para sua elaboração no ano de 2014. Neste recorte utilizamos o Método Paulo Freire e a perspectiva de Educação Crítica e Democrática na identificação do contexto significativo do universo vocabular com adultos analfabetos da Comunidade do entorno da universidade. É no trabalho de alfabetização que temos a formação inicial em evidência, pois as leituras, discussões, reuniões de planejamento sobre a prática de Alfabetização na EJA vai permitindo ampliar nossa compreensão sobre a mesma. Até o momento podemos apontar que articulação entre ensino e extensão tem possibilitado a criação de dispositivos pedagógicos inovadores, entrelaçados e significativos, pois a presença de sujeitos da comunidade no meio universitário permite a problematização das desigualdades sociais e do papel da universidade para mudar estes cenários de desigualdade e injustiça social. |
id |
CLAEC-1_83abfecb3ba0aa65dc344d7bb002b67e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/787 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização de Jovens e AdultosCiências SociaisCiências Humanasculturapolíticas culturaisNosso trabalho está contextualizado pela iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UNIPAMPA, Subprojeto Pedagogia, área temática Modalidade de Ensino: Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) financiado pela CAPES em articulação com Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA)a partir do projeto de extensão intitulado Manutenção e desenvolvimento de comunidade de aprendizagem virtual multimídia em rede social na Educação de Jovens e Adultos (EJA do Brasil) – Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos residem na promoção, visibilidade e projeção das modalidades de ensino, tendo em vista que nossa ação vem subsidiando políticas públicas locais como o Plano Municipal de Educação (PME) que contou com os dados de pesquisas e ações do PIBID para sua elaboração no ano de 2014. Neste recorte utilizamos o Método Paulo Freire e a perspectiva de Educação Crítica e Democrática na identificação do contexto significativo do universo vocabular com adultos analfabetos da Comunidade do entorno da universidade. É no trabalho de alfabetização que temos a formação inicial em evidência, pois as leituras, discussões, reuniões de planejamento sobre a prática de Alfabetização na EJA vai permitindo ampliar nossa compreensão sobre a mesma. Até o momento podemos apontar que articulação entre ensino e extensão tem possibilitado a criação de dispositivos pedagógicos inovadores, entrelaçados e significativos, pois a presença de sujeitos da comunidade no meio universitário permite a problematização das desigualdades sociais e do papel da universidade para mudar estes cenários de desigualdade e injustiça social.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/78710.23899/relacult.v4i0.787RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/787/431Copyright (c) 2018 Marysol Fernandez Garcia Janke, Everton Fêrrêr de Oliveira, Jeane Andreia Dorneles, Helena Beatriz Costa Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandez Garcia Janke, MarysolFêrrêr de Oliveira, EvertonDorneles, Jeane AndreiaCosta Oliveira, Helena Beatriz2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/787Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização de Jovens e Adultos |
title |
Alfabetização de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Alfabetização de Jovens e Adultos Fernandez Garcia Janke, Marysol Ciências Sociais Ciências Humanas cultura políticas culturais |
title_short |
Alfabetização de Jovens e Adultos |
title_full |
Alfabetização de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Alfabetização de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Alfabetização de Jovens e Adultos |
title_sort |
Alfabetização de Jovens e Adultos |
author |
Fernandez Garcia Janke, Marysol |
author_facet |
Fernandez Garcia Janke, Marysol Fêrrêr de Oliveira, Everton Dorneles, Jeane Andreia Costa Oliveira, Helena Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Fêrrêr de Oliveira, Everton Dorneles, Jeane Andreia Costa Oliveira, Helena Beatriz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandez Garcia Janke, Marysol Fêrrêr de Oliveira, Everton Dorneles, Jeane Andreia Costa Oliveira, Helena Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Ciências Humanas cultura políticas culturais |
topic |
Ciências Sociais Ciências Humanas cultura políticas culturais |
description |
Nosso trabalho está contextualizado pela iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UNIPAMPA, Subprojeto Pedagogia, área temática Modalidade de Ensino: Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) financiado pela CAPES em articulação com Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA)a partir do projeto de extensão intitulado Manutenção e desenvolvimento de comunidade de aprendizagem virtual multimídia em rede social na Educação de Jovens e Adultos (EJA do Brasil) – Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos residem na promoção, visibilidade e projeção das modalidades de ensino, tendo em vista que nossa ação vem subsidiando políticas públicas locais como o Plano Municipal de Educação (PME) que contou com os dados de pesquisas e ações do PIBID para sua elaboração no ano de 2014. Neste recorte utilizamos o Método Paulo Freire e a perspectiva de Educação Crítica e Democrática na identificação do contexto significativo do universo vocabular com adultos analfabetos da Comunidade do entorno da universidade. É no trabalho de alfabetização que temos a formação inicial em evidência, pois as leituras, discussões, reuniões de planejamento sobre a prática de Alfabetização na EJA vai permitindo ampliar nossa compreensão sobre a mesma. Até o momento podemos apontar que articulação entre ensino e extensão tem possibilitado a criação de dispositivos pedagógicos inovadores, entrelaçados e significativos, pois a presença de sujeitos da comunidade no meio universitário permite a problematização das desigualdades sociais e do papel da universidade para mudar estes cenários de desigualdade e injustiça social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/787 10.23899/relacult.v4i0.787 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/787 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/787/431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489632784384 |