Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16038 |
Resumo: | Esta pesquisa problematiza a escolarização da literatura infantil a partir das experiências de leitura da futura professora, estudante de Pedagogia, e das suas escolhas literárias para a prática docente. Para isso, inicialmente foi feita uma pesquisa virtual no site de uma livraria de Porto Alegre e um mapeamento das tendências editoriais do ano de 2008 a partir dos resumos dos livros classificados como de literatura infantil. Em seguida, foram aplicados e analisados 52 questionários escritos, com futuras professoras, estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS que já cursaram a disciplina de Literatura e Educação e tenham tido alguma prática de planejamento com as mini-práticas docentes previstas no atual currículo. Conto, para a análise dos materiais, com o referencial teórico dos Estudos Culturais. Parte-se da contribuição teórica de Larrosa (2007) sobre a experiência de leitura e de Silveira (1998) sobre o discurso renovador da leitura. Observa-se, com esta pesquisa, que há uma grande quantidade de livros de caráter deliberadamente pedagogizantes no mercado editorial atual e nos critérios de escolha de livros infantis das futuras professoras. Além disso, a equação "prazer - interesse - leitura - hábito - gosto" descritas por Silveira (1998) e as metáforas que Larrosa (2007) utiliza sobre os discursos pedagógicos da leitura - viagem e do jogo - estão presentes nos discursos das futuras professoras ao serem convocadas a refletir sobre a escolarização da literatura infantil. |
id |
UFRGS-2_71317cd67e67141f7e3921c45522430b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16038 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Germano, LetíciaTrindade, Iole Maria Faviero2009-06-06T04:13:02Z2008http://hdl.handle.net/10183/16038000686344Esta pesquisa problematiza a escolarização da literatura infantil a partir das experiências de leitura da futura professora, estudante de Pedagogia, e das suas escolhas literárias para a prática docente. Para isso, inicialmente foi feita uma pesquisa virtual no site de uma livraria de Porto Alegre e um mapeamento das tendências editoriais do ano de 2008 a partir dos resumos dos livros classificados como de literatura infantil. Em seguida, foram aplicados e analisados 52 questionários escritos, com futuras professoras, estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS que já cursaram a disciplina de Literatura e Educação e tenham tido alguma prática de planejamento com as mini-práticas docentes previstas no atual currículo. Conto, para a análise dos materiais, com o referencial teórico dos Estudos Culturais. Parte-se da contribuição teórica de Larrosa (2007) sobre a experiência de leitura e de Silveira (1998) sobre o discurso renovador da leitura. Observa-se, com esta pesquisa, que há uma grande quantidade de livros de caráter deliberadamente pedagogizantes no mercado editorial atual e nos critérios de escolha de livros infantis das futuras professoras. Além disso, a equação "prazer - interesse - leitura - hábito - gosto" descritas por Silveira (1998) e as metáforas que Larrosa (2007) utiliza sobre os discursos pedagógicos da leitura - viagem e do jogo - estão presentes nos discursos das futuras professoras ao serem convocadas a refletir sobre a escolarização da literatura infantil.application/pdfporLiteratura infantilEstudos culturaisProblematizações sobre a escolarização de literatura infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000686344.pdf000686344.pdfTexto completoapplication/pdf928854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/1/000686344.pdf7aec59159598652b59c2ea6ae416435aMD51TEXT000686344.pdf.txt000686344.pdf.txtExtracted Texttext/plain102467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/2/000686344.pdf.txt1a2f08c25122e7f2fb03929f97307ff5MD52THUMBNAIL000686344.pdf.jpg000686344.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/3/000686344.pdf.jpgf39e78c28c20b0ae58dadbb8264bb50fMD5310183/160382018-10-10 07:39:12.158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16038Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:39:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil |
title |
Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil |
spellingShingle |
Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil Germano, Letícia Literatura infantil Estudos culturais |
title_short |
Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil |
title_full |
Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil |
title_fullStr |
Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil |
title_full_unstemmed |
Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil |
title_sort |
Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil |
author |
Germano, Letícia |
author_facet |
Germano, Letícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Germano, Letícia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trindade, Iole Maria Faviero |
contributor_str_mv |
Trindade, Iole Maria Faviero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Estudos culturais |
topic |
Literatura infantil Estudos culturais |
description |
Esta pesquisa problematiza a escolarização da literatura infantil a partir das experiências de leitura da futura professora, estudante de Pedagogia, e das suas escolhas literárias para a prática docente. Para isso, inicialmente foi feita uma pesquisa virtual no site de uma livraria de Porto Alegre e um mapeamento das tendências editoriais do ano de 2008 a partir dos resumos dos livros classificados como de literatura infantil. Em seguida, foram aplicados e analisados 52 questionários escritos, com futuras professoras, estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS que já cursaram a disciplina de Literatura e Educação e tenham tido alguma prática de planejamento com as mini-práticas docentes previstas no atual currículo. Conto, para a análise dos materiais, com o referencial teórico dos Estudos Culturais. Parte-se da contribuição teórica de Larrosa (2007) sobre a experiência de leitura e de Silveira (1998) sobre o discurso renovador da leitura. Observa-se, com esta pesquisa, que há uma grande quantidade de livros de caráter deliberadamente pedagogizantes no mercado editorial atual e nos critérios de escolha de livros infantis das futuras professoras. Além disso, a equação "prazer - interesse - leitura - hábito - gosto" descritas por Silveira (1998) e as metáforas que Larrosa (2007) utiliza sobre os discursos pedagógicos da leitura - viagem e do jogo - estão presentes nos discursos das futuras professoras ao serem convocadas a refletir sobre a escolarização da literatura infantil. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-06-06T04:13:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16038 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000686344 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16038 |
identifier_str_mv |
000686344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/1/000686344.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/2/000686344.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/3/000686344.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7aec59159598652b59c2ea6ae416435a 1a2f08c25122e7f2fb03929f97307ff5 f39e78c28c20b0ae58dadbb8264bb50f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447029077245952 |