A pesquisa em educação ambiental na disputa pela escola pública: : o materialismo histórico-dialético como fundamento teórico-metodológico
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13170 |
Resumo: | The aim of this paper is to discuss and analyze the historical-dialectical materialism as a radical foundation considering a critical environmental education in public school. Taking into account the fact that the public school is increasingly revealing itself as a social institution disputed by different social sectors and class fractions, its conquest by the working class is a condition for the transformation of the Brazilian public school reality, including for the implementation of critical environmental education. In this sense, academic productions of environmental education which are based on historical-dialectical materialism can reveal the paths and challenges to be faced and overcome in order to materialize in public school. Thus, This paper attempts to analyze and reflect on the need of addressing researches in environmental education under this framework, inasmuch as its essential contributions to knowledge production for a thorough integration of critical environmental education in public schools. |
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A pesquisa em educação ambiental na disputa pela escola pública: : o materialismo histórico-dialético como fundamento teórico-metodológico Educação AmbientalEscola PúblicaMaterialismo Histórico-DialéticoThe aim of this paper is to discuss and analyze the historical-dialectical materialism as a radical foundation considering a critical environmental education in public school. Taking into account the fact that the public school is increasingly revealing itself as a social institution disputed by different social sectors and class fractions, its conquest by the working class is a condition for the transformation of the Brazilian public school reality, including for the implementation of critical environmental education. In this sense, academic productions of environmental education which are based on historical-dialectical materialism can reveal the paths and challenges to be faced and overcome in order to materialize in public school. Thus, This paper attempts to analyze and reflect on the need of addressing researches in environmental education under this framework, inasmuch as its essential contributions to knowledge production for a thorough integration of critical environmental education in public schools.Este trabajo busca debatir y analizar el materialismo histórico-dialéctico como fundamento radical de cara a una educación ambiental crítica en las escuelas públicas. Entendiendo que la escuela pública se revela cada vez más como una institución social disputada por diferentes sectores sociales y fracciones de clase, su conquista por parte de la clase trabajadora es una condición para la transformación de la realidad de la escuela pública brasileña, incluso para la implementación de la educación ambiental crítica. En este sentido, las producciones académicas en educación ambiental basadas en el materialismo histórico-dialéctico pueden revelar caminos y desafíos a enfrentar y superar para que la educación ambiental crítica se materialice en las escuelas públicas. Así, buscamos analizar y reflexionar sobre la necesidad de fundamentar la investigación en educación ambiental en este marco, dados sus aportes esenciales a la producción de conocimiento para una inserción más profunda de la educación ambiental crítica en las escuelas públicas.Este trabalho busca debater e analisar o materialismo histórico-dialético como fundamento radical tendo em vista uma educação ambiental crítica na escola pública. Esse tema tem composto os objetos de pesquisa e as produções de conhecimentos do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental – GPEA –, que desenvolve suas atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP-Bauru. Compreendendo que a escola pública se revela cada vez mais uma instituição social disputada por diferentes setores sociais e frações de classes, sua conquista pela classe trabalhadora se revela condição para a transformação da realidade escolar pública brasileira, inclusive para a concretização de uma educação ambiental crítica. Neste sentido, as produções acadêmicas da educação ambiental que se pautam no materialismo histórico-dialético podem nos revelar caminhos e desafios a serem enfrentados e superados para que a educação ambiental crítica se materialize na escola pública. Assim, buscamos analisar e refletir sobre a necessidade da fundamentação das pesquisas em educação ambiental sob este referencial, haja vista suas essenciais contribuições na produção do conhecimento para uma inserção aprofundada da Educação Ambiental crítica na escola pública.Lepidus2021-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1317010.14295/remea.v38i3.13170REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 38 n. 3 (2021): Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos - GT 22 Educação Ambiental da ANPED; 218-2421517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/13170/9135http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes Agudo, MarcelaAndré Teixeira, Lucas2021-12-16T20:28:58Zoai:periodicos.furg.br:article/13170Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2021-12-16T20:28:58Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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