Prescrever “tempo verde”: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Thaís Presa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Peres, Rildo Goulart, de Souza, Nádia Geisa Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1696
Resumo: O termo “natureza” designa uma construção cultural, que adquire diferentes significados ao longo do espaço/tempo, com determinados efeitos e fins. Neste sentido, o intuito do estudo foi analisar ditos tomados como verdade sobre a importância do contato com a “natureza”, tendo como finalidade outros modos de controle de sujeitos com diagnóstico de TDAH. Para tanto, o embasamento pautou-se pelos Estudos Culturais pós-estruturalistas. Os excertos do livro analisado têm a finalidade de educar os leitores, constituindo o entendimento sobre a falta de contato com a “natureza” articulada à criação do conceito de transtorno do déficit de natureza; a ideia de que o TDN seria uma noção mais abrangente do que o TDAH, e de que ambos poderiam ser tratados com a prescrição de “tempo verde”/terapia da “natureza”. 
id CLAEC-1_e0ba69aa692783e170a2cb9238e5ad6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1696
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Prescrever “tempo verde”: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)contato com a naturezadisciplinaestudos culturaistranstorno do déficit de naturezaO termo “natureza” designa uma construção cultural, que adquire diferentes significados ao longo do espaço/tempo, com determinados efeitos e fins. Neste sentido, o intuito do estudo foi analisar ditos tomados como verdade sobre a importância do contato com a “natureza”, tendo como finalidade outros modos de controle de sujeitos com diagnóstico de TDAH. Para tanto, o embasamento pautou-se pelos Estudos Culturais pós-estruturalistas. Os excertos do livro analisado têm a finalidade de educar os leitores, constituindo o entendimento sobre a falta de contato com a “natureza” articulada à criação do conceito de transtorno do déficit de natureza; a ideia de que o TDN seria uma noção mais abrangente do que o TDAH, e de que ambos poderiam ser tratados com a prescrição de “tempo verde”/terapia da “natureza”. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/169610.23899/relacult.v5i3.1696RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 n. 3 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1696/1135Copyright (c) 2020 Thaís Presa Martins, Rildo Goulart Peres, Nádia Geisa Silveira de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Thaís PresaPeres, Rildo Goulartde Souza, Nádia Geisa Silveira2020-10-25T19:55:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1696Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:55:05RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Prescrever “tempo verde”: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
title Prescrever “tempo verde”: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
spellingShingle Prescrever “tempo verde”: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Martins, Thaís Presa
contato com a natureza
disciplina
estudos culturais
transtorno do déficit de natureza
title_short Prescrever “tempo verde”: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
title_full Prescrever “tempo verde”: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
title_fullStr Prescrever “tempo verde”: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
title_full_unstemmed Prescrever “tempo verde”: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
title_sort Prescrever “tempo verde”: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
author Martins, Thaís Presa
author_facet Martins, Thaís Presa
Peres, Rildo Goulart
de Souza, Nádia Geisa Silveira
author_role author
author2 Peres, Rildo Goulart
de Souza, Nádia Geisa Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Thaís Presa
Peres, Rildo Goulart
de Souza, Nádia Geisa Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv contato com a natureza
disciplina
estudos culturais
transtorno do déficit de natureza
topic contato com a natureza
disciplina
estudos culturais
transtorno do déficit de natureza
description O termo “natureza” designa uma construção cultural, que adquire diferentes significados ao longo do espaço/tempo, com determinados efeitos e fins. Neste sentido, o intuito do estudo foi analisar ditos tomados como verdade sobre a importância do contato com a “natureza”, tendo como finalidade outros modos de controle de sujeitos com diagnóstico de TDAH. Para tanto, o embasamento pautou-se pelos Estudos Culturais pós-estruturalistas. Os excertos do livro analisado têm a finalidade de educar os leitores, constituindo o entendimento sobre a falta de contato com a “natureza” articulada à criação do conceito de transtorno do déficit de natureza; a ideia de que o TDN seria uma noção mais abrangente do que o TDAH, e de que ambos poderiam ser tratados com a prescrição de “tempo verde”/terapia da “natureza”. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1696
10.23899/relacult.v5i3.1696
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1696
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i3.1696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1696/1135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Thaís Presa Martins, Rildo Goulart Peres, Nádia Geisa Silveira de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Thaís Presa Martins, Rildo Goulart Peres, Nádia Geisa Silveira de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 n. 3 (2019)
2525-7870
10.23899/relacult.v5i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042492054994944