Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dapper, Vanderson Rafael Muller
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Follmann, Jéssica Aparecida de Ávila, Woitowicz, Eliete, Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/635
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados parciais do projeto de Iniciação Científica Voluntária intitulado: “A percepção da fronteira dos docentes e discentes em colégios públicos de Marechal Cândido Rondon - PR (2016/2017)”, vinculado ao Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pretende-se discutir a forma como os professores de Geografia do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, Colégio Estadual do Campo Nilso Franceski e Escola Estadual do Campo Porto Mendes de Marechal Cândido Rondon - PR representam a fronteira em desenho. Os professores expressaram, além do conceito, as concepções que possuem e agregam ao espaço que estão inseridos: a fronteira internacional entre Brasil e Paraguai. Acredita-se que essas percepções influenciam na construção do conceito de fronteira dos alunos em sala de aula. Para realização do trabalho, utilizou-se os questionários abertos respondidos por cinco professores de Geografia dos estabelecimentos de ensino participantes da pesquisa. Eles representaram a fronteira em desenho, responderam o que sentiram ao desenhar e o significado da sua representação. Contudo, os professores desenharam a fronteira como limite entre duas realidades distintas, agregando sentidos e significados do seu cotidiano.
id CLAEC-1_ea21f481ad3c35273eb25f917bf17ce0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/635
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PRDesenhosEnsino de GeografiaFronteiraPercepçãoProfessores de Geografia.Este trabalho apresenta os resultados parciais do projeto de Iniciação Científica Voluntária intitulado: “A percepção da fronteira dos docentes e discentes em colégios públicos de Marechal Cândido Rondon - PR (2016/2017)”, vinculado ao Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pretende-se discutir a forma como os professores de Geografia do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, Colégio Estadual do Campo Nilso Franceski e Escola Estadual do Campo Porto Mendes de Marechal Cândido Rondon - PR representam a fronteira em desenho. Os professores expressaram, além do conceito, as concepções que possuem e agregam ao espaço que estão inseridos: a fronteira internacional entre Brasil e Paraguai. Acredita-se que essas percepções influenciam na construção do conceito de fronteira dos alunos em sala de aula. Para realização do trabalho, utilizou-se os questionários abertos respondidos por cinco professores de Geografia dos estabelecimentos de ensino participantes da pesquisa. Eles representaram a fronteira em desenho, responderam o que sentiram ao desenhar e o significado da sua representação. Contudo, os professores desenharam a fronteira como limite entre duas realidades distintas, agregando sentidos e significados do seu cotidiano.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/63510.23899/relacult.v3i3.635RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/635/344Copyright (c) 2017 Vanderson Rafael Muller Dapper, Jéssica Aparecida de Ávila Follmann, Eliete Woitowicz, Marli Terezinha Szumilo Schlosserinfo:eu-repo/semantics/openAccessDapper, Vanderson Rafael MullerFollmann, Jéssica Aparecida de ÁvilaWoitowicz, ElieteSchlosser, Marli Terezinha Szumilo2019-05-06T01:38:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/635Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:04RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR
title Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR
spellingShingle Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR
Dapper, Vanderson Rafael Muller
Desenhos
Ensino de Geografia
Fronteira
Percepção
Professores de Geografia.
title_short Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR
title_full Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR
title_fullStr Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR
title_full_unstemmed Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR
title_sort Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR
author Dapper, Vanderson Rafael Muller
author_facet Dapper, Vanderson Rafael Muller
Follmann, Jéssica Aparecida de Ávila
Woitowicz, Eliete
Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
author_role author
author2 Follmann, Jéssica Aparecida de Ávila
Woitowicz, Eliete
Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dapper, Vanderson Rafael Muller
Follmann, Jéssica Aparecida de Ávila
Woitowicz, Eliete
Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenhos
Ensino de Geografia
Fronteira
Percepção
Professores de Geografia.
topic Desenhos
Ensino de Geografia
Fronteira
Percepção
Professores de Geografia.
description Este trabalho apresenta os resultados parciais do projeto de Iniciação Científica Voluntária intitulado: “A percepção da fronteira dos docentes e discentes em colégios públicos de Marechal Cândido Rondon - PR (2016/2017)”, vinculado ao Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pretende-se discutir a forma como os professores de Geografia do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, Colégio Estadual do Campo Nilso Franceski e Escola Estadual do Campo Porto Mendes de Marechal Cândido Rondon - PR representam a fronteira em desenho. Os professores expressaram, além do conceito, as concepções que possuem e agregam ao espaço que estão inseridos: a fronteira internacional entre Brasil e Paraguai. Acredita-se que essas percepções influenciam na construção do conceito de fronteira dos alunos em sala de aula. Para realização do trabalho, utilizou-se os questionários abertos respondidos por cinco professores de Geografia dos estabelecimentos de ensino participantes da pesquisa. Eles representaram a fronteira em desenho, responderam o que sentiram ao desenhar e o significado da sua representação. Contudo, os professores desenharam a fronteira como limite entre duas realidades distintas, agregando sentidos e significados do seu cotidiano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/635
10.23899/relacult.v3i3.635
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/635
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i3.635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/635/344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult
2525-7870
10.23899/relacult.v3i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489204965376