O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/729 |
Resumo: | Diferentes propostas metodológicas são apresentadas para contribuir na superação de problemas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Uma delas é o uso de atividades lúdicas, como jogos educacionais, brincadeiras e paródias musicais. Neste contexto, o presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de atividade lúdica no ensino de Química, bem como discutir a percepção de estudantes de Ensino Médio sobre estas atividades. Por meio do PIBID-QUÍMICA, aplicamos um questionário para uma turma de primeiro ano do Ensino Médio técnico integrado ao Curso de Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (CAVG), do município de Pelotas – RS. Além disso, relatamos a atividade lúdica desenvolvida com estes estudantes. Em um primeiro momento descrevemos esta atividade. Em seguida, organizamos as respostas do questionário em gráficos e discutimos a importância do ensino lúdico e de um ensino que seja significativo para os estudantes. Observamos que o uso de paródias musicais no ensino de Química tem a possibilidade de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos e pela disciplina como um todo. A maioria dos investigados coloca que ainda não tivera atividades lúdicas em aula de ciências (química); assim como consideram importante que o ensino também seja realizado a partir deste tipo de atividade. Ademais, os estudantes julgam proveitoso o uso de paródias como recurso de aprendizagem. |
id |
CLAEC-1_da201d61a0491af39d4e0d85b71c732c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/729 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes?atividade lúdicaensino de ciênciasensino de químicaparódiaDiferentes propostas metodológicas são apresentadas para contribuir na superação de problemas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Uma delas é o uso de atividades lúdicas, como jogos educacionais, brincadeiras e paródias musicais. Neste contexto, o presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de atividade lúdica no ensino de Química, bem como discutir a percepção de estudantes de Ensino Médio sobre estas atividades. Por meio do PIBID-QUÍMICA, aplicamos um questionário para uma turma de primeiro ano do Ensino Médio técnico integrado ao Curso de Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (CAVG), do município de Pelotas – RS. Além disso, relatamos a atividade lúdica desenvolvida com estes estudantes. Em um primeiro momento descrevemos esta atividade. Em seguida, organizamos as respostas do questionário em gráficos e discutimos a importância do ensino lúdico e de um ensino que seja significativo para os estudantes. Observamos que o uso de paródias musicais no ensino de Química tem a possibilidade de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos e pela disciplina como um todo. A maioria dos investigados coloca que ainda não tivera atividades lúdicas em aula de ciências (química); assim como consideram importante que o ensino também seja realizado a partir deste tipo de atividade. Ademais, os estudantes julgam proveitoso o uso de paródias como recurso de aprendizagem. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/72910.23899/relacult.v4i0.729RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/729/391Copyright (c) 2018 Thalles Pinto de Souza, Peterson Fernando Kepps da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto de Souza, ThallesKepps da Silva, Peterson Fernando2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/729Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes? |
title |
O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes? |
spellingShingle |
O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes? Pinto de Souza, Thalles atividade lúdica ensino de ciências ensino de química paródia |
title_short |
O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes? |
title_full |
O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes? |
title_fullStr |
O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes? |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes? |
title_sort |
O Ensino de Química e Atividades Lúdicas: o que pensam os estudantes? |
author |
Pinto de Souza, Thalles |
author_facet |
Pinto de Souza, Thalles Kepps da Silva, Peterson Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Kepps da Silva, Peterson Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto de Souza, Thalles Kepps da Silva, Peterson Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atividade lúdica ensino de ciências ensino de química paródia |
topic |
atividade lúdica ensino de ciências ensino de química paródia |
description |
Diferentes propostas metodológicas são apresentadas para contribuir na superação de problemas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Uma delas é o uso de atividades lúdicas, como jogos educacionais, brincadeiras e paródias musicais. Neste contexto, o presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de atividade lúdica no ensino de Química, bem como discutir a percepção de estudantes de Ensino Médio sobre estas atividades. Por meio do PIBID-QUÍMICA, aplicamos um questionário para uma turma de primeiro ano do Ensino Médio técnico integrado ao Curso de Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (CAVG), do município de Pelotas – RS. Além disso, relatamos a atividade lúdica desenvolvida com estes estudantes. Em um primeiro momento descrevemos esta atividade. Em seguida, organizamos as respostas do questionário em gráficos e discutimos a importância do ensino lúdico e de um ensino que seja significativo para os estudantes. Observamos que o uso de paródias musicais no ensino de Química tem a possibilidade de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos e pela disciplina como um todo. A maioria dos investigados coloca que ainda não tivera atividades lúdicas em aula de ciências (química); assim como consideram importante que o ensino também seja realizado a partir deste tipo de atividade. Ademais, os estudantes julgam proveitoso o uso de paródias como recurso de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/729 10.23899/relacult.v4i0.729 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/729 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/729/391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Thalles Pinto de Souza, Peterson Fernando Kepps da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Thalles Pinto de Souza, Peterson Fernando Kepps da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489288851456 |