Manda quem pode, obedece quem tem juízo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebhahn, Ivana Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1902
Resumo:  Este artigo representa um recorte na temática de pesquisa da mestranda do PPGEdu, Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, que tem por objetivo promover a revitalização do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – Arroio Grande, RS, a partir do incentivo às práticas democráticas nos processos de participação. Como discussão as relações de poder na escola, a gestão democrática na escola pública e as formas de participação coletiva, mais especificamente o conselho escolar. Os sujeitos da pesquisa são os professores da escola e os membros do conselho escolar. O estudo utiliza a metodologia da pesquisa-ação intervencionista. Para coletar dados em relação à atuação do conselho escolar e à visão dos conselheiros e dos professores sobre o assunto foi aplicado um questionário com perguntas abertas. Também foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP), do Regimento Escolar, das atas e do Estatuto do Conselho Escolar. O referencial teórico vai revisitando documentos oficiais a nível nacional, municipal e também da escola em estudo. Observa-se a necessidade de realizar formações que considerem o fortalecimento da gestão democrática, com apoio e incentivo aos espaços de participação coletiva.
id CLAEC-1_e66e710d632e4fe324e1854f9dfb9e5e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1902
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Manda quem pode, obedece quem tem juízoGestão democráticaConselho escolarPoderParticipação Este artigo representa um recorte na temática de pesquisa da mestranda do PPGEdu, Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, que tem por objetivo promover a revitalização do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – Arroio Grande, RS, a partir do incentivo às práticas democráticas nos processos de participação. Como discussão as relações de poder na escola, a gestão democrática na escola pública e as formas de participação coletiva, mais especificamente o conselho escolar. Os sujeitos da pesquisa são os professores da escola e os membros do conselho escolar. O estudo utiliza a metodologia da pesquisa-ação intervencionista. Para coletar dados em relação à atuação do conselho escolar e à visão dos conselheiros e dos professores sobre o assunto foi aplicado um questionário com perguntas abertas. Também foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP), do Regimento Escolar, das atas e do Estatuto do Conselho Escolar. O referencial teórico vai revisitando documentos oficiais a nível nacional, municipal e também da escola em estudo. Observa-se a necessidade de realizar formações que considerem o fortalecimento da gestão democrática, com apoio e incentivo aos espaços de participação coletiva.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/190210.23899/relacult.v6i5.1902RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - Semana Acadêmica do curso de Pedagogia2525-787010.23899/relacult.v6i5reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1902/1290Copyright (c) 2020 Ivana Gonçalves Rebhahninfo:eu-repo/semantics/openAccessRebhahn, Ivana Gonçalves2021-04-30T04:30:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1902Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:30RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Manda quem pode, obedece quem tem juízo
title Manda quem pode, obedece quem tem juízo
spellingShingle Manda quem pode, obedece quem tem juízo
Rebhahn, Ivana Gonçalves
Gestão democrática
Conselho escolar
Poder
Participação
title_short Manda quem pode, obedece quem tem juízo
title_full Manda quem pode, obedece quem tem juízo
title_fullStr Manda quem pode, obedece quem tem juízo
title_full_unstemmed Manda quem pode, obedece quem tem juízo
title_sort Manda quem pode, obedece quem tem juízo
author Rebhahn, Ivana Gonçalves
author_facet Rebhahn, Ivana Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebhahn, Ivana Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Conselho escolar
Poder
Participação
topic Gestão democrática
Conselho escolar
Poder
Participação
description  Este artigo representa um recorte na temática de pesquisa da mestranda do PPGEdu, Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, que tem por objetivo promover a revitalização do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – Arroio Grande, RS, a partir do incentivo às práticas democráticas nos processos de participação. Como discussão as relações de poder na escola, a gestão democrática na escola pública e as formas de participação coletiva, mais especificamente o conselho escolar. Os sujeitos da pesquisa são os professores da escola e os membros do conselho escolar. O estudo utiliza a metodologia da pesquisa-ação intervencionista. Para coletar dados em relação à atuação do conselho escolar e à visão dos conselheiros e dos professores sobre o assunto foi aplicado um questionário com perguntas abertas. Também foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP), do Regimento Escolar, das atas e do Estatuto do Conselho Escolar. O referencial teórico vai revisitando documentos oficiais a nível nacional, municipal e também da escola em estudo. Observa-se a necessidade de realizar formações que considerem o fortalecimento da gestão democrática, com apoio e incentivo aos espaços de participação coletiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1902
10.23899/relacult.v6i5.1902
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1902
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i5.1902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1902/1290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ivana Gonçalves Rebhahn
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ivana Gonçalves Rebhahn
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - Semana Acadêmica do curso de Pedagogia
2525-7870
10.23899/relacult.v6i5
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042492656877568