Literatura Infantil e Cultura: Trajetórias para a Inclusão Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leticia Thays Bessa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moura, Maria Fernanda Ennes de Mattos, Silva, Samantha Tayan Lopes Bueno da, Santos, Sheila Daniela Medeiros dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/458
Resumo: Na sociedade atual, a temática da inclusão social configura-se como uma questão prioritária a ser enfrentada pela educação escolar e não escolar. Neste contexto, o presente trabalho propõe orquestrar práticas de inclusão social através da literatura infantil em uma instituição de educação não escolar, localizada na região periférica do município de Goiânia, a qual atende crianças e jovens das classes de baixa renda. O trabalho concretizou-se através de um Projeto de Extensão, o qual foi construído na perspectiva da pesquisa-ação, a partir do referencial teórico de Zilberman (2003, 2005), Vigotski (2000, 2009) e Ortiz (2011). Conclui-se, neste trabalho, que a literatura infantil se coloca como uma possibilidade concreta de transformação social em um contexto plural, multíplice e global, permitindo às crianças e aos jovens vivenciarem e respeitarem a diversidade existente tanto na sua cultura como na cultura de outros povos.
id CLAEC-1_9d1548ae5cc9a3fb7783da2815a7f63d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/458
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Literatura Infantil e Cultura: Trajetórias para a Inclusão Socialculturainclusão socialliteratura infantil.Na sociedade atual, a temática da inclusão social configura-se como uma questão prioritária a ser enfrentada pela educação escolar e não escolar. Neste contexto, o presente trabalho propõe orquestrar práticas de inclusão social através da literatura infantil em uma instituição de educação não escolar, localizada na região periférica do município de Goiânia, a qual atende crianças e jovens das classes de baixa renda. O trabalho concretizou-se através de um Projeto de Extensão, o qual foi construído na perspectiva da pesquisa-ação, a partir do referencial teórico de Zilberman (2003, 2005), Vigotski (2000, 2009) e Ortiz (2011). Conclui-se, neste trabalho, que a literatura infantil se coloca como uma possibilidade concreta de transformação social em um contexto plural, multíplice e global, permitindo às crianças e aos jovens vivenciarem e respeitarem a diversidade existente tanto na sua cultura como na cultura de outros povos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/45810.23899/relacult.v3i3.458RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/458/239Copyright (c) 2018 Leticia Thays Bessa Silva, Maria Fernanda Ennes de Mattos Moura, Samantha Tayan Lopes Bueno da Silva, Sheila Daniela Medeiros dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leticia Thays BessaMoura, Maria Fernanda Ennes de MattosSilva, Samantha Tayan Lopes Bueno daSantos, Sheila Daniela Medeiros dos2019-05-06T01:38:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/458Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:02RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura Infantil e Cultura: Trajetórias para a Inclusão Social
title Literatura Infantil e Cultura: Trajetórias para a Inclusão Social
spellingShingle Literatura Infantil e Cultura: Trajetórias para a Inclusão Social
Silva, Leticia Thays Bessa
cultura
inclusão social
literatura infantil.
title_short Literatura Infantil e Cultura: Trajetórias para a Inclusão Social
title_full Literatura Infantil e Cultura: Trajetórias para a Inclusão Social
title_fullStr Literatura Infantil e Cultura: Trajetórias para a Inclusão Social
title_full_unstemmed Literatura Infantil e Cultura: Trajetórias para a Inclusão Social
title_sort Literatura Infantil e Cultura: Trajetórias para a Inclusão Social
author Silva, Leticia Thays Bessa
author_facet Silva, Leticia Thays Bessa
Moura, Maria Fernanda Ennes de Mattos
Silva, Samantha Tayan Lopes Bueno da
Santos, Sheila Daniela Medeiros dos
author_role author
author2 Moura, Maria Fernanda Ennes de Mattos
Silva, Samantha Tayan Lopes Bueno da
Santos, Sheila Daniela Medeiros dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leticia Thays Bessa
Moura, Maria Fernanda Ennes de Mattos
Silva, Samantha Tayan Lopes Bueno da
Santos, Sheila Daniela Medeiros dos
dc.subject.por.fl_str_mv cultura
inclusão social
literatura infantil.
topic cultura
inclusão social
literatura infantil.
description Na sociedade atual, a temática da inclusão social configura-se como uma questão prioritária a ser enfrentada pela educação escolar e não escolar. Neste contexto, o presente trabalho propõe orquestrar práticas de inclusão social através da literatura infantil em uma instituição de educação não escolar, localizada na região periférica do município de Goiânia, a qual atende crianças e jovens das classes de baixa renda. O trabalho concretizou-se através de um Projeto de Extensão, o qual foi construído na perspectiva da pesquisa-ação, a partir do referencial teórico de Zilberman (2003, 2005), Vigotski (2000, 2009) e Ortiz (2011). Conclui-se, neste trabalho, que a literatura infantil se coloca como uma possibilidade concreta de transformação social em um contexto plural, multíplice e global, permitindo às crianças e aos jovens vivenciarem e respeitarem a diversidade existente tanto na sua cultura como na cultura de outros povos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/458
10.23899/relacult.v3i3.458
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/458
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i3.458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/458/239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult
2525-7870
10.23899/relacult.v3i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042488746737664