Manda quem pode, obedece quem tem juízo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1902 |
Resumo: | Este artigo representa um recorte na temática de pesquisa da mestranda do PPGEdu, Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, que tem por objetivo promover a revitalização do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – Arroio Grande, RS, a partir do incentivo às práticas democráticas nos processos de participação. Como discussão as relações de poder na escola, a gestão democrática na escola pública e as formas de participação coletiva, mais especificamente o conselho escolar. Os sujeitos da pesquisa são os professores da escola e os membros do conselho escolar. O estudo utiliza a metodologia da pesquisa-ação intervencionista. Para coletar dados em relação à atuação do conselho escolar e à visão dos conselheiros e dos professores sobre o assunto foi aplicado um questionário com perguntas abertas. Também foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP), do Regimento Escolar, das atas e do Estatuto do Conselho Escolar. O referencial teórico vai revisitando documentos oficiais a nível nacional, municipal e também da escola em estudo. Observa-se a necessidade de realizar formações que considerem o fortalecimento da gestão democrática, com apoio e incentivo aos espaços de participação coletiva. |
id |
CLAEC-1_e66e710d632e4fe324e1854f9dfb9e5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1902 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Manda quem pode, obedece quem tem juízoGestão democráticaConselho escolarPoderParticipação Este artigo representa um recorte na temática de pesquisa da mestranda do PPGEdu, Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, que tem por objetivo promover a revitalização do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – Arroio Grande, RS, a partir do incentivo às práticas democráticas nos processos de participação. Como discussão as relações de poder na escola, a gestão democrática na escola pública e as formas de participação coletiva, mais especificamente o conselho escolar. Os sujeitos da pesquisa são os professores da escola e os membros do conselho escolar. O estudo utiliza a metodologia da pesquisa-ação intervencionista. Para coletar dados em relação à atuação do conselho escolar e à visão dos conselheiros e dos professores sobre o assunto foi aplicado um questionário com perguntas abertas. Também foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP), do Regimento Escolar, das atas e do Estatuto do Conselho Escolar. O referencial teórico vai revisitando documentos oficiais a nível nacional, municipal e também da escola em estudo. Observa-se a necessidade de realizar formações que considerem o fortalecimento da gestão democrática, com apoio e incentivo aos espaços de participação coletiva.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/190210.23899/relacult.v6i5.1902RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - Semana Acadêmica do curso de Pedagogia2525-787010.23899/relacult.v6i5reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1902/1290Copyright (c) 2020 Ivana Gonçalves Rebhahninfo:eu-repo/semantics/openAccessRebhahn, Ivana Gonçalves2021-04-30T04:30:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1902Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:30RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manda quem pode, obedece quem tem juízo |
title |
Manda quem pode, obedece quem tem juízo |
spellingShingle |
Manda quem pode, obedece quem tem juízo Rebhahn, Ivana Gonçalves Gestão democrática Conselho escolar Poder Participação |
title_short |
Manda quem pode, obedece quem tem juízo |
title_full |
Manda quem pode, obedece quem tem juízo |
title_fullStr |
Manda quem pode, obedece quem tem juízo |
title_full_unstemmed |
Manda quem pode, obedece quem tem juízo |
title_sort |
Manda quem pode, obedece quem tem juízo |
author |
Rebhahn, Ivana Gonçalves |
author_facet |
Rebhahn, Ivana Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebhahn, Ivana Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Conselho escolar Poder Participação |
topic |
Gestão democrática Conselho escolar Poder Participação |
description |
Este artigo representa um recorte na temática de pesquisa da mestranda do PPGEdu, Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, que tem por objetivo promover a revitalização do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – Arroio Grande, RS, a partir do incentivo às práticas democráticas nos processos de participação. Como discussão as relações de poder na escola, a gestão democrática na escola pública e as formas de participação coletiva, mais especificamente o conselho escolar. Os sujeitos da pesquisa são os professores da escola e os membros do conselho escolar. O estudo utiliza a metodologia da pesquisa-ação intervencionista. Para coletar dados em relação à atuação do conselho escolar e à visão dos conselheiros e dos professores sobre o assunto foi aplicado um questionário com perguntas abertas. Também foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP), do Regimento Escolar, das atas e do Estatuto do Conselho Escolar. O referencial teórico vai revisitando documentos oficiais a nível nacional, municipal e também da escola em estudo. Observa-se a necessidade de realizar formações que considerem o fortalecimento da gestão democrática, com apoio e incentivo aos espaços de participação coletiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1902 10.23899/relacult.v6i5.1902 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1902 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v6i5.1902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1902/1290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ivana Gonçalves Rebhahn info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ivana Gonçalves Rebhahn |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - Semana Acadêmica do curso de Pedagogia 2525-7870 10.23899/relacult.v6i5 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042492656877568 |