Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23118 |
Resumo: | Este texto tem como propósito central analisar as contribuições acerca do conselho escolar como um contributo primordial da gestão escolar em uma perspectiva democrática. Os dados foram coletados em duas escolas públicas, como parte de uma pesquisa que se desenvolveu no ano letivo de 2013. Assim buscou-se compreender de que forma este colegiado, instrumento participativo pode corroborar no ambiente escolar na forma como a instituição é gerida. Ambiciona ainda, aprofundar os conhecimentos no tema, com vistas, a compreensão da importância da participação societária no cotidiano escolar. Tomou-se como objeto de estudo, as sequências discursivas proferidas e coletadas através de depoimentos de conselheiros que atuam em duas escolas públicas. Para a realização desta pesquisa, pautamo-nos na abordagem qualitativa-interpretativa, baseada em estudo de caso. Para tanto, nos servindo de autores/as como: Luck (2009), Paro (2004), Vasconcellos (2006), Veiga (2000) e Werle (2003), entre outros. Optamos por analisar as falas por acreditarmos que o discurso é o lugar privilegiado em que se pode observar a relação entre língua e ideologia. Através dos discursos dos conselheiros podemos constatar como tem acontecido o processo participativo destes atores no chão da escola pública e se realmente a inserção destes tem contribuído favoravelmente na democratização das ações. |
id |
VERACRUZ-0_f194d62b2401ab12f80287ca062f11d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23118 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in AlagoasGestão DemocráticaConselho EscolarParticipação.Este texto tem como propósito central analisar as contribuições acerca do conselho escolar como um contributo primordial da gestão escolar em uma perspectiva democrática. Os dados foram coletados em duas escolas públicas, como parte de uma pesquisa que se desenvolveu no ano letivo de 2013. Assim buscou-se compreender de que forma este colegiado, instrumento participativo pode corroborar no ambiente escolar na forma como a instituição é gerida. Ambiciona ainda, aprofundar os conhecimentos no tema, com vistas, a compreensão da importância da participação societária no cotidiano escolar. Tomou-se como objeto de estudo, as sequências discursivas proferidas e coletadas através de depoimentos de conselheiros que atuam em duas escolas públicas. Para a realização desta pesquisa, pautamo-nos na abordagem qualitativa-interpretativa, baseada em estudo de caso. Para tanto, nos servindo de autores/as como: Luck (2009), Paro (2004), Vasconcellos (2006), Veiga (2000) e Werle (2003), entre outros. Optamos por analisar as falas por acreditarmos que o discurso é o lugar privilegiado em que se pode observar a relação entre língua e ideologia. Através dos discursos dos conselheiros podemos constatar como tem acontecido o processo participativo destes atores no chão da escola pública e se realmente a inserção destes tem contribuído favoravelmente na democratização das ações.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2311810.34117/bjdv7n1-340Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5017-5029Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5017-5029Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5017-50292525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23118/18569Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Claudia Campos CavalcanteGomes, Isaac CavalcanteSobral, Marcos Paulo de OliveiraAlves, Nayanne LimaCavalcante, Valéria Campos2021-09-21T10:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23118Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:48.267043Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas |
title |
Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas |
spellingShingle |
Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas Gomes, Claudia Campos Cavalcante Gestão Democrática Conselho Escolar Participação. |
title_short |
Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas |
title_full |
Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas |
title_fullStr |
Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas |
title_full_unstemmed |
Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas |
title_sort |
Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas |
author |
Gomes, Claudia Campos Cavalcante |
author_facet |
Gomes, Claudia Campos Cavalcante Gomes, Isaac Cavalcante Sobral, Marcos Paulo de Oliveira Alves, Nayanne Lima Cavalcante, Valéria Campos |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Isaac Cavalcante Sobral, Marcos Paulo de Oliveira Alves, Nayanne Lima Cavalcante, Valéria Campos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Claudia Campos Cavalcante Gomes, Isaac Cavalcante Sobral, Marcos Paulo de Oliveira Alves, Nayanne Lima Cavalcante, Valéria Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democrática Conselho Escolar Participação. |
topic |
Gestão Democrática Conselho Escolar Participação. |
description |
Este texto tem como propósito central analisar as contribuições acerca do conselho escolar como um contributo primordial da gestão escolar em uma perspectiva democrática. Os dados foram coletados em duas escolas públicas, como parte de uma pesquisa que se desenvolveu no ano letivo de 2013. Assim buscou-se compreender de que forma este colegiado, instrumento participativo pode corroborar no ambiente escolar na forma como a instituição é gerida. Ambiciona ainda, aprofundar os conhecimentos no tema, com vistas, a compreensão da importância da participação societária no cotidiano escolar. Tomou-se como objeto de estudo, as sequências discursivas proferidas e coletadas através de depoimentos de conselheiros que atuam em duas escolas públicas. Para a realização desta pesquisa, pautamo-nos na abordagem qualitativa-interpretativa, baseada em estudo de caso. Para tanto, nos servindo de autores/as como: Luck (2009), Paro (2004), Vasconcellos (2006), Veiga (2000) e Werle (2003), entre outros. Optamos por analisar as falas por acreditarmos que o discurso é o lugar privilegiado em que se pode observar a relação entre língua e ideologia. Através dos discursos dos conselheiros podemos constatar como tem acontecido o processo participativo destes atores no chão da escola pública e se realmente a inserção destes tem contribuído favoravelmente na democratização das ações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23118 10.34117/bjdv7n1-340 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23118 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23118/18569 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5017-5029 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5017-5029 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5017-5029 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645504954761216 |