O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto de Souza, Thalles
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kepps da Silva, Peterson Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/729
Resumo: Diferentes propostas metodológicas são apresentadas para contribuir na superação de problemas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Uma delas é o uso de atividades lúdicas, como jogos educacionais, brincadeiras e paródias musicais. Neste contexto, o presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de atividade lúdica no ensino de Química, bem como discutir a percepção de estudantes de Ensino Médio sobre estas atividades. Por meio do PIBID-QUÍMICA, aplicamos um questionário para uma turma de primeiro ano do Ensino Médio técnico integrado ao Curso de Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (CAVG), do município de Pelotas – RS. Além disso, relatamos a atividade lúdica desenvolvida com estes estudantes. Em um primeiro momento descrevemos esta atividade. Em seguida, organizamos as respostas do questionário em gráficos e discutimos a importância do ensino lúdico e de um ensino que seja significativo para os estudantes. Observamos que o uso de paródias musicais no ensino de Química tem a possibilidade de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos e pela disciplina como um todo. A maioria dos investigados coloca que ainda não tivera atividades lúdicas em aula de ciências (química); assim como consideram importante que o ensino também seja realizado a partir deste tipo de atividade. Ademais, os estudantes julgam proveitoso o uso de paródias como recurso de aprendizagem. 
id CLAEC-1_da201d61a0491af39d4e0d85b71c732c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/729
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?atividade lúdicaensino de ciênciasensino de químicaparódiaDiferentes propostas metodológicas são apresentadas para contribuir na superação de problemas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Uma delas é o uso de atividades lúdicas, como jogos educacionais, brincadeiras e paródias musicais. Neste contexto, o presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de atividade lúdica no ensino de Química, bem como discutir a percepção de estudantes de Ensino Médio sobre estas atividades. Por meio do PIBID-QUÍMICA, aplicamos um questionário para uma turma de primeiro ano do Ensino Médio técnico integrado ao Curso de Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (CAVG), do município de Pelotas – RS. Além disso, relatamos a atividade lúdica desenvolvida com estes estudantes. Em um primeiro momento descrevemos esta atividade. Em seguida, organizamos as respostas do questionário em gráficos e discutimos a importância do ensino lúdico e de um ensino que seja significativo para os estudantes. Observamos que o uso de paródias musicais no ensino de Química tem a possibilidade de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos e pela disciplina como um todo. A maioria dos investigados coloca que ainda não tivera atividades lúdicas em aula de ciências (química); assim como consideram importante que o ensino também seja realizado a partir deste tipo de atividade. Ademais, os estudantes julgam proveitoso o uso de paródias como recurso de aprendizagem. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/72910.23899/relacult.v4i0.729RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/729/391Copyright (c) 2018 Thalles Pinto de Souza, Peterson Fernando Kepps da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto de Souza, ThallesKepps da Silva, Peterson Fernando2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/729Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?
title O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?
spellingShingle O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?
Pinto de Souza, Thalles
atividade lúdica
ensino de ciências
ensino de química
paródia
title_short O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?
title_full O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?
title_fullStr O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?
title_full_unstemmed O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?
title_sort O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?
author Pinto de Souza, Thalles
author_facet Pinto de Souza, Thalles
Kepps da Silva, Peterson Fernando
author_role author
author2 Kepps da Silva, Peterson Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto de Souza, Thalles
Kepps da Silva, Peterson Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv atividade lúdica
ensino de ciências
ensino de química
paródia
topic atividade lúdica
ensino de ciências
ensino de química
paródia
description Diferentes propostas metodológicas são apresentadas para contribuir na superação de problemas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Uma delas é o uso de atividades lúdicas, como jogos educacionais, brincadeiras e paródias musicais. Neste contexto, o presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de atividade lúdica no ensino de Química, bem como discutir a percepção de estudantes de Ensino Médio sobre estas atividades. Por meio do PIBID-QUÍMICA, aplicamos um questionário para uma turma de primeiro ano do Ensino Médio técnico integrado ao Curso de Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (CAVG), do município de Pelotas – RS. Além disso, relatamos a atividade lúdica desenvolvida com estes estudantes. Em um primeiro momento descrevemos esta atividade. Em seguida, organizamos as respostas do questionário em gráficos e discutimos a importância do ensino lúdico e de um ensino que seja significativo para os estudantes. Observamos que o uso de paródias musicais no ensino de Química tem a possibilidade de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos e pela disciplina como um todo. A maioria dos investigados coloca que ainda não tivera atividades lúdicas em aula de ciências (química); assim como consideram importante que o ensino também seja realizado a partir deste tipo de atividade. Ademais, os estudantes julgam proveitoso o uso de paródias como recurso de aprendizagem. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/729
10.23899/relacult.v4i0.729
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/729
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/729/391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Thalles Pinto de Souza, Peterson Fernando Kepps da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Thalles Pinto de Souza, Peterson Fernando Kepps da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489288851456