Fronteira e integração territorial na escrita da história “didática” Oitocentista. // Border and territorial integration in writing history "teaching" of Nineteenth century.
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Histórica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/25024 |
Resumo: | Durante o período regencial, em 1838, entravam em funcionamento duas instituições que objetivavam criar e legitimar escritas históricas para forjar uma nação para o recém-emancipado Estado brasileiro: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o primeiro Colégio em que a História se tornaria disciplina escolar. Para atingir os objetivos de consolidação da nação, a integração territorial e a delimitação de suas fronteiras tornavam-se fundamentais. Objetiva-se, no presente texto, analisar o IHGB e o Colégio Pedro II, enquanto entidades ligadas ao Estado imperial, organizadoras de um projeto de construção nacional em que se fazia necessária a ratificação de suas fronteiras, buscando legitimações discursivas, fundamentadas nas explorações do território realizadas em séculos anteriores, nas quais o desenho do território, resultado histórico da política expansionista lusitana, constituiu-se em uma espécie de tradição. During the Regency period, in 1838, come into operation two institutions that aimed to create and legitimize historical writings to forge a nation to the newly emancipated Brazilian state: the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB) and the first college in that history make school discipline. To achieve the objectives of nation building, territorial integration and delimitation of its frontiers became fundamental. The objective is, in this text, analyze the IHGB and the College Pedro II, while entities linked to the imperial state, organizers of a national construction project in which the ratification of its borders was necessary, seeking discursive legitimation, based on holdings of territory in prior centuries, in which the design of the territory, historical result of the Portuguese expansionist policy, was in something of a tradition. |
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Fronteira e integração territorial na escrita da história “didática” Oitocentista. // Border and territorial integration in writing history "teaching" of Nineteenth century.Fronteira; Território; IHGB; Colégio Pedro II; Escrita da História. // Border; Territory; IHGB; Pedro II School; History writing.Durante o período regencial, em 1838, entravam em funcionamento duas instituições que objetivavam criar e legitimar escritas históricas para forjar uma nação para o recém-emancipado Estado brasileiro: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o primeiro Colégio em que a História se tornaria disciplina escolar. Para atingir os objetivos de consolidação da nação, a integração territorial e a delimitação de suas fronteiras tornavam-se fundamentais. Objetiva-se, no presente texto, analisar o IHGB e o Colégio Pedro II, enquanto entidades ligadas ao Estado imperial, organizadoras de um projeto de construção nacional em que se fazia necessária a ratificação de suas fronteiras, buscando legitimações discursivas, fundamentadas nas explorações do território realizadas em séculos anteriores, nas quais o desenho do território, resultado histórico da política expansionista lusitana, constituiu-se em uma espécie de tradição. During the Regency period, in 1838, come into operation two institutions that aimed to create and legitimize historical writings to forge a nation to the newly emancipated Brazilian state: the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB) and the first college in that history make school discipline. To achieve the objectives of nation building, territorial integration and delimitation of its frontiers became fundamental. The objective is, in this text, analyze the IHGB and the College Pedro II, while entities linked to the imperial state, organizers of a national construction project in which the ratification of its borders was necessary, seeking discursive legitimation, based on holdings of territory in prior centuries, in which the design of the territory, historical result of the Portuguese expansionist policy, was in something of a tradition.CLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)CapesRibeiro, Renilson RosaMendes, Luís César Castrillon2016-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/25024CLIO: Historical Research Journal; n. 34.1: Janeiro-Junho de 2016. Dossiê: Estado, nação e cidadania no Oitocentos (1850-1889) - Parte 1; 96-119CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 34.1: Janeiro-Junho de 2016. Dossiê: Estado, nação e cidadania no Oitocentos (1850-1889) - Parte 1; 96-119CLIO (Recife. Online); n. 34.1: Janeiro-Junho de 2016. Dossiê: Estado, nação e cidadania no Oitocentos (1850-1889) - Parte 1; 96-1192525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/25024/20272Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:37:39Zmail@mail.com - |
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Durante o período regencial, em 1838, entravam em funcionamento duas instituições que objetivavam criar e legitimar escritas históricas para forjar uma nação para o recém-emancipado Estado brasileiro: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o primeiro Colégio em que a História se tornaria disciplina escolar. Para atingir os objetivos de consolidação da nação, a integração territorial e a delimitação de suas fronteiras tornavam-se fundamentais. Objetiva-se, no presente texto, analisar o IHGB e o Colégio Pedro II, enquanto entidades ligadas ao Estado imperial, organizadoras de um projeto de construção nacional em que se fazia necessária a ratificação de suas fronteiras, buscando legitimações discursivas, fundamentadas nas explorações do território realizadas em séculos anteriores, nas quais o desenho do território, resultado histórico da política expansionista lusitana, constituiu-se em uma espécie de tradição. During the Regency period, in 1838, come into operation two institutions that aimed to create and legitimize historical writings to forge a nation to the newly emancipated Brazilian state: the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB) and the first college in that history make school discipline. To achieve the objectives of nation building, territorial integration and delimitation of its frontiers became fundamental. The objective is, in this text, analyze the IHGB and the College Pedro II, while entities linked to the imperial state, organizers of a national construction project in which the ratification of its borders was necessary, seeking discursive legitimation, based on holdings of territory in prior centuries, in which the design of the territory, historical result of the Portuguese expansionist policy, was in something of a tradition. |
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