A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Millaany Felisberta
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Negreiros, Cláudia Landin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1977
Resumo: A presente pesquisa se refere a um estudo realizado por meio de revisão bibliográfica e análise documental, em que se buscou descrever o processo pelo qual a Educação Escolar Indígena passou até chegar ao cenário em que se encontra. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os aspectos civilizatórios aos emancipatórios. Neste caso, deixa-se claro que a historicidade da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os primórdios da colonização, dinamiza-se entre dilemas e desafios. Isto porque a chegada dos europeus desencadeou uma série de transformações, cujas consequências foram extremamente negativas para esses povos, os quais, embora nativos da terra e detentores de significativos conhecimentos e culturas, foram forçados a se adequarem aos costumes dos colonizadores europeus. Desse modo, pode-se perceber que a educação escolar em aldeias indígenas esteve marcada por princípios assimilacionistas e integracionistas ao sistema nacional de educação, e foi um longo processo de conquistas legais.
id CLAEC-1_d54ed47aeb183195937fb3a8c950f8f8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1977
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatóriaEducação Escolar IndígenaCulturaConhecimentoA presente pesquisa se refere a um estudo realizado por meio de revisão bibliográfica e análise documental, em que se buscou descrever o processo pelo qual a Educação Escolar Indígena passou até chegar ao cenário em que se encontra. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os aspectos civilizatórios aos emancipatórios. Neste caso, deixa-se claro que a historicidade da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os primórdios da colonização, dinamiza-se entre dilemas e desafios. Isto porque a chegada dos europeus desencadeou uma série de transformações, cujas consequências foram extremamente negativas para esses povos, os quais, embora nativos da terra e detentores de significativos conhecimentos e culturas, foram forçados a se adequarem aos costumes dos colonizadores europeus. Desse modo, pode-se perceber que a educação escolar em aldeias indígenas esteve marcada por princípios assimilacionistas e integracionistas ao sistema nacional de educação, e foi um longo processo de conquistas legais.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2023-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/197710.23899/relacult.v9i1.1977RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 n. 1 (2023)2525-787010.23899/relacult.v9i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1977/1596Copyright (c) 2023 Millaany Felisberta Souza, Cláudia Landin Negreiroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Millaany FelisbertaNegreiros, Cláudia Landin2023-03-19T01:59:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1977Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2023-03-19T01:59:51RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória
title A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória
spellingShingle A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória
Souza, Millaany Felisberta
Educação Escolar Indígena
Cultura
Conhecimento
title_short A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória
title_full A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória
title_fullStr A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória
title_full_unstemmed A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória
title_sort A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória
author Souza, Millaany Felisberta
author_facet Souza, Millaany Felisberta
Negreiros, Cláudia Landin
author_role author
author2 Negreiros, Cláudia Landin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Millaany Felisberta
Negreiros, Cláudia Landin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Indígena
Cultura
Conhecimento
topic Educação Escolar Indígena
Cultura
Conhecimento
description A presente pesquisa se refere a um estudo realizado por meio de revisão bibliográfica e análise documental, em que se buscou descrever o processo pelo qual a Educação Escolar Indígena passou até chegar ao cenário em que se encontra. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os aspectos civilizatórios aos emancipatórios. Neste caso, deixa-se claro que a historicidade da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os primórdios da colonização, dinamiza-se entre dilemas e desafios. Isto porque a chegada dos europeus desencadeou uma série de transformações, cujas consequências foram extremamente negativas para esses povos, os quais, embora nativos da terra e detentores de significativos conhecimentos e culturas, foram forçados a se adequarem aos costumes dos colonizadores europeus. Desse modo, pode-se perceber que a educação escolar em aldeias indígenas esteve marcada por princípios assimilacionistas e integracionistas ao sistema nacional de educação, e foi um longo processo de conquistas legais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1977
10.23899/relacult.v9i1.1977
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1977
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v9i1.1977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1977/1596
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Millaany Felisberta Souza, Cláudia Landin Negreiros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Millaany Felisberta Souza, Cláudia Landin Negreiros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 n. 1 (2023)
2525-7870
10.23899/relacult.v9i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042493002907648