Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurell, Joice Rejane Pardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jardim, Daniele Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1182
Resumo: Este texto busca relatar as experiências vivenciadas pela Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante - CAAPE, vinculada à Pró - Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tratam-se de ações multidisciplinares desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante, assim como, as práticas educativas realizadas pelas pedagogas da PRAE. Tais ações visam à consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG, bem como a permanência qualificada desses sujeitos nos cursos de graduação, buscando aprimorar os processos educativos e promover a formação profissional qualificada. Logo, optou-se por um movimento de escrita que situasse primeiramente essas políticas no contexto das universidades públicas brasileiras e na FURG, de forma mais específica, para depois apresentar os objetivos, cursos e resultados do Programa e das ações desenvolvidas pela Coordenação. A análise das experiências vivenciadas e os dados relativos ao desempenho acadêmico dos estudantes têm nos mostrado que essas ações multidisciplinares ampliaram sua abrangência significativamente nos últimos anos, contribuindo para a consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG e no enfrentamento dos índices de retenção e evasão nos cursos de graduação, ao reafirmar na prática o compromisso da coordenação pedagógica da PRAE, com a promoção da equidade e a justiça social na formação acadêmica.
id CLAEC-1_daef2a48b4af6c4b37eaf4902bdd8ca0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1182
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenaçãoAções AfirmativasCoordenação PedagógicaMultidisciplinaresPermanênciaPráticas educativasEste texto busca relatar as experiências vivenciadas pela Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante - CAAPE, vinculada à Pró - Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tratam-se de ações multidisciplinares desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante, assim como, as práticas educativas realizadas pelas pedagogas da PRAE. Tais ações visam à consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG, bem como a permanência qualificada desses sujeitos nos cursos de graduação, buscando aprimorar os processos educativos e promover a formação profissional qualificada. Logo, optou-se por um movimento de escrita que situasse primeiramente essas políticas no contexto das universidades públicas brasileiras e na FURG, de forma mais específica, para depois apresentar os objetivos, cursos e resultados do Programa e das ações desenvolvidas pela Coordenação. A análise das experiências vivenciadas e os dados relativos ao desempenho acadêmico dos estudantes têm nos mostrado que essas ações multidisciplinares ampliaram sua abrangência significativamente nos últimos anos, contribuindo para a consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG e no enfrentamento dos índices de retenção e evasão nos cursos de graduação, ao reafirmar na prática o compromisso da coordenação pedagógica da PRAE, com a promoção da equidade e a justiça social na formação acadêmica.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/118210.23899/relacult.v5i4.1182RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1182/889Copyright (c) 2019 Joice Rejane Pardo Maurell, Daniele Barros Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccessMaurell, Joice Rejane PardoJardim, Daniele Barros2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1182Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação
title Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação
spellingShingle Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação
Maurell, Joice Rejane Pardo
Ações Afirmativas
Coordenação Pedagógica
Multidisciplinares
Permanência
Práticas educativas
title_short Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação
title_full Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação
title_fullStr Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação
title_full_unstemmed Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação
title_sort Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação
author Maurell, Joice Rejane Pardo
author_facet Maurell, Joice Rejane Pardo
Jardim, Daniele Barros
author_role author
author2 Jardim, Daniele Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurell, Joice Rejane Pardo
Jardim, Daniele Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Ações Afirmativas
Coordenação Pedagógica
Multidisciplinares
Permanência
Práticas educativas
topic Ações Afirmativas
Coordenação Pedagógica
Multidisciplinares
Permanência
Práticas educativas
description Este texto busca relatar as experiências vivenciadas pela Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante - CAAPE, vinculada à Pró - Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tratam-se de ações multidisciplinares desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante, assim como, as práticas educativas realizadas pelas pedagogas da PRAE. Tais ações visam à consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG, bem como a permanência qualificada desses sujeitos nos cursos de graduação, buscando aprimorar os processos educativos e promover a formação profissional qualificada. Logo, optou-se por um movimento de escrita que situasse primeiramente essas políticas no contexto das universidades públicas brasileiras e na FURG, de forma mais específica, para depois apresentar os objetivos, cursos e resultados do Programa e das ações desenvolvidas pela Coordenação. A análise das experiências vivenciadas e os dados relativos ao desempenho acadêmico dos estudantes têm nos mostrado que essas ações multidisciplinares ampliaram sua abrangência significativamente nos últimos anos, contribuindo para a consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG e no enfrentamento dos índices de retenção e evasão nos cursos de graduação, ao reafirmar na prática o compromisso da coordenação pedagógica da PRAE, com a promoção da equidade e a justiça social na formação acadêmica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1182
10.23899/relacult.v5i4.1182
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1182
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1182/889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Joice Rejane Pardo Maurell, Daniele Barros Jardim
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Joice Rejane Pardo Maurell, Daniele Barros Jardim
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490541899776