Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabanha, Samuel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo, Irani Batista de, Winkert, Kelly Gracieli de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1875
Resumo: O texto faz uma breve análise e introduz a discussão sobre o papel do Estado no direcionamento e tendências da educação a partir da implantação do Colégio Agrícola na história de Foz do Iguaçu, na década de 50. O objetivo central do texto é explorar duas vertentes, a saber: uma que explora as narrativas e as memórias de alguns “agricolinos”, tendo em vista que, no centro escolar, encontra-se armazenada grande parte da história social e coletiva, e; outra que explora a história desse ambiente educacional, evidenciando a influência do Estado do Paraná na região através da organização do sistema educativo em forma de ensino técnico agrícola que, em parte, reflete a relação entre as demandas econômicas do capital e de como as Instituições Escolares corresponderam frente a esse contexto. A metodologia seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da História Oral (HO) tendo como cerne a análise de narrativas. Recorreu-se a discussões que envolvem os conceitos ligados à memória, à identidade e a relação escola-trabalho inerente ao desenvolvimento do modo de produção capitalista, além de valer-se da análise de documentos oficiais e das narrativas. Dessa forma, através de uma particular interpretação este artigo busca contribuir com aqueles que se interessam pelo conhecimento histórico, bem como, serve de base para pesquisas futuras.Palavras-chave: Colégio Agrícola; Memórias; Narrativas.
id CLAEC-1_ecf9d5745c1f454ef7ea46be8bebf832
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1875
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinosColégio AgrícolaMemóriasNarrativas.O texto faz uma breve análise e introduz a discussão sobre o papel do Estado no direcionamento e tendências da educação a partir da implantação do Colégio Agrícola na história de Foz do Iguaçu, na década de 50. O objetivo central do texto é explorar duas vertentes, a saber: uma que explora as narrativas e as memórias de alguns “agricolinos”, tendo em vista que, no centro escolar, encontra-se armazenada grande parte da história social e coletiva, e; outra que explora a história desse ambiente educacional, evidenciando a influência do Estado do Paraná na região através da organização do sistema educativo em forma de ensino técnico agrícola que, em parte, reflete a relação entre as demandas econômicas do capital e de como as Instituições Escolares corresponderam frente a esse contexto. A metodologia seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da História Oral (HO) tendo como cerne a análise de narrativas. Recorreu-se a discussões que envolvem os conceitos ligados à memória, à identidade e a relação escola-trabalho inerente ao desenvolvimento do modo de produção capitalista, além de valer-se da análise de documentos oficiais e das narrativas. Dessa forma, através de uma particular interpretação este artigo busca contribuir com aqueles que se interessam pelo conhecimento histórico, bem como, serve de base para pesquisas futuras.Palavras-chave: Colégio Agrícola; Memórias; Narrativas.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2021-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/187510.23899/relacult.v7i1.1875RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 7 n. 1 (2021)2525-787010.23899/relacult.v7i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1875/1416Copyright (c) 2021 samuel cabanha, IRANI BATISTA DE ARAÚJO, Kelly Gracieli de Oliveira Winkerthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabanha, SamuelAraújo, Irani Batista deWinkert, Kelly Gracieli de Oliveira2023-06-11T13:43:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1875Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2023-06-11T13:43:47RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos
title Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos
spellingShingle Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos
Cabanha, Samuel
Colégio Agrícola
Memórias
Narrativas.
title_short Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos
title_full Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos
title_fullStr Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos
title_full_unstemmed Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos
title_sort Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu: : memórias e narrativas de alguns agricolinos
author Cabanha, Samuel
author_facet Cabanha, Samuel
Araújo, Irani Batista de
Winkert, Kelly Gracieli de Oliveira
author_role author
author2 Araújo, Irani Batista de
Winkert, Kelly Gracieli de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabanha, Samuel
Araújo, Irani Batista de
Winkert, Kelly Gracieli de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Agrícola
Memórias
Narrativas.
topic Colégio Agrícola
Memórias
Narrativas.
description O texto faz uma breve análise e introduz a discussão sobre o papel do Estado no direcionamento e tendências da educação a partir da implantação do Colégio Agrícola na história de Foz do Iguaçu, na década de 50. O objetivo central do texto é explorar duas vertentes, a saber: uma que explora as narrativas e as memórias de alguns “agricolinos”, tendo em vista que, no centro escolar, encontra-se armazenada grande parte da história social e coletiva, e; outra que explora a história desse ambiente educacional, evidenciando a influência do Estado do Paraná na região através da organização do sistema educativo em forma de ensino técnico agrícola que, em parte, reflete a relação entre as demandas econômicas do capital e de como as Instituições Escolares corresponderam frente a esse contexto. A metodologia seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da História Oral (HO) tendo como cerne a análise de narrativas. Recorreu-se a discussões que envolvem os conceitos ligados à memória, à identidade e a relação escola-trabalho inerente ao desenvolvimento do modo de produção capitalista, além de valer-se da análise de documentos oficiais e das narrativas. Dessa forma, através de uma particular interpretação este artigo busca contribuir com aqueles que se interessam pelo conhecimento histórico, bem como, serve de base para pesquisas futuras.Palavras-chave: Colégio Agrícola; Memórias; Narrativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1875
10.23899/relacult.v7i1.1875
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1875
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v7i1.1875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1875/1416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 samuel cabanha, IRANI BATISTA DE ARAÚJO, Kelly Gracieli de Oliveira Winkert
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 samuel cabanha, IRANI BATISTA DE ARAÚJO, Kelly Gracieli de Oliveira Winkert
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 7 n. 1 (2021)
2525-7870
10.23899/relacult.v7i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042492624371712