A importância da cultura no ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/755 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a refletir sobre a necessidade de ensinar Ciências sob uma perspectiva cultural, para que se forme em alunos a chamada cultura científica. Para tal, pretende-se identificar na epistemologia de Bachelard e Paulo Freire a importância da cultura como elemento intrínseco no estudo das Ciências, em sua própria construção e no ato de ensinar. Foi possível concluir que Bachelard e Freire, apesar de se situarem em campos distintos, apresentam similaridades quanto a necessária relevância da cultura que permeia o indivíduo e suas concepções dentro das Ciências, como a necessidade do rompimento entre o senso comum e o conhecimento científico, mostrando que o elemento cultural é fator decisivo no processo de construção do saber do indivíduo. Com base nos autores, conclui-se também que os fatores criticidade e conscientização do sujeito tornam positivo o ensino de Ciências, contrariando o viés tecnicista do ensino tradicional. No entanto, ao se adotar essa perspectiva de ensinar em prol do estabelecimento de uma cultura científica, é notório que limitações surgirão no decorrer do caminhar docente, visto que o ensino se encontra inserido em uma tradição conteudista e formulista. Porém, as vantagens dessa “nova” forma de conceber o ensino de Ciências, podem contribuir com a melhoria a longo prazo da própria sociedade. |
id |
CLAEC-1_9e0de7bb2f67bda9b9b03646c4f99e85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/755 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da cultura no ensino de Ciênciasculturaepistemologia bachelardianaFreire.Este trabalho se propõe a refletir sobre a necessidade de ensinar Ciências sob uma perspectiva cultural, para que se forme em alunos a chamada cultura científica. Para tal, pretende-se identificar na epistemologia de Bachelard e Paulo Freire a importância da cultura como elemento intrínseco no estudo das Ciências, em sua própria construção e no ato de ensinar. Foi possível concluir que Bachelard e Freire, apesar de se situarem em campos distintos, apresentam similaridades quanto a necessária relevância da cultura que permeia o indivíduo e suas concepções dentro das Ciências, como a necessidade do rompimento entre o senso comum e o conhecimento científico, mostrando que o elemento cultural é fator decisivo no processo de construção do saber do indivíduo. Com base nos autores, conclui-se também que os fatores criticidade e conscientização do sujeito tornam positivo o ensino de Ciências, contrariando o viés tecnicista do ensino tradicional. No entanto, ao se adotar essa perspectiva de ensinar em prol do estabelecimento de uma cultura científica, é notório que limitações surgirão no decorrer do caminhar docente, visto que o ensino se encontra inserido em uma tradição conteudista e formulista. Porém, as vantagens dessa “nova” forma de conceber o ensino de Ciências, podem contribuir com a melhoria a longo prazo da própria sociedade.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/75510.23899/relacult.v4i0.755RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/755/414Copyright (c) 2018 Flávia Almeida Silva, Sérgio Choiti Yamazakiinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Flávia AlmeidaYamazaki, Sérgio Choiti2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/755Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da cultura no ensino de Ciências |
title |
A importância da cultura no ensino de Ciências |
spellingShingle |
A importância da cultura no ensino de Ciências Silva, Flávia Almeida cultura epistemologia bachelardiana Freire. |
title_short |
A importância da cultura no ensino de Ciências |
title_full |
A importância da cultura no ensino de Ciências |
title_fullStr |
A importância da cultura no ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
A importância da cultura no ensino de Ciências |
title_sort |
A importância da cultura no ensino de Ciências |
author |
Silva, Flávia Almeida |
author_facet |
Silva, Flávia Almeida Yamazaki, Sérgio Choiti |
author_role |
author |
author2 |
Yamazaki, Sérgio Choiti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flávia Almeida Yamazaki, Sérgio Choiti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura epistemologia bachelardiana Freire. |
topic |
cultura epistemologia bachelardiana Freire. |
description |
Este trabalho se propõe a refletir sobre a necessidade de ensinar Ciências sob uma perspectiva cultural, para que se forme em alunos a chamada cultura científica. Para tal, pretende-se identificar na epistemologia de Bachelard e Paulo Freire a importância da cultura como elemento intrínseco no estudo das Ciências, em sua própria construção e no ato de ensinar. Foi possível concluir que Bachelard e Freire, apesar de se situarem em campos distintos, apresentam similaridades quanto a necessária relevância da cultura que permeia o indivíduo e suas concepções dentro das Ciências, como a necessidade do rompimento entre o senso comum e o conhecimento científico, mostrando que o elemento cultural é fator decisivo no processo de construção do saber do indivíduo. Com base nos autores, conclui-se também que os fatores criticidade e conscientização do sujeito tornam positivo o ensino de Ciências, contrariando o viés tecnicista do ensino tradicional. No entanto, ao se adotar essa perspectiva de ensinar em prol do estabelecimento de uma cultura científica, é notório que limitações surgirão no decorrer do caminhar docente, visto que o ensino se encontra inserido em uma tradição conteudista e formulista. Porém, as vantagens dessa “nova” forma de conceber o ensino de Ciências, podem contribuir com a melhoria a longo prazo da própria sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/755 10.23899/relacult.v4i0.755 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/755 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/755/414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Flávia Almeida Silva, Sérgio Choiti Yamazaki info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Flávia Almeida Silva, Sérgio Choiti Yamazaki |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489598181376 |