A PERSPECTIVA INTERACIONISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Joelma Madruga
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Minasi, Luis Fernando, Ortiz, Cilene de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1014
Resumo: O presente trabalho emerge da discussão acerca da temática da proposta do ensino de Língua Portuguesa embasada na concepção interacionista orientada pelos PCN, os quais indicam o trabalho a partir dos Gêneros Textuais, documento que também traz à discussão a necessidade do desenvolvimento dos Temas Transversais por meio de todas as disciplinas, entre eles a Educação Ambiental. Temática essa que deve permear a formação de professores de Língua Portuguesa, tendo em vista a necessidade de discuti-la, possibilitando, assim, a sua inferência em todas as Etapas e Modalidades de ensino, oportunizando aos professores envolvidos sentirem-se pertencentes a esses espaços, como também comprometidos tanto com sua formação inicial quanto com a formação continuada.
id CLAEC-1_eeb299de65d108d953c554f27f519652
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1014
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A PERSPECTIVA INTERACIONISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.Ensino de Língua Portuguesa. Perspectiva sociointeracionista. Educação Ambiental.O presente trabalho emerge da discussão acerca da temática da proposta do ensino de Língua Portuguesa embasada na concepção interacionista orientada pelos PCN, os quais indicam o trabalho a partir dos Gêneros Textuais, documento que também traz à discussão a necessidade do desenvolvimento dos Temas Transversais por meio de todas as disciplinas, entre eles a Educação Ambiental. Temática essa que deve permear a formação de professores de Língua Portuguesa, tendo em vista a necessidade de discuti-la, possibilitando, assim, a sua inferência em todas as Etapas e Modalidades de ensino, oportunizando aos professores envolvidos sentirem-se pertencentes a esses espaços, como também comprometidos tanto com sua formação inicial quanto com a formação continuada.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/101410.23899/relacult.v4i0.1014RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1014/572Copyright (c) 2018 Joelma Madruga Furtado, Luis Fernando Minasi, Cilene de Oliveira Ortizinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Joelma MadrugaMinasi, Luis FernandoOrtiz, Cilene de Oliveira2021-04-30T04:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1014Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:23:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERSPECTIVA INTERACIONISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
title A PERSPECTIVA INTERACIONISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
spellingShingle A PERSPECTIVA INTERACIONISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Furtado, Joelma Madruga
Ensino de Língua Portuguesa. Perspectiva sociointeracionista. Educação Ambiental.
title_short A PERSPECTIVA INTERACIONISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
title_full A PERSPECTIVA INTERACIONISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
title_fullStr A PERSPECTIVA INTERACIONISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
title_full_unstemmed A PERSPECTIVA INTERACIONISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
title_sort A PERSPECTIVA INTERACIONISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
author Furtado, Joelma Madruga
author_facet Furtado, Joelma Madruga
Minasi, Luis Fernando
Ortiz, Cilene de Oliveira
author_role author
author2 Minasi, Luis Fernando
Ortiz, Cilene de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Joelma Madruga
Minasi, Luis Fernando
Ortiz, Cilene de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Portuguesa. Perspectiva sociointeracionista. Educação Ambiental.
topic Ensino de Língua Portuguesa. Perspectiva sociointeracionista. Educação Ambiental.
description O presente trabalho emerge da discussão acerca da temática da proposta do ensino de Língua Portuguesa embasada na concepção interacionista orientada pelos PCN, os quais indicam o trabalho a partir dos Gêneros Textuais, documento que também traz à discussão a necessidade do desenvolvimento dos Temas Transversais por meio de todas as disciplinas, entre eles a Educação Ambiental. Temática essa que deve permear a formação de professores de Língua Portuguesa, tendo em vista a necessidade de discuti-la, possibilitando, assim, a sua inferência em todas as Etapas e Modalidades de ensino, oportunizando aos professores envolvidos sentirem-se pertencentes a esses espaços, como também comprometidos tanto com sua formação inicial quanto com a formação continuada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1014
10.23899/relacult.v4i0.1014
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1014
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.1014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1014/572
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Joelma Madruga Furtado, Luis Fernando Minasi, Cilene de Oliveira Ortiz
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Joelma Madruga Furtado, Luis Fernando Minasi, Cilene de Oliveira Ortiz
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490104643584