INAUGURANDO A NARRATIVA DIDÁTICA DA FUTURA NAÇÃO: A HISTÓRIA DO BRASIL NO COLÉGIO PEDRO II (1840-1850)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castrillon Mendes, Luís César
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1758
Resumo: O militar Henrique Luís de Niemeyer Bellegarde (1802-1839) foi o primeiro a escrever uma obra de história utilizada com finalidades “didáticas” em uma instituição de ensino secundário no Brasil. Elaborado em 1831, a partir da tradução do Résumé de l’histoire Du Brésil, de Jean Ferdinand Denis (1798-1890), teria, três anos depois, uma segunda edição, que seria adotada como manual de História do Brasil no Imperial Colégio Pedro II. No seu Resumo, Bellegarde já advertia seus leitores que se tratava de uma tradução, porém, corrigida e aumentada pelo fato de que o original era por muitas vezes inexato. Neste texto pretende-se analisar a primeira tentativa de se estabelecer uma narrativa didática para a jovem nação brasileira, a partir da apropriação da tradução de um autor francês, elaborada por um major luso-brasileiro, tendo por referência teórica alguns dos pressupostos do crítico cultural jamaicano Stuart Hall, acerca da construção de narrativas nacionais.
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