A Interdisciplinaridade no campo científico: A Educação Ambiental e o seu suporte teórico-metodológico para uma educação não escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Carina Sinnott
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva, André Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1012
Resumo: Busca-se elucidar os principais anseios práticos que a interdisciplinaridade entre o campo da ciência biológica, em conjunto com o campo da ciência humana, pode proporcionar ao indivíduo na sua educação ambiental não formal, aquela praticada fora dos ambientes escolares e que se manifestam nas relações familiares e sociais. Historicamente, os principais elos entre as ciências promovem discussões norteadoras para que sua teoria se transforme em uma ação prática e eficaz para a sociedade, principalmente em torno de questões que os beneficiem e não agridam a liberdade dos coletivos que partilham da sociedade. Utilizou-se para esta escrita os seguintes teóricos: Para os estudos nas ciências ambientais (Viezzer e Ovalles, 1994); para os estudos no campo da História da Educação (Chartier, 1990); para os estudos no campo da Filosofia (Rousseau, 1981).
id CLAEC-1_fd92f428a3cb97520c167f281e1758ac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1012
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A Interdisciplinaridade no campo científico: A Educação Ambiental e o seu suporte teórico-metodológico para uma educação não escolarInterdisciplinaridadeEducação Ambientaleducação não escolarHistória da EducaçãoBusca-se elucidar os principais anseios práticos que a interdisciplinaridade entre o campo da ciência biológica, em conjunto com o campo da ciência humana, pode proporcionar ao indivíduo na sua educação ambiental não formal, aquela praticada fora dos ambientes escolares e que se manifestam nas relações familiares e sociais. Historicamente, os principais elos entre as ciências promovem discussões norteadoras para que sua teoria se transforme em uma ação prática e eficaz para a sociedade, principalmente em torno de questões que os beneficiem e não agridam a liberdade dos coletivos que partilham da sociedade. Utilizou-se para esta escrita os seguintes teóricos: Para os estudos nas ciências ambientais (Viezzer e Ovalles, 1994); para os estudos no campo da História da Educação (Chartier, 1990); para os estudos no campo da Filosofia (Rousseau, 1981).Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/101210.23899/relacult.v4i0.1012RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1012/570Copyright (c) 2018 Carina Sinnott Duarte, André Rodrigues da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Carina Sinnottda Silva, André Rodrigues2021-04-30T04:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1012Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:23:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Interdisciplinaridade no campo científico: A Educação Ambiental e o seu suporte teórico-metodológico para uma educação não escolar
title A Interdisciplinaridade no campo científico: A Educação Ambiental e o seu suporte teórico-metodológico para uma educação não escolar
spellingShingle A Interdisciplinaridade no campo científico: A Educação Ambiental e o seu suporte teórico-metodológico para uma educação não escolar
Duarte, Carina Sinnott
Interdisciplinaridade
Educação Ambiental
educação não escolar
História da Educação
title_short A Interdisciplinaridade no campo científico: A Educação Ambiental e o seu suporte teórico-metodológico para uma educação não escolar
title_full A Interdisciplinaridade no campo científico: A Educação Ambiental e o seu suporte teórico-metodológico para uma educação não escolar
title_fullStr A Interdisciplinaridade no campo científico: A Educação Ambiental e o seu suporte teórico-metodológico para uma educação não escolar
title_full_unstemmed A Interdisciplinaridade no campo científico: A Educação Ambiental e o seu suporte teórico-metodológico para uma educação não escolar
title_sort A Interdisciplinaridade no campo científico: A Educação Ambiental e o seu suporte teórico-metodológico para uma educação não escolar
author Duarte, Carina Sinnott
author_facet Duarte, Carina Sinnott
da Silva, André Rodrigues
author_role author
author2 da Silva, André Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Carina Sinnott
da Silva, André Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Educação Ambiental
educação não escolar
História da Educação
topic Interdisciplinaridade
Educação Ambiental
educação não escolar
História da Educação
description Busca-se elucidar os principais anseios práticos que a interdisciplinaridade entre o campo da ciência biológica, em conjunto com o campo da ciência humana, pode proporcionar ao indivíduo na sua educação ambiental não formal, aquela praticada fora dos ambientes escolares e que se manifestam nas relações familiares e sociais. Historicamente, os principais elos entre as ciências promovem discussões norteadoras para que sua teoria se transforme em uma ação prática e eficaz para a sociedade, principalmente em torno de questões que os beneficiem e não agridam a liberdade dos coletivos que partilham da sociedade. Utilizou-se para esta escrita os seguintes teóricos: Para os estudos nas ciências ambientais (Viezzer e Ovalles, 1994); para os estudos no campo da História da Educação (Chartier, 1990); para os estudos no campo da Filosofia (Rousseau, 1981).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1012
10.23899/relacult.v4i0.1012
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1012
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.1012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1012/570
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Carina Sinnott Duarte, André Rodrigues da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Carina Sinnott Duarte, André Rodrigues da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490102546432