A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monzilar, Eliane Boroponepa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-91
Resumo: RESUMOO presente artigo apresenta o estudo relacionado aos processos históricos educativos tradicionais e não tradicionais do povo Balatiponé-Umutina, com ênfase nos impactos, avanços, desafios e ações que consolidaram para resistir e como organizaram para manter viva e reconstruir os saberes tradicionais. O objetivo é contribuir com a discussão referente à educação a partir das lentes dos indígenas Balatiponé-Umutina, do fortalecimento e valorização das práticas culturais. O referido estudo comportará narrativa do ancião, anciã, da juventude, professores da Escola de Educação Indígena Jula Paré, dados obtidos por observação participante, a maior fonte de dados utilizada nessa pesquisa, e fontes bibliográficas. Trata-se de um registro contado por uma indígena pesquisadora e vai proporcionar uma rede de diálogos, ressignificação e a divulgação dos saberes. No espaço da escola há roda de conversa que visa uma interação entre professores, estudantes, pais, liderança, anciãos e comunidade, agregando fazeres culturais, um lugar que conecta o fazer e o aprender. O conhecimento está interligado na preparação da festa tradicional que é realizada no mês de abril, bem como fomenta questões sobre a espiritualidade e a concepção dos jovens de hoje comparada com a geração passada. É imprescindível o conhecimento, o saber da ancestralidade, como foram mesclando o processo de aprendizagem e construindo a partir da visão indígena.SCHOOL AND TEACHING OF THE BALATIPONÉ-UMUTINA PEOPLE IN INDIGENOUS TERRITORY: Indigenous Education and School Education   ABSTRACTThis article presents the study related to the traditional and non-traditional educational historical processes of the Balatiponé-Umutina people, with emphasis on impacts, advances, challenges and actions that consolidated to resist and how they organized to keep alive and rebuild traditional knowledge. The objective is to contribute to the discussion regarding education from the lenses of the Balatiponé-Umutina indigenous, strengthening and valuing cultural practices. This study will contain the narrative of the elder, elder, youth, teachers of the Jula Paré indigenous school of education, data obtained by participant observation and bibliographic sources. It is a record counted by an indigenous researcher and will provide a network of dialogues and the dssemination of knowledge.Keywords: School. Learning. Indigenous Education. Knowledge   
id UFF-11_49009fa0d5666bc7a8e85b6c8de4a59f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40973
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação EscolarEscola. Aprendizagem. Educação Indígena. Conhecimento.RESUMOO presente artigo apresenta o estudo relacionado aos processos históricos educativos tradicionais e não tradicionais do povo Balatiponé-Umutina, com ênfase nos impactos, avanços, desafios e ações que consolidaram para resistir e como organizaram para manter viva e reconstruir os saberes tradicionais. O objetivo é contribuir com a discussão referente à educação a partir das lentes dos indígenas Balatiponé-Umutina, do fortalecimento e valorização das práticas culturais. O referido estudo comportará narrativa do ancião, anciã, da juventude, professores da Escola de Educação Indígena Jula Paré, dados obtidos por observação participante, a maior fonte de dados utilizada nessa pesquisa, e fontes bibliográficas. Trata-se de um registro contado por uma indígena pesquisadora e vai proporcionar uma rede de diálogos, ressignificação e a divulgação dos saberes. No espaço da escola há roda de conversa que visa uma interação entre professores, estudantes, pais, liderança, anciãos e comunidade, agregando fazeres culturais, um lugar que conecta o fazer e o aprender. O conhecimento está interligado na preparação da festa tradicional que é realizada no mês de abril, bem como fomenta questões sobre a espiritualidade e a concepção dos jovens de hoje comparada com a geração passada. É imprescindível o conhecimento, o saber da ancestralidade, como foram mesclando o processo de aprendizagem e construindo a partir da visão indígena.SCHOOL AND TEACHING OF THE BALATIPONÉ-UMUTINA PEOPLE IN INDIGENOUS TERRITORY: Indigenous Education and School Education   ABSTRACTThis article presents the study related to the traditional and non-traditional educational historical processes of the Balatiponé-Umutina people, with emphasis on impacts, advances, challenges and actions that consolidated to resist and how they organized to keep alive and rebuild traditional knowledge. The objective is to contribute to the discussion regarding education from the lenses of the Balatiponé-Umutina indigenous, strengthening and valuing cultural practices. This study will contain the narrative of the elder, elder, youth, teachers of the Jula Paré indigenous school of education, data obtained by participant observation and bibliographic sources. It is a record counted by an indigenous researcher and will provide a network of dialogues and the dssemination of knowledge.Keywords: School. Learning. Indigenous Education. Knowledge   ABEC2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfapplication/pdftext/htmltext/htmlhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-9110.22409/mov.v7i13.40973Movement - Education Journal; Vol. 7 No. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneoREVISTA MOVIMIENTO; Vol. 7 Núm. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneomovimento - rivista di educazione; V. 7 N. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneoMovimento-revista de educação ; v. 7 n. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneo2359-329610.22409/mov.v7i13reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporspahttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-91/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-91/pdf_1https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-91/htmlhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-91/html_9Copyright (c) 2020 Eliane Boroponepa Monzilarinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonzilar, Eliane Boroponepa2020-08-07T19:51:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40973Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2020-08-07T19:51:38Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação Escolar
title A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação Escolar
spellingShingle A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação Escolar
Monzilar, Eliane Boroponepa
Escola. Aprendizagem. Educação Indígena. Conhecimento.
