Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola, Quelen Colman
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva Alves, Simone, Garcia Stoll, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/781
Resumo: Este trabalho demonstra os dados resultantes de uma pesquisa realizada com futuros docentes do nono semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) da Universidade Federal do Pampa do município de Dom Pedrito - RS. O objetivo central foi identificar alguns desafios enfrentados durante a formação docente no que tange à componente de Química, e entender quais são as expectativas e concepções desses acadêmicos em relação ao trabalho do educador na contemporaneidade. Para tanto, foi elaborado um questionário estruturado com formato objetivo com dezenove licenciandos do nono semestre do curso de LCN. Os resultados denotaram que, entre outros, a compreensão dos conteúdos específicos foi uma das principais dificuldades ao logo do curso, bem como a contextualização dos conteúdos foi apontada como sendo o principal desafio a ser transposto em sala de aula.
id CLAEC-1_b4ce046db4e8969ebb42a3eb1c8b4ee0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/781
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da NaturezaDificuldades e desafiosFormação docenteLicenciatura em Ciências da NaturezaEste trabalho demonstra os dados resultantes de uma pesquisa realizada com futuros docentes do nono semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) da Universidade Federal do Pampa do município de Dom Pedrito - RS. O objetivo central foi identificar alguns desafios enfrentados durante a formação docente no que tange à componente de Química, e entender quais são as expectativas e concepções desses acadêmicos em relação ao trabalho do educador na contemporaneidade. Para tanto, foi elaborado um questionário estruturado com formato objetivo com dezenove licenciandos do nono semestre do curso de LCN. Os resultados denotaram que, entre outros, a compreensão dos conteúdos específicos foi uma das principais dificuldades ao logo do curso, bem como a contextualização dos conteúdos foi apontada como sendo o principal desafio a ser transposto em sala de aula.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/78110.23899/relacult.v4i0.781RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/781/429Copyright (c) 2018 Quelen Colman Espíndola, Simone Silva Alves, Vitor Garcia Stollinfo:eu-repo/semantics/openAccessEspíndola, Quelen ColmanSilva Alves, SimoneGarcia Stoll, Vitor2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/781Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
title Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
spellingShingle Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
Espíndola, Quelen Colman
Dificuldades e desafios
Formação docente
Licenciatura em Ciências da Natureza
title_short Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
title_full Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
title_fullStr Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
title_full_unstemmed Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
title_sort Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
author Espíndola, Quelen Colman
author_facet Espíndola, Quelen Colman
Silva Alves, Simone
Garcia Stoll, Vitor
author_role author
author2 Silva Alves, Simone
Garcia Stoll, Vitor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espíndola, Quelen Colman
Silva Alves, Simone
Garcia Stoll, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades e desafios
Formação docente
Licenciatura em Ciências da Natureza
topic Dificuldades e desafios
Formação docente
Licenciatura em Ciências da Natureza
description Este trabalho demonstra os dados resultantes de uma pesquisa realizada com futuros docentes do nono semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) da Universidade Federal do Pampa do município de Dom Pedrito - RS. O objetivo central foi identificar alguns desafios enfrentados durante a formação docente no que tange à componente de Química, e entender quais são as expectativas e concepções desses acadêmicos em relação ao trabalho do educador na contemporaneidade. Para tanto, foi elaborado um questionário estruturado com formato objetivo com dezenove licenciandos do nono semestre do curso de LCN. Os resultados denotaram que, entre outros, a compreensão dos conteúdos específicos foi uma das principais dificuldades ao logo do curso, bem como a contextualização dos conteúdos foi apontada como sendo o principal desafio a ser transposto em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/781
10.23899/relacult.v4i0.781
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/781
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/781/429
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Quelen Colman Espíndola, Simone Silva Alves, Vitor Garcia Stoll
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Quelen Colman Espíndola, Simone Silva Alves, Vitor Garcia Stoll
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489625444352