O Fazer Emergir na Ação Educativa: Compreensões Sobre o Operar das Tecnologias Digitais no Ensinar e no Aprender Matemática em uma Cultura Digital na Universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1189 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado a qual objetivou compreender a discursividade em relação ao operar das tecnologias digitais de um coletivo de professores que constituiu uma rede de conversação em um grupo de pesquisa na área de educação a distância e tecnologias de uma Universidade Federal. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na qual os pesquisadores são observadores implicados e foi utilizado a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos em fóruns. Nesse artigo é analisado e problematizado o discurso coletivo intitulado “O aprender matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais” o qual evidenciou que diferentes experiências de ação e reflexão sobre o operar das tecnologias digitais instigam o estudante a experimentar, fazer e interagir, o que permite significar e aprender a Matemática em uma cultura digital. Assim, com este trabalho conclui-se que a incorporação das tecnologias digitais viabilizando a expressão, o compartilhamento e a produção de ações, emoções e experiências em um coordenar recorrente e recursivo poderá viabilizar uma proposta de formação no espaço universitário que ultrapasse a sala de aula, que potencialize o acesso e a convivência em uma cultura digital trazendo desafios à prática pedagógica. |
id |
CLAEC-1_b3c4031c263dde9cd6ff0b2afd42f5c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1189 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O Fazer Emergir na Ação Educativa: Compreensões Sobre o Operar das Tecnologias Digitais no Ensinar e no Aprender Matemática em uma Cultura Digital na UniversidadeCultura DigitalProfessores de MatemáticaRede de ConversaçãoEste trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado a qual objetivou compreender a discursividade em relação ao operar das tecnologias digitais de um coletivo de professores que constituiu uma rede de conversação em um grupo de pesquisa na área de educação a distância e tecnologias de uma Universidade Federal. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na qual os pesquisadores são observadores implicados e foi utilizado a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos em fóruns. Nesse artigo é analisado e problematizado o discurso coletivo intitulado “O aprender matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais” o qual evidenciou que diferentes experiências de ação e reflexão sobre o operar das tecnologias digitais instigam o estudante a experimentar, fazer e interagir, o que permite significar e aprender a Matemática em uma cultura digital. Assim, com este trabalho conclui-se que a incorporação das tecnologias digitais viabilizando a expressão, o compartilhamento e a produção de ações, emoções e experiências em um coordenar recorrente e recursivo poderá viabilizar uma proposta de formação no espaço universitário que ultrapasse a sala de aula, que potencialize o acesso e a convivência em uma cultura digital trazendo desafios à prática pedagógica.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/118910.23899/relacult.v5i4.1189RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1189/674Copyright (c) 2019 Daniel da Silva Silveira, Daniele Amaral Fonseca, Gerson Freitas Luz, Débora Pereira Laurinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Daniel da SilvaFonseca, Daniele AmaralLuz, Gerson FreitasLaurino, Débora Pereira2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1189Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Fazer Emergir na Ação Educativa: Compreensões Sobre o Operar das Tecnologias Digitais no Ensinar e no Aprender Matemática em uma Cultura Digital na Universidade |
title |
O Fazer Emergir na Ação Educativa: Compreensões Sobre o Operar das Tecnologias Digitais no Ensinar e no Aprender Matemática em uma Cultura Digital na Universidade |
spellingShingle |
O Fazer Emergir na Ação Educativa: Compreensões Sobre o Operar das Tecnologias Digitais no Ensinar e no Aprender Matemática em uma Cultura Digital na Universidade Silveira, Daniel da Silva Cultura Digital Professores de Matemática Rede de Conversação |
title_short |
O Fazer Emergir na Ação Educativa: Compreensões Sobre o Operar das Tecnologias Digitais no Ensinar e no Aprender Matemática em uma Cultura Digital na Universidade |
title_full |
O Fazer Emergir na Ação Educativa: Compreensões Sobre o Operar das Tecnologias Digitais no Ensinar e no Aprender Matemática em uma Cultura Digital na Universidade |
title_fullStr |
O Fazer Emergir na Ação Educativa: Compreensões Sobre o Operar das Tecnologias Digitais no Ensinar e no Aprender Matemática em uma Cultura Digital na Universidade |
title_full_unstemmed |
O Fazer Emergir na Ação Educativa: Compreensões Sobre o Operar das Tecnologias Digitais no Ensinar e no Aprender Matemática em uma Cultura Digital na Universidade |
title_sort |
O Fazer Emergir na Ação Educativa: Compreensões Sobre o Operar das Tecnologias Digitais no Ensinar e no Aprender Matemática em uma Cultura Digital na Universidade |
author |
Silveira, Daniel da Silva |
author_facet |
Silveira, Daniel da Silva Fonseca, Daniele Amaral Luz, Gerson Freitas Laurino, Débora Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Daniele Amaral Luz, Gerson Freitas Laurino, Débora Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Daniel da Silva Fonseca, Daniele Amaral Luz, Gerson Freitas Laurino, Débora Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Digital Professores de Matemática Rede de Conversação |
topic |
Cultura Digital Professores de Matemática Rede de Conversação |
description |
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado a qual objetivou compreender a discursividade em relação ao operar das tecnologias digitais de um coletivo de professores que constituiu uma rede de conversação em um grupo de pesquisa na área de educação a distância e tecnologias de uma Universidade Federal. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na qual os pesquisadores são observadores implicados e foi utilizado a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos em fóruns. Nesse artigo é analisado e problematizado o discurso coletivo intitulado “O aprender matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais” o qual evidenciou que diferentes experiências de ação e reflexão sobre o operar das tecnologias digitais instigam o estudante a experimentar, fazer e interagir, o que permite significar e aprender a Matemática em uma cultura digital. Assim, com este trabalho conclui-se que a incorporação das tecnologias digitais viabilizando a expressão, o compartilhamento e a produção de ações, emoções e experiências em um coordenar recorrente e recursivo poderá viabilizar uma proposta de formação no espaço universitário que ultrapasse a sala de aula, que potencialize o acesso e a convivência em uma cultura digital trazendo desafios à prática pedagógica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1189 10.23899/relacult.v5i4.1189 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1189 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1189/674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490552385536 |