IMPRENSA E POLÍTICA NO PARANÁ: UMA PROSOPOGRAFIA DOS REDATORES REPUBLICANOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Amélia Siegel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Histórica
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24765
Resumo: A crise do regime monárquico brasileiro veio acompa-nhada do surgimento e da expansão do movimento republicano no final do século XIX. No período, a imprensa não somente se colocou como palco dos debates institucionais, como também teve papel de poder in-formal. Para melhor compreender as redes e configurações que ensejaram a produção e difusão de ideários republicanos no Paraná, elaborou-se uma prosopografia dos redatores que discutiram a questão republicana na imprensa local. A biografia coletiva permitiu também a compreen-são dos variados posicionamentos políticos nas redes que influencia-ram o republicanismo local que, em sua vertente dominante, esteve vin-culado ao projeto de modernização conservadora das elites ervateiras, detentoras de capital econômico e político que lhes permitiu o controle do estado após a Proclamação da República. Como o campo intelectual ainda não tinha se configurado, vincularam-se os redatores analisados ao campo político. 
id CLIO-0_9ff356c09e2db75ccda82810eb44055c
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24765
network_acronym_str CLIO-0
network_name_str Revista Pesquisa Histórica
spelling IMPRENSA E POLÍTICA NO PARANÁ: UMA PROSOPOGRAFIA DOS REDATORES REPUBLICANOS.A crise do regime monárquico brasileiro veio acompa-nhada do surgimento e da expansão do movimento republicano no final do século XIX. No período, a imprensa não somente se colocou como palco dos debates institucionais, como também teve papel de poder in-formal. Para melhor compreender as redes e configurações que ensejaram a produção e difusão de ideários republicanos no Paraná, elaborou-se uma prosopografia dos redatores que discutiram a questão republicana na imprensa local. A biografia coletiva permitiu também a compreen-são dos variados posicionamentos políticos nas redes que influencia-ram o republicanismo local que, em sua vertente dominante, esteve vin-culado ao projeto de modernização conservadora das elites ervateiras, detentoras de capital econômico e político que lhes permitiu o controle do estado após a Proclamação da República. Como o campo intelectual ainda não tinha se configurado, vincularam-se os redatores analisados ao campo político. CLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)Corrêa, Amélia Siegel2015-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24765CLIO: Historical Research Journal; n. 24.1 (2006): DOSSIÊ: HISTÓRIA E MEMÓRIA.CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 24.1 (2006): DOSSIÊ: HISTÓRIA E MEMÓRIA.CLIO (Recife. Online); n. 24.1 (2006): DOSSIÊ: HISTÓRIA E MEMÓRIA.2525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24765/20039Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:40:10Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv IMPRENSA E POLÍTICA NO PARANÁ: UMA PROSOPOGRAFIA DOS REDATORES REPUBLICANOS.
title IMPRENSA E POLÍTICA NO PARANÁ: UMA PROSOPOGRAFIA DOS REDATORES REPUBLICANOS.
spellingShingle IMPRENSA E POLÍTICA NO PARANÁ: UMA PROSOPOGRAFIA DOS REDATORES REPUBLICANOS.
Corrêa, Amélia Siegel
title_short IMPRENSA E POLÍTICA NO PARANÁ: UMA PROSOPOGRAFIA DOS REDATORES REPUBLICANOS.
title_full IMPRENSA E POLÍTICA NO PARANÁ: UMA PROSOPOGRAFIA DOS REDATORES REPUBLICANOS.
title_fullStr IMPRENSA E POLÍTICA NO PARANÁ: UMA PROSOPOGRAFIA DOS REDATORES REPUBLICANOS.
title_full_unstemmed IMPRENSA E POLÍTICA NO PARANÁ: UMA PROSOPOGRAFIA DOS REDATORES REPUBLICANOS.
title_sort IMPRENSA E POLÍTICA NO PARANÁ: UMA PROSOPOGRAFIA DOS REDATORES REPUBLICANOS.
author Corrêa, Amélia Siegel
author_facet Corrêa, Amélia Siegel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Amélia Siegel
dc.description.none.fl_txt_mv A crise do regime monárquico brasileiro veio acompa-nhada do surgimento e da expansão do movimento republicano no final do século XIX. No período, a imprensa não somente se colocou como palco dos debates institucionais, como também teve papel de poder in-formal. Para melhor compreender as redes e configurações que ensejaram a produção e difusão de ideários republicanos no Paraná, elaborou-se uma prosopografia dos redatores que discutiram a questão republicana na imprensa local. A biografia coletiva permitiu também a compreen-são dos variados posicionamentos políticos nas redes que influencia-ram o republicanismo local que, em sua vertente dominante, esteve vin-culado ao projeto de modernização conservadora das elites ervateiras, detentoras de capital econômico e político que lhes permitiu o controle do estado após a Proclamação da República. Como o campo intelectual ainda não tinha se configurado, vincularam-se os redatores analisados ao campo político. 
description A crise do regime monárquico brasileiro veio acompa-nhada do surgimento e da expansão do movimento republicano no final do século XIX. No período, a imprensa não somente se colocou como palco dos debates institucionais, como também teve papel de poder in-formal. Para melhor compreender as redes e configurações que ensejaram a produção e difusão de ideários republicanos no Paraná, elaborou-se uma prosopografia dos redatores que discutiram a questão republicana na imprensa local. A biografia coletiva permitiu também a compreen-são dos variados posicionamentos políticos nas redes que influencia-ram o republicanismo local que, em sua vertente dominante, esteve vin-culado ao projeto de modernização conservadora das elites ervateiras, detentoras de capital econômico e político que lhes permitiu o controle do estado após a Proclamação da República. Como o campo intelectual ainda não tinha se configurado, vincularam-se os redatores analisados ao campo político. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24765
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24765/20039
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; n. 24.1 (2006): DOSSIÊ: HISTÓRIA E MEMÓRIA.
CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 24.1 (2006): DOSSIÊ: HISTÓRIA E MEMÓRIA.
CLIO (Recife. Online); n. 24.1 (2006): DOSSIÊ: HISTÓRIA E MEMÓRIA.
2525-5649
0102-4736
reponame:Revista Pesquisa Histórica
instname:Universidade Federal de Pernambuco
instacron:CLIO
reponame_str Revista Pesquisa Histórica
collection Revista Pesquisa Histórica
instname_str Universidade Federal de Pernambuco
instacron_str CLIO
institution CLIO
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1648261845753004032