Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Letícia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16038
Resumo: Esta pesquisa problematiza a escolarização da literatura infantil a partir das experiências de leitura da futura professora, estudante de Pedagogia, e das suas escolhas literárias para a prática docente. Para isso, inicialmente foi feita uma pesquisa virtual no site de uma livraria de Porto Alegre e um mapeamento das tendências editoriais do ano de 2008 a partir dos resumos dos livros classificados como de literatura infantil. Em seguida, foram aplicados e analisados 52 questionários escritos, com futuras professoras, estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS que já cursaram a disciplina de Literatura e Educação e tenham tido alguma prática de planejamento com as mini-práticas docentes previstas no atual currículo. Conto, para a análise dos materiais, com o referencial teórico dos Estudos Culturais. Parte-se da contribuição teórica de Larrosa (2007) sobre a experiência de leitura e de Silveira (1998) sobre o discurso renovador da leitura. Observa-se, com esta pesquisa, que há uma grande quantidade de livros de caráter deliberadamente pedagogizantes no mercado editorial atual e nos critérios de escolha de livros infantis das futuras professoras. Além disso, a equação "prazer - interesse - leitura - hábito - gosto" descritas por Silveira (1998) e as metáforas que Larrosa (2007) utiliza sobre os discursos pedagógicos da leitura - viagem e do jogo - estão presentes nos discursos das futuras professoras ao serem convocadas a refletir sobre a escolarização da literatura infantil.
id UFRGS-2_71317cd67e67141f7e3921c45522430b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16038
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Germano, LetíciaTrindade, Iole Maria Faviero2009-06-06T04:13:02Z2008http://hdl.handle.net/10183/16038000686344Esta pesquisa problematiza a escolarização da literatura infantil a partir das experiências de leitura da futura professora, estudante de Pedagogia, e das suas escolhas literárias para a prática docente. Para isso, inicialmente foi feita uma pesquisa virtual no site de uma livraria de Porto Alegre e um mapeamento das tendências editoriais do ano de 2008 a partir dos resumos dos livros classificados como de literatura infantil. Em seguida, foram aplicados e analisados 52 questionários escritos, com futuras professoras, estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS que já cursaram a disciplina de Literatura e Educação e tenham tido alguma prática de planejamento com as mini-práticas docentes previstas no atual currículo. Conto, para a análise dos materiais, com o referencial teórico dos Estudos Culturais. Parte-se da contribuição teórica de Larrosa (2007) sobre a experiência de leitura e de Silveira (1998) sobre o discurso renovador da leitura. Observa-se, com esta pesquisa, que há uma grande quantidade de livros de caráter deliberadamente pedagogizantes no mercado editorial atual e nos critérios de escolha de livros infantis das futuras professoras. Além disso, a equação "prazer - interesse - leitura - hábito - gosto" descritas por Silveira (1998) e as metáforas que Larrosa (2007) utiliza sobre os discursos pedagógicos da leitura - viagem e do jogo - estão presentes nos discursos das futuras professoras ao serem convocadas a refletir sobre a escolarização da literatura infantil.application/pdfporLiteratura infantilEstudos culturaisProblematizações sobre a escolarização de literatura infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000686344.pdf000686344.pdfTexto completoapplication/pdf928854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/1/000686344.pdf7aec59159598652b59c2ea6ae416435aMD51TEXT000686344.pdf.txt000686344.pdf.txtExtracted Texttext/plain102467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/2/000686344.pdf.txt1a2f08c25122e7f2fb03929f97307ff5MD52THUMBNAIL000686344.pdf.jpg000686344.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/3/000686344.pdf.jpgf39e78c28c20b0ae58dadbb8264bb50fMD5310183/160382018-10-10 07:39:12.158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16038Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:39:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil
title Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil
spellingShingle Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil
Germano, Letícia
Literatura infantil
Estudos culturais
title_short Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil
title_full Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil
title_fullStr Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil
title_full_unstemmed Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil
title_sort Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil
author Germano, Letícia
author_facet Germano, Letícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Germano, Letícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trindade, Iole Maria Faviero
contributor_str_mv Trindade, Iole Maria Faviero
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Estudos culturais
topic Literatura infantil
Estudos culturais
description Esta pesquisa problematiza a escolarização da literatura infantil a partir das experiências de leitura da futura professora, estudante de Pedagogia, e das suas escolhas literárias para a prática docente. Para isso, inicialmente foi feita uma pesquisa virtual no site de uma livraria de Porto Alegre e um mapeamento das tendências editoriais do ano de 2008 a partir dos resumos dos livros classificados como de literatura infantil. Em seguida, foram aplicados e analisados 52 questionários escritos, com futuras professoras, estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS que já cursaram a disciplina de Literatura e Educação e tenham tido alguma prática de planejamento com as mini-práticas docentes previstas no atual currículo. Conto, para a análise dos materiais, com o referencial teórico dos Estudos Culturais. Parte-se da contribuição teórica de Larrosa (2007) sobre a experiência de leitura e de Silveira (1998) sobre o discurso renovador da leitura. Observa-se, com esta pesquisa, que há uma grande quantidade de livros de caráter deliberadamente pedagogizantes no mercado editorial atual e nos critérios de escolha de livros infantis das futuras professoras. Além disso, a equação "prazer - interesse - leitura - hábito - gosto" descritas por Silveira (1998) e as metáforas que Larrosa (2007) utiliza sobre os discursos pedagógicos da leitura - viagem e do jogo - estão presentes nos discursos das futuras professoras ao serem convocadas a refletir sobre a escolarização da literatura infantil.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-06T04:13:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16038
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000686344
url http://hdl.handle.net/10183/16038
identifier_str_mv 000686344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/1/000686344.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/2/000686344.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16038/3/000686344.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7aec59159598652b59c2ea6ae416435a
1a2f08c25122e7f2fb03929f97307ff5
f39e78c28c20b0ae58dadbb8264bb50f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447029077245952