Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1875 |
Resumo: | O texto faz uma breve análise e introduz a discussão sobre o papel do Estado no direcionamento e tendências da educação a partir da implantação do Colégio Agrícola na história de Foz do Iguaçu, na década de 50. O objetivo central do texto é explorar duas vertentes, a saber: uma que explora as narrativas e as memórias de alguns “agricolinos”, tendo em vista que, no centro escolar, encontra-se armazenada grande parte da história social e coletiva, e; outra que explora a história desse ambiente educacional, evidenciando a influência do Estado do Paraná na região através da organização do sistema educativo em forma de ensino técnico agrícola que, em parte, reflete a relação entre as demandas econômicas do capital e de como as Instituições Escolares corresponderam frente a esse contexto. A metodologia seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da História Oral (HO) tendo como cerne a análise de narrativas. Recorreu-se a discussões que envolvem os conceitos ligados à memória, à identidade e a relação escola-trabalho inerente ao desenvolvimento do modo de produção capitalista, além de valer-se da análise de documentos oficiais e das narrativas. Dessa forma, através de uma particular interpretação este artigo busca contribuir com aqueles que se interessam pelo conhecimento histórico, bem como, serve de base para pesquisas futuras.Palavras-chave: Colégio Agrícola; Memórias; Narrativas. |
id |
CLAEC-1_ecf9d5745c1f454ef7ea46be8bebf832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1875 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinosColégio AgrícolaMemóriasNarrativas.O texto faz uma breve análise e introduz a discussão sobre o papel do Estado no direcionamento e tendências da educação a partir da implantação do Colégio Agrícola na história de Foz do Iguaçu, na década de 50. O objetivo central do texto é explorar duas vertentes, a saber: uma que explora as narrativas e as memórias de alguns “agricolinos”, tendo em vista que, no centro escolar, encontra-se armazenada grande parte da história social e coletiva, e; outra que explora a história desse ambiente educacional, evidenciando a influência do Estado do Paraná na região através da organização do sistema educativo em forma de ensino técnico agrícola que, em parte, reflete a relação entre as demandas econômicas do capital e de como as Instituições Escolares corresponderam frente a esse contexto. A metodologia seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da História Oral (HO) tendo como cerne a análise de narrativas. Recorreu-se a discussões que envolvem os conceitos ligados à memória, à identidade e a relação escola-trabalho inerente ao desenvolvimento do modo de produção capitalista, além de valer-se da análise de documentos oficiais e das narrativas. Dessa forma, através de uma particular interpretação este artigo busca contribuir com aqueles que se interessam pelo conhecimento histórico, bem como, serve de base para pesquisas futuras.Palavras-chave: Colégio Agrícola; Memórias; Narrativas.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2021-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/187510.23899/relacult.v7i1.1875RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 7 n. 1 (2021)2525-787010.23899/relacult.v7i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1875/1416Copyright (c) 2021 samuel cabanha, IRANI BATISTA DE ARAÚJO, Kelly Gracieli de Oliveira Winkerthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabanha, SamuelAraújo, Irani Batista deWinkert, Kelly Gracieli de Oliveira2023-06-11T13:43:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1875Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2023-06-11T13:43:47RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos |
title |
Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos |
spellingShingle |
Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos Cabanha, Samuel Colégio Agrícola Memórias Narrativas. |
title_short |
Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos |
title_full |
Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos |
title_fullStr |
Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos |
title_full_unstemmed |
Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos |
title_sort |
Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos |
author |
Cabanha, Samuel |
author_facet |
Cabanha, Samuel Araújo, Irani Batista de Winkert, Kelly Gracieli de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Irani Batista de Winkert, Kelly Gracieli de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabanha, Samuel Araújo, Irani Batista de Winkert, Kelly Gracieli de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colégio Agrícola Memórias Narrativas. |
topic |
Colégio Agrícola Memórias Narrativas. |
description |
O texto faz uma breve análise e introduz a discussão sobre o papel do Estado no direcionamento e tendências da educação a partir da implantação do Colégio Agrícola na história de Foz do Iguaçu, na década de 50. O objetivo central do texto é explorar duas vertentes, a saber: uma que explora as narrativas e as memórias de alguns “agricolinos”, tendo em vista que, no centro escolar, encontra-se armazenada grande parte da história social e coletiva, e; outra que explora a história desse ambiente educacional, evidenciando a influência do Estado do Paraná na região através da organização do sistema educativo em forma de ensino técnico agrícola que, em parte, reflete a relação entre as demandas econômicas do capital e de como as Instituições Escolares corresponderam frente a esse contexto. A metodologia seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da História Oral (HO) tendo como cerne a análise de narrativas. Recorreu-se a discussões que envolvem os conceitos ligados à memória, à identidade e a relação escola-trabalho inerente ao desenvolvimento do modo de produção capitalista, além de valer-se da análise de documentos oficiais e das narrativas. Dessa forma, através de uma particular interpretação este artigo busca contribuir com aqueles que se interessam pelo conhecimento histórico, bem como, serve de base para pesquisas futuras.Palavras-chave: Colégio Agrícola; Memórias; Narrativas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1875 10.23899/relacult.v7i1.1875 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1875 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v7i1.1875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1875/1416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 samuel cabanha, IRANI BATISTA DE ARAÚJO, Kelly Gracieli de Oliveira Winkert https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 samuel cabanha, IRANI BATISTA DE ARAÚJO, Kelly Gracieli de Oliveira Winkert https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 7 n. 1 (2021) 2525-7870 10.23899/relacult.v7i1 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042492624371712 |