Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1182 |
Resumo: | Este texto busca relatar as experiências vivenciadas pela Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante - CAAPE, vinculada à Pró - Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tratam-se de ações multidisciplinares desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante, assim como, as práticas educativas realizadas pelas pedagogas da PRAE. Tais ações visam à consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG, bem como a permanência qualificada desses sujeitos nos cursos de graduação, buscando aprimorar os processos educativos e promover a formação profissional qualificada. Logo, optou-se por um movimento de escrita que situasse primeiramente essas políticas no contexto das universidades públicas brasileiras e na FURG, de forma mais específica, para depois apresentar os objetivos, cursos e resultados do Programa e das ações desenvolvidas pela Coordenação. A análise das experiências vivenciadas e os dados relativos ao desempenho acadêmico dos estudantes têm nos mostrado que essas ações multidisciplinares ampliaram sua abrangência significativamente nos últimos anos, contribuindo para a consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG e no enfrentamento dos índices de retenção e evasão nos cursos de graduação, ao reafirmar na prática o compromisso da coordenação pedagógica da PRAE, com a promoção da equidade e a justiça social na formação acadêmica. |
id |
CLAEC-1_daef2a48b4af6c4b37eaf4902bdd8ca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1182 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenaçãoAções AfirmativasCoordenação PedagógicaMultidisciplinaresPermanênciaPráticas educativasEste texto busca relatar as experiências vivenciadas pela Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante - CAAPE, vinculada à Pró - Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tratam-se de ações multidisciplinares desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante, assim como, as práticas educativas realizadas pelas pedagogas da PRAE. Tais ações visam à consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG, bem como a permanência qualificada desses sujeitos nos cursos de graduação, buscando aprimorar os processos educativos e promover a formação profissional qualificada. Logo, optou-se por um movimento de escrita que situasse primeiramente essas políticas no contexto das universidades públicas brasileiras e na FURG, de forma mais específica, para depois apresentar os objetivos, cursos e resultados do Programa e das ações desenvolvidas pela Coordenação. A análise das experiências vivenciadas e os dados relativos ao desempenho acadêmico dos estudantes têm nos mostrado que essas ações multidisciplinares ampliaram sua abrangência significativamente nos últimos anos, contribuindo para a consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG e no enfrentamento dos índices de retenção e evasão nos cursos de graduação, ao reafirmar na prática o compromisso da coordenação pedagógica da PRAE, com a promoção da equidade e a justiça social na formação acadêmica.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/118210.23899/relacult.v5i4.1182RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1182/889Copyright (c) 2019 Joice Rejane Pardo Maurell, Daniele Barros Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccessMaurell, Joice Rejane PardoJardim, Daniele Barros2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1182Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação |
title |
Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação |
spellingShingle |
Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação Maurell, Joice Rejane Pardo Ações Afirmativas Coordenação Pedagógica Multidisciplinares Permanência Práticas educativas |
title_short |
Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação |
title_full |
Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação |
title_fullStr |
Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação |
title_full_unstemmed |
Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação |
title_sort |
Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação |
author |
Maurell, Joice Rejane Pardo |
author_facet |
Maurell, Joice Rejane Pardo Jardim, Daniele Barros |
author_role |
author |
author2 |
Jardim, Daniele Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maurell, Joice Rejane Pardo Jardim, Daniele Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações Afirmativas Coordenação Pedagógica Multidisciplinares Permanência Práticas educativas |
topic |
Ações Afirmativas Coordenação Pedagógica Multidisciplinares Permanência Práticas educativas |
description |
Este texto busca relatar as experiências vivenciadas pela Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante - CAAPE, vinculada à Pró - Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tratam-se de ações multidisciplinares desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante, assim como, as práticas educativas realizadas pelas pedagogas da PRAE. Tais ações visam à consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG, bem como a permanência qualificada desses sujeitos nos cursos de graduação, buscando aprimorar os processos educativos e promover a formação profissional qualificada. Logo, optou-se por um movimento de escrita que situasse primeiramente essas políticas no contexto das universidades públicas brasileiras e na FURG, de forma mais específica, para depois apresentar os objetivos, cursos e resultados do Programa e das ações desenvolvidas pela Coordenação. A análise das experiências vivenciadas e os dados relativos ao desempenho acadêmico dos estudantes têm nos mostrado que essas ações multidisciplinares ampliaram sua abrangência significativamente nos últimos anos, contribuindo para a consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG e no enfrentamento dos índices de retenção e evasão nos cursos de graduação, ao reafirmar na prática o compromisso da coordenação pedagógica da PRAE, com a promoção da equidade e a justiça social na formação acadêmica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1182 10.23899/relacult.v5i4.1182 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1182 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1182/889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Joice Rejane Pardo Maurell, Daniele Barros Jardim info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Joice Rejane Pardo Maurell, Daniele Barros Jardim |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490541899776 |