Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/635 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados parciais do projeto de Iniciação Científica Voluntária intitulado: “A percepção da fronteira dos docentes e discentes em colégios públicos de Marechal Cândido Rondon - PR (2016/2017)”, vinculado ao Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pretende-se discutir a forma como os professores de Geografia do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, Colégio Estadual do Campo Nilso Franceski e Escola Estadual do Campo Porto Mendes de Marechal Cândido Rondon - PR representam a fronteira em desenho. Os professores expressaram, além do conceito, as concepções que possuem e agregam ao espaço que estão inseridos: a fronteira internacional entre Brasil e Paraguai. Acredita-se que essas percepções influenciam na construção do conceito de fronteira dos alunos em sala de aula. Para realização do trabalho, utilizou-se os questionários abertos respondidos por cinco professores de Geografia dos estabelecimentos de ensino participantes da pesquisa. Eles representaram a fronteira em desenho, responderam o que sentiram ao desenhar e o significado da sua representação. Contudo, os professores desenharam a fronteira como limite entre duas realidades distintas, agregando sentidos e significados do seu cotidiano. |
id |
CLAEC-1_ea21f481ad3c35273eb25f917bf17ce0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/635 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PRDesenhosEnsino de GeografiaFronteiraPercepçãoProfessores de Geografia.Este trabalho apresenta os resultados parciais do projeto de Iniciação Científica Voluntária intitulado: “A percepção da fronteira dos docentes e discentes em colégios públicos de Marechal Cândido Rondon - PR (2016/2017)”, vinculado ao Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pretende-se discutir a forma como os professores de Geografia do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, Colégio Estadual do Campo Nilso Franceski e Escola Estadual do Campo Porto Mendes de Marechal Cândido Rondon - PR representam a fronteira em desenho. Os professores expressaram, além do conceito, as concepções que possuem e agregam ao espaço que estão inseridos: a fronteira internacional entre Brasil e Paraguai. Acredita-se que essas percepções influenciam na construção do conceito de fronteira dos alunos em sala de aula. Para realização do trabalho, utilizou-se os questionários abertos respondidos por cinco professores de Geografia dos estabelecimentos de ensino participantes da pesquisa. Eles representaram a fronteira em desenho, responderam o que sentiram ao desenhar e o significado da sua representação. Contudo, os professores desenharam a fronteira como limite entre duas realidades distintas, agregando sentidos e significados do seu cotidiano.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/63510.23899/relacult.v3i3.635RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/635/344Copyright (c) 2017 Vanderson Rafael Muller Dapper, Jéssica Aparecida de Ávila Follmann, Eliete Woitowicz, Marli Terezinha Szumilo Schlosserinfo:eu-repo/semantics/openAccessDapper, Vanderson Rafael MullerFollmann, Jéssica Aparecida de ÁvilaWoitowicz, ElieteSchlosser, Marli Terezinha Szumilo2019-05-06T01:38:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/635Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:04RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR |
title |
Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR |
spellingShingle |
Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR Dapper, Vanderson Rafael Muller Desenhos Ensino de Geografia Fronteira Percepção Professores de Geografia. |
title_short |
Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR |
title_full |
Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR |
title_fullStr |
Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR |
title_full_unstemmed |
Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR |
title_sort |
Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR |
author |
Dapper, Vanderson Rafael Muller |
author_facet |
Dapper, Vanderson Rafael Muller Follmann, Jéssica Aparecida de Ávila Woitowicz, Eliete Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
author_role |
author |
author2 |
Follmann, Jéssica Aparecida de Ávila Woitowicz, Eliete Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dapper, Vanderson Rafael Muller Follmann, Jéssica Aparecida de Ávila Woitowicz, Eliete Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenhos Ensino de Geografia Fronteira Percepção Professores de Geografia. |
topic |
Desenhos Ensino de Geografia Fronteira Percepção Professores de Geografia. |
description |
Este trabalho apresenta os resultados parciais do projeto de Iniciação Científica Voluntária intitulado: “A percepção da fronteira dos docentes e discentes em colégios públicos de Marechal Cândido Rondon - PR (2016/2017)”, vinculado ao Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pretende-se discutir a forma como os professores de Geografia do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, Colégio Estadual do Campo Nilso Franceski e Escola Estadual do Campo Porto Mendes de Marechal Cândido Rondon - PR representam a fronteira em desenho. Os professores expressaram, além do conceito, as concepções que possuem e agregam ao espaço que estão inseridos: a fronteira internacional entre Brasil e Paraguai. Acredita-se que essas percepções influenciam na construção do conceito de fronteira dos alunos em sala de aula. Para realização do trabalho, utilizou-se os questionários abertos respondidos por cinco professores de Geografia dos estabelecimentos de ensino participantes da pesquisa. Eles representaram a fronteira em desenho, responderam o que sentiram ao desenhar e o significado da sua representação. Contudo, os professores desenharam a fronteira como limite entre duas realidades distintas, agregando sentidos e significados do seu cotidiano. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/635 10.23899/relacult.v3i3.635 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/635 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v3i3.635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/635/344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult 2525-7870 10.23899/relacult.v3i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489204965376 |