Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Claudia Campos Cavalcante
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Isaac Cavalcante, Sobral, Marcos Paulo de Oliveira, Alves, Nayanne Lima, Cavalcante, Valéria Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23118
Resumo: Este texto tem como propósito central analisar as contribuições acerca do conselho escolar como um contributo primordial da gestão escolar em uma perspectiva democrática. Os dados foram coletados em duas escolas públicas, como parte de uma pesquisa que se desenvolveu no ano letivo de 2013. Assim buscou-se compreender de que forma este colegiado, instrumento participativo pode corroborar no ambiente escolar na forma como a instituição é gerida. Ambiciona ainda, aprofundar os conhecimentos no tema, com vistas, a compreensão da importância da participação societária no cotidiano escolar. Tomou-se como objeto de estudo, as sequências discursivas proferidas e coletadas através de depoimentos de conselheiros que atuam em duas escolas públicas. Para a realização desta pesquisa, pautamo-nos na abordagem qualitativa-interpretativa, baseada em estudo de caso. Para tanto, nos servindo de autores/as como: Luck (2009), Paro (2004), Vasconcellos (2006), Veiga (2000) e Werle (2003), entre outros. Optamos por analisar as falas por acreditarmos que o discurso é o lugar privilegiado em que se pode observar a relação entre língua e ideologia. Através dos discursos dos conselheiros podemos constatar como tem acontecido o processo participativo destes atores no chão da escola pública e se realmente a inserção destes tem contribuído favoravelmente na democratização das ações.
id VERACRUZ-0_f194d62b2401ab12f80287ca062f11d8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23118
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in AlagoasGestão DemocráticaConselho EscolarParticipação.Este texto tem como propósito central analisar as contribuições acerca do conselho escolar como um contributo primordial da gestão escolar em uma perspectiva democrática. Os dados foram coletados em duas escolas públicas, como parte de uma pesquisa que se desenvolveu no ano letivo de 2013. Assim buscou-se compreender de que forma este colegiado, instrumento participativo pode corroborar no ambiente escolar na forma como a instituição é gerida. Ambiciona ainda, aprofundar os conhecimentos no tema, com vistas, a compreensão da importância da participação societária no cotidiano escolar. Tomou-se como objeto de estudo, as sequências discursivas proferidas e coletadas através de depoimentos de conselheiros que atuam em duas escolas públicas. Para a realização desta pesquisa, pautamo-nos na abordagem qualitativa-interpretativa, baseada em estudo de caso. Para tanto, nos servindo de autores/as como: Luck (2009), Paro (2004), Vasconcellos (2006), Veiga (2000) e Werle (2003), entre outros. Optamos por analisar as falas por acreditarmos que o discurso é o lugar privilegiado em que se pode observar a relação entre língua e ideologia. Através dos discursos dos conselheiros podemos constatar como tem acontecido o processo participativo destes atores no chão da escola pública e se realmente a inserção destes tem contribuído favoravelmente na democratização das ações.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2311810.34117/bjdv7n1-340Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5017-5029Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5017-5029Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5017-50292525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23118/18569Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Claudia Campos CavalcanteGomes, Isaac CavalcanteSobral, Marcos Paulo de OliveiraAlves, Nayanne LimaCavalcante, Valéria Campos2021-09-21T10:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23118Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:48.267043Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas
title Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas
spellingShingle Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas
Gomes, Claudia Campos Cavalcante
Gestão Democrática
Conselho Escolar
Participação.
title_short Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas
title_full Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas
title_fullStr Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas
title_full_unstemmed Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas
title_sort Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas
author Gomes, Claudia Campos Cavalcante
author_facet Gomes, Claudia Campos Cavalcante
Gomes, Isaac Cavalcante
Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
Alves, Nayanne Lima
Cavalcante, Valéria Campos
author_role author
author2 Gomes, Isaac Cavalcante
Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
Alves, Nayanne Lima
Cavalcante, Valéria Campos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Claudia Campos Cavalcante
Gomes, Isaac Cavalcante
Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
Alves, Nayanne Lima
Cavalcante, Valéria Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática
Conselho Escolar
Participação.
topic Gestão Democrática
Conselho Escolar
Participação.
description Este texto tem como propósito central analisar as contribuições acerca do conselho escolar como um contributo primordial da gestão escolar em uma perspectiva democrática. Os dados foram coletados em duas escolas públicas, como parte de uma pesquisa que se desenvolveu no ano letivo de 2013. Assim buscou-se compreender de que forma este colegiado, instrumento participativo pode corroborar no ambiente escolar na forma como a instituição é gerida. Ambiciona ainda, aprofundar os conhecimentos no tema, com vistas, a compreensão da importância da participação societária no cotidiano escolar. Tomou-se como objeto de estudo, as sequências discursivas proferidas e coletadas através de depoimentos de conselheiros que atuam em duas escolas públicas. Para a realização desta pesquisa, pautamo-nos na abordagem qualitativa-interpretativa, baseada em estudo de caso. Para tanto, nos servindo de autores/as como: Luck (2009), Paro (2004), Vasconcellos (2006), Veiga (2000) e Werle (2003), entre outros. Optamos por analisar as falas por acreditarmos que o discurso é o lugar privilegiado em que se pode observar a relação entre língua e ideologia. Através dos discursos dos conselheiros podemos constatar como tem acontecido o processo participativo destes atores no chão da escola pública e se realmente a inserção destes tem contribuído favoravelmente na democratização das ações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23118
10.34117/bjdv7n1-340
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23118
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23118/18569
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5017-5029
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5017-5029
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5017-5029
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645504954761216