Políticas para a (não) manutenção da língua alemã em Marechal Cândido Rondon
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/486 |
Resumo: | Neste trabalho serão abordadas discussões em torno das políticas linguísticas e educacionais que envolvem o ensino e aprendizagem da língua alemã no município de Marechal Cândido Rondon (PR) a partir da implantação do CELEM e do curso universitário de licenciatura de Letras Português/Alemão. A abordagem teórica está amparada na Sociolinguística com atenção voltada a contextos de minorias linguísticas, a partir de análises interpretativistas advindas da Tese de Doutoramento defendida em 2015. Como conclusão, tem-se que, apesar das inciativas supracitadas, para tentativa de manutenção da língua de imigração da comunidade, contatou-se a falta de adequação das propostas para um ensino culturalmente sensível, o que tem ocasionado salas de aulas esvaziadas, evidenciando também que os falantes estão deixando de aprender e ensinar alemão tanto em contextos formais (nos cursos existentes) quanto em contextos informais (em seus lares e na comunidade). |
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Políticas para a (não) manutenção da língua alemã em Marechal Cândido RondonNeste trabalho serão abordadas discussões em torno das políticas linguísticas e educacionais que envolvem o ensino e aprendizagem da língua alemã no município de Marechal Cândido Rondon (PR) a partir da implantação do CELEM e do curso universitário de licenciatura de Letras Português/Alemão. A abordagem teórica está amparada na Sociolinguística com atenção voltada a contextos de minorias linguísticas, a partir de análises interpretativistas advindas da Tese de Doutoramento defendida em 2015. Como conclusão, tem-se que, apesar das inciativas supracitadas, para tentativa de manutenção da língua de imigração da comunidade, contatou-se a falta de adequação das propostas para um ensino culturalmente sensível, o que tem ocasionado salas de aulas esvaziadas, evidenciando também que os falantes estão deixando de aprender e ensinar alemão tanto em contextos formais (nos cursos existentes) quanto em contextos informais (em seus lares e na comunidade). Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/48610.23899/relacult.v3i3.486RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/486/247Copyright (c) 2018 Franciele Maria Martinyinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartiny, Franciele Maria2019-05-06T01:38:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/486Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:02RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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