title_short A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação Escolar
title_full A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação Escolar
title_fullStr A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação Escolar
title_full_unstemmed A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação Escolar
title_sort A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação Escolar
author Monzilar, Eliane Boroponepa
author_facet Monzilar, Eliane Boroponepa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monzilar, Eliane Boroponepa
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Aprendizagem. Educação Indígena. Conhecimento.
topic Escola. Aprendizagem. Educação Indígena. Conhecimento.
description RESUMOO presente artigo apresenta o estudo relacionado aos processos históricos educativos tradicionais e não tradicionais do povo Balatiponé-Umutina, com ênfase nos impactos, avanços, desafios e ações que consolidaram para resistir e como organizaram para manter viva e reconstruir os saberes tradicionais. O objetivo é contribuir com a discussão referente à educação a partir das lentes dos indígenas Balatiponé-Umutina, do fortalecimento e valorização das práticas culturais. O referido estudo comportará narrativa do ancião, anciã, da juventude, professores da Escola de Educação Indígena Jula Paré, dados obtidos por observação participante, a maior fonte de dados utilizada nessa pesquisa, e fontes bibliográficas. Trata-se de um registro contado por uma indígena pesquisadora e vai proporcionar uma rede de diálogos, ressignificação e a divulgação dos saberes. No espaço da escola há roda de conversa que visa uma interação entre professores, estudantes, pais, liderança, anciãos e comunidade, agregando fazeres culturais, um lugar que conecta o fazer e o aprender. O conhecimento está interligado na preparação da festa tradicional que é realizada no mês de abril, bem como fomenta questões sobre a espiritualidade e a concepção dos jovens de hoje comparada com a geração passada. É imprescindível o conhecimento, o saber da ancestralidade, como foram mesclando o processo de aprendizagem e construindo a partir da visão indígena.SCHOOL AND TEACHING OF THE BALATIPONÉ-UMUTINA PEOPLE IN INDIGENOUS TERRITORY: Indigenous Education and School Education   ABSTRACTThis article presents the study related to the traditional and non-traditional educational historical processes of the Balatiponé-Umutina people, with emphasis on impacts, advances, challenges and actions that consolidated to resist and how they organized to keep alive and rebuild traditional knowledge. The objective is to contribute to the discussion regarding education from the lenses of the Balatiponé-Umutina indigenous, strengthening and valuing cultural practices. This study will contain the narrative of the elder, elder, youth, teachers of the Jula Paré indigenous school of education, data obtained by participant observation and bibliographic sources. It is a record counted by an indigenous researcher and will provide a network of dialogues and the dssemination of knowledge.Keywords: School. Learning. Indigenous Education. Knowledge   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-91
10.22409/mov.v7i13.40973
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-91
identifier_str_mv 10.22409/mov.v7i13.40973
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-91/pdf
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-91/pdf_1
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-91/html
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/63-91/html_9
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Eliane Boroponepa Monzilar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Eliane Boroponepa Monzilar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/html
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; Vol. 7 No. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneo
REVISTA MOVIMIENTO; Vol. 7 Núm. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneo
movimento - rivista di educazione; V. 7 N. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneo
Movimento-revista de educação ; v. 7 n. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneo
2359-3296
10.22409/mov.v7i13
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329356260474880