Políticas para a (não) manutenção da língua alemã em Marechal Cândido Rondon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martiny, Franciele Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/486
Resumo: Neste trabalho serão abordadas discussões em torno das políticas linguísticas e educacionais que envolvem o ensino e aprendizagem da língua alemã no município de Marechal Cândido Rondon (PR) a partir da implantação do CELEM e do curso universitário de licenciatura de Letras Português/Alemão. A abordagem teórica está amparada na Sociolinguística com atenção voltada a contextos de minorias linguísticas, a partir de análises interpretativistas advindas da Tese de Doutoramento defendida em 2015. Como conclusão, tem-se que, apesar das inciativas supracitadas, para tentativa de manutenção da língua de imigração da comunidade, contatou-se a falta de adequação das propostas para um ensino  culturalmente sensível, o que tem ocasionado salas de aulas esvaziadas, evidenciando também que os falantes estão deixando de aprender e ensinar alemão tanto em contextos formais (nos cursos existentes) quanto em contextos informais (em seus lares e na comunidade). 
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