Percepções Docentes sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais através das Danças Circulares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Gisele Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Quadrado, Raquel Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/812
Resumo: Educar para as relações étnico-raciais significa viabilizar para todos(as) os(as) estudantes e professores(as), independentemente de sua etnia, conhecimentos sobre a história e cultura africana e afro-brasileira pois sabemos o quanto a invisibilidade destas interfere na construção de representações sobre o negro no Brasil. Este estudo propõe uma ação pedagógica voltada para o cumprimento da lei 10.639/03 utilizando a metodologia das danças circulares na formação continuada de professores(as) a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros, como: cooperativismo, circularidade, ludicidade, territorialidade, oralidade, religiosidade, ancestralidade, memória e energia vital. As danças circulares proporcionam momentos de cooperação, descontração e introspecção através da prática das danças de diversos povos. De acordo com os dados narrativos de 10 professores(as)  que participaram da formação continuada   “Danças Circulares na formação de professores(as) para as relações étnico-raciais”, observou-se que as questões sobre racismo, intolerância religiosa e  discriminação são as dúvidas e tensões mais frequentes enfrentadas em sala de aula. A utilização das danças circulares para discutir e problematizar estas temáticas foi considerada pelos(as)  docentes como uma aprendizagem através do movimento, da oralidade, do acolhimento da roda, ou seja, uma atividade leve e alegre na qual é possível refletir, conhecer, ressignificar e respeitar a diversidade étnico-racial. 
id CLAEC-1_a4878973c4535cca2fb5d6ce8ee93bca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/812
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Percepções Docentes sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais através das Danças Circulares.formação continuada de professores(as)racismodanças circulares.Educar para as relações étnico-raciais significa viabilizar para todos(as) os(as) estudantes e professores(as), independentemente de sua etnia, conhecimentos sobre a história e cultura africana e afro-brasileira pois sabemos o quanto a invisibilidade destas interfere na construção de representações sobre o negro no Brasil. Este estudo propõe uma ação pedagógica voltada para o cumprimento da lei 10.639/03 utilizando a metodologia das danças circulares na formação continuada de professores(as) a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros, como: cooperativismo, circularidade, ludicidade, territorialidade, oralidade, religiosidade, ancestralidade, memória e energia vital. As danças circulares proporcionam momentos de cooperação, descontração e introspecção através da prática das danças de diversos povos. De acordo com os dados narrativos de 10 professores(as)  que participaram da formação continuada   “Danças Circulares na formação de professores(as) para as relações étnico-raciais”, observou-se que as questões sobre racismo, intolerância religiosa e  discriminação são as dúvidas e tensões mais frequentes enfrentadas em sala de aula. A utilização das danças circulares para discutir e problematizar estas temáticas foi considerada pelos(as)  docentes como uma aprendizagem através do movimento, da oralidade, do acolhimento da roda, ou seja, uma atividade leve e alegre na qual é possível refletir, conhecer, ressignificar e respeitar a diversidade étnico-racial. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/81210.23899/relacult.v4i0.812RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/812/445Copyright (c) 2018 Gisele Maria Rodrigues Machado, Raquel Pereira Quadradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Gisele Maria RodriguesQuadrado, Raquel Pereira2019-05-06T01:38:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/812Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:16RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções Docentes sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais através das Danças Circulares.
title Percepções Docentes sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais através das Danças Circulares.
spellingShingle Percepções Docentes sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais através das Danças Circulares.
Machado, Gisele Maria Rodrigues
formação continuada de professores(as)
racismo
danças circulares.
title_short Percepções Docentes sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais através das Danças Circulares.
title_full Percepções Docentes sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais através das Danças Circulares.
title_fullStr Percepções Docentes sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais através das Danças Circulares.
title_full_unstemmed Percepções Docentes sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais através das Danças Circulares.
title_sort Percepções Docentes sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais através das Danças Circulares.
author Machado, Gisele Maria Rodrigues
author_facet Machado, Gisele Maria Rodrigues
Quadrado, Raquel Pereira
author_role author
author2 Quadrado, Raquel Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Gisele Maria Rodrigues
Quadrado, Raquel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada de professores(as)
racismo
danças circulares.
topic formação continuada de professores(as)
racismo
danças circulares.
description Educar para as relações étnico-raciais significa viabilizar para todos(as) os(as) estudantes e professores(as), independentemente de sua etnia, conhecimentos sobre a história e cultura africana e afro-brasileira pois sabemos o quanto a invisibilidade destas interfere na construção de representações sobre o negro no Brasil. Este estudo propõe uma ação pedagógica voltada para o cumprimento da lei 10.639/03 utilizando a metodologia das danças circulares na formação continuada de professores(as) a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros, como: cooperativismo, circularidade, ludicidade, territorialidade, oralidade, religiosidade, ancestralidade, memória e energia vital. As danças circulares proporcionam momentos de cooperação, descontração e introspecção através da prática das danças de diversos povos. De acordo com os dados narrativos de 10 professores(as)  que participaram da formação continuada   “Danças Circulares na formação de professores(as) para as relações étnico-raciais”, observou-se que as questões sobre racismo, intolerância religiosa e  discriminação são as dúvidas e tensões mais frequentes enfrentadas em sala de aula. A utilização das danças circulares para discutir e problematizar estas temáticas foi considerada pelos(as)  docentes como uma aprendizagem através do movimento, da oralidade, do acolhimento da roda, ou seja, uma atividade leve e alegre na qual é possível refletir, conhecer, ressignificar e respeitar a diversidade étnico-racial. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/812
10.23899/relacult.v4i0.812
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/812
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/812/445
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Gisele Maria Rodrigues Machado, Raquel Pereira Quadrado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Gisele Maria Rodrigues Machado, Raquel Pereira Quadrado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489657950208