SIGNIFICANDO AÇÕES ATRAVÉS DA AFETIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes Rezende Tolfo, Ana Luísa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gritti, Silvana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1380
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Fernando Ferrari, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental, com aluno incluído, objetivando-se o real envolvimento dos educandos na dinâmica escolar através dos laços de afetividade; e auxiliar no desenvolvimento de ações que solidarizem as boas relações com respeito, amizade, confiança, carinho, responsabilidade entre outras. A cada início de ano letivo principiam-se novos encontros, novos conhecimentos, novos olhares, novas relações e novos caminhos a se estabelecer. A princípio de que desenvolvemo-nos como sujeitos sociais a partir das relações e logo, da qualidade destas relações, a escola como espaço formador acaba por proporcionar diferentes experiências de comportamento, emoção, frustrações e conquistas.  Quando a criança inicia a escola, demonstra grande expectativa com o que e quem irá encontrar no novo ambiente (sala de aula, merenda, pátio, colegas, professor, etc), assim é essencial que sua percepção seja positiva, estabelecendo vínculos e relações que irão auxiliar no desenvolvimento do processo educativo. De acordo com Vygotsky (2003), “A experiência e a pesquisa têm demonstrado que um fato impregnado de emoção é recordado de forma mais sólida, firme e prolongada que um feito indiferente.” Visando consolidar relações de qualidade, busca-se estabelecer vínculos com e entre os educandos de respeito, confiança, amizade e solidariedade, através de propostas que valorizem tais ações. Palavras-chave: Afetividade. Escola. Relações de qualidade. 
id CLAEC-1_861b368b11fe09ab18290383cd963ec1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1380
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling SIGNIFICANDO AÇÕES ATRAVÉS DA AFETIVIDADEO presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Fernando Ferrari, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental, com aluno incluído, objetivando-se o real envolvimento dos educandos na dinâmica escolar através dos laços de afetividade; e auxiliar no desenvolvimento de ações que solidarizem as boas relações com respeito, amizade, confiança, carinho, responsabilidade entre outras. A cada início de ano letivo principiam-se novos encontros, novos conhecimentos, novos olhares, novas relações e novos caminhos a se estabelecer. A princípio de que desenvolvemo-nos como sujeitos sociais a partir das relações e logo, da qualidade destas relações, a escola como espaço formador acaba por proporcionar diferentes experiências de comportamento, emoção, frustrações e conquistas.  Quando a criança inicia a escola, demonstra grande expectativa com o que e quem irá encontrar no novo ambiente (sala de aula, merenda, pátio, colegas, professor, etc), assim é essencial que sua percepção seja positiva, estabelecendo vínculos e relações que irão auxiliar no desenvolvimento do processo educativo. De acordo com Vygotsky (2003), “A experiência e a pesquisa têm demonstrado que um fato impregnado de emoção é recordado de forma mais sólida, firme e prolongada que um feito indiferente.” Visando consolidar relações de qualidade, busca-se estabelecer vínculos com e entre os educandos de respeito, confiança, amizade e solidariedade, através de propostas que valorizem tais ações. Palavras-chave: Afetividade. Escola. Relações de qualidade. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/138010.23899/relacult.v5i4.1380RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1380/910Copyright (c) 2019 Ana Luísa Antunes Rezende Tolfoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes Rezende Tolfo, Ana LuísaGritti, Silvana Maria2019-05-06T01:38:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1380Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:46RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv SIGNIFICANDO AÇÕES ATRAVÉS DA AFETIVIDADE
title SIGNIFICANDO AÇÕES ATRAVÉS DA AFETIVIDADE
spellingShingle SIGNIFICANDO AÇÕES ATRAVÉS DA AFETIVIDADE
Antunes Rezende Tolfo, Ana Luísa
title_short SIGNIFICANDO AÇÕES ATRAVÉS DA AFETIVIDADE
title_full SIGNIFICANDO AÇÕES ATRAVÉS DA AFETIVIDADE
title_fullStr SIGNIFICANDO AÇÕES ATRAVÉS DA AFETIVIDADE
title_full_unstemmed SIGNIFICANDO AÇÕES ATRAVÉS DA AFETIVIDADE
title_sort SIGNIFICANDO AÇÕES ATRAVÉS DA AFETIVIDADE
author Antunes Rezende Tolfo, Ana Luísa
author_facet Antunes Rezende Tolfo, Ana Luísa
Gritti, Silvana Maria
author_role author
author2 Gritti, Silvana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes Rezende Tolfo, Ana Luísa
Gritti, Silvana Maria
description O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Fernando Ferrari, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental, com aluno incluído, objetivando-se o real envolvimento dos educandos na dinâmica escolar através dos laços de afetividade; e auxiliar no desenvolvimento de ações que solidarizem as boas relações com respeito, amizade, confiança, carinho, responsabilidade entre outras. A cada início de ano letivo principiam-se novos encontros, novos conhecimentos, novos olhares, novas relações e novos caminhos a se estabelecer. A princípio de que desenvolvemo-nos como sujeitos sociais a partir das relações e logo, da qualidade destas relações, a escola como espaço formador acaba por proporcionar diferentes experiências de comportamento, emoção, frustrações e conquistas.  Quando a criança inicia a escola, demonstra grande expectativa com o que e quem irá encontrar no novo ambiente (sala de aula, merenda, pátio, colegas, professor, etc), assim é essencial que sua percepção seja positiva, estabelecendo vínculos e relações que irão auxiliar no desenvolvimento do processo educativo. De acordo com Vygotsky (2003), “A experiência e a pesquisa têm demonstrado que um fato impregnado de emoção é recordado de forma mais sólida, firme e prolongada que um feito indiferente.” Visando consolidar relações de qualidade, busca-se estabelecer vínculos com e entre os educandos de respeito, confiança, amizade e solidariedade, através de propostas que valorizem tais ações. Palavras-chave: Afetividade. Escola. Relações de qualidade. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1380
10.23899/relacult.v5i4.1380
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1380
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1380/910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Luísa Antunes Rezende Tolfo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Luísa Antunes Rezende Tolfo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042491110227968