A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1977 |
Resumo: | A presente pesquisa se refere a um estudo realizado por meio de revisão bibliográfica e análise documental, em que se buscou descrever o processo pelo qual a Educação Escolar Indígena passou até chegar ao cenário em que se encontra. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os aspectos civilizatórios aos emancipatórios. Neste caso, deixa-se claro que a historicidade da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os primórdios da colonização, dinamiza-se entre dilemas e desafios. Isto porque a chegada dos europeus desencadeou uma série de transformações, cujas consequências foram extremamente negativas para esses povos, os quais, embora nativos da terra e detentores de significativos conhecimentos e culturas, foram forçados a se adequarem aos costumes dos colonizadores europeus. Desse modo, pode-se perceber que a educação escolar em aldeias indígenas esteve marcada por princípios assimilacionistas e integracionistas ao sistema nacional de educação, e foi um longo processo de conquistas legais. |
id |
CLAEC-1_d54ed47aeb183195937fb3a8c950f8f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1977 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatóriaEducação Escolar IndígenaCulturaConhecimentoA presente pesquisa se refere a um estudo realizado por meio de revisão bibliográfica e análise documental, em que se buscou descrever o processo pelo qual a Educação Escolar Indígena passou até chegar ao cenário em que se encontra. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os aspectos civilizatórios aos emancipatórios. Neste caso, deixa-se claro que a historicidade da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os primórdios da colonização, dinamiza-se entre dilemas e desafios. Isto porque a chegada dos europeus desencadeou uma série de transformações, cujas consequências foram extremamente negativas para esses povos, os quais, embora nativos da terra e detentores de significativos conhecimentos e culturas, foram forçados a se adequarem aos costumes dos colonizadores europeus. Desse modo, pode-se perceber que a educação escolar em aldeias indígenas esteve marcada por princípios assimilacionistas e integracionistas ao sistema nacional de educação, e foi um longo processo de conquistas legais.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2023-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/197710.23899/relacult.v9i1.1977RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 n. 1 (2023)2525-787010.23899/relacult.v9i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1977/1596Copyright (c) 2023 Millaany Felisberta Souza, Cláudia Landin Negreiroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Millaany FelisbertaNegreiros, Cláudia Landin2023-03-19T01:59:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1977Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2023-03-19T01:59:51RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória |
title |
A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória |
spellingShingle |
A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória Souza, Millaany Felisberta Educação Escolar Indígena Cultura Conhecimento |
title_short |
A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória |
title_full |
A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória |
title_fullStr |
A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória |
title_full_unstemmed |
A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória |
title_sort |
A Educação Escolar Indígena no Brasil: da perspectiva civilizatória à emancipatória |
author |
Souza, Millaany Felisberta |
author_facet |
Souza, Millaany Felisberta Negreiros, Cláudia Landin |
author_role |
author |
author2 |
Negreiros, Cláudia Landin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Millaany Felisberta Negreiros, Cláudia Landin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolar Indígena Cultura Conhecimento |
topic |
Educação Escolar Indígena Cultura Conhecimento |
description |
A presente pesquisa se refere a um estudo realizado por meio de revisão bibliográfica e análise documental, em que se buscou descrever o processo pelo qual a Educação Escolar Indígena passou até chegar ao cenário em que se encontra. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os aspectos civilizatórios aos emancipatórios. Neste caso, deixa-se claro que a historicidade da Educação Escolar Indígena no Brasil, desde os primórdios da colonização, dinamiza-se entre dilemas e desafios. Isto porque a chegada dos europeus desencadeou uma série de transformações, cujas consequências foram extremamente negativas para esses povos, os quais, embora nativos da terra e detentores de significativos conhecimentos e culturas, foram forçados a se adequarem aos costumes dos colonizadores europeus. Desse modo, pode-se perceber que a educação escolar em aldeias indígenas esteve marcada por princípios assimilacionistas e integracionistas ao sistema nacional de educação, e foi um longo processo de conquistas legais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1977 10.23899/relacult.v9i1.1977 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1977 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v9i1.1977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1977/1596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Millaany Felisberta Souza, Cláudia Landin Negreiros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Millaany Felisberta Souza, Cláudia Landin Negreiros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 n. 1 (2023) 2525-7870 10.23899/relacult.v9i1 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042493002907648 |