O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Cristina Juvenal da Cruz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973
Resumo: Este artigo objetiva discutir a indicação de conteúdos relativos í s relações étnico-raciais no currí­culo brasileiro. Trata, de forma especí­fica, o documento que deverá gerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orientará os currí­culos brasileiros, especialmente no ensino de história. Para isso procedeu-se à leitura do documento com uma metodologia que buscou identificar as indicações e os conteúdos relativos à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao ensino de história e cultura africana e afrobrasileira. A referência que orienta a análise é constituí­da a partir dos debates contemporâneos sobre a produção historiográfica dos campos dos estudos subalternos, culturais e pós-coloniais. Conclui-se que embora o tema das relações étnicas e raciais tenham ascendido no debate educacional brasileiro, estes temas aparecem de forma residual em comparação com outros temas especialmente na proposta dirigida ao ensino de história.
id UERN-5_b4f72c99ac152eb1b8a9eb3fd265b47c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/973
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO Relações étnico-raciaisCurrí­culoEnsino de históriaEste artigo objetiva discutir a indicação de conteúdos relativos í s relações étnico-raciais no currí­culo brasileiro. Trata, de forma especí­fica, o documento que deverá gerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orientará os currí­culos brasileiros, especialmente no ensino de história. Para isso procedeu-se à leitura do documento com uma metodologia que buscou identificar as indicações e os conteúdos relativos à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao ensino de história e cultura africana e afrobrasileira. A referência que orienta a análise é constituí­da a partir dos debates contemporâneos sobre a produção historiográfica dos campos dos estudos subalternos, culturais e pós-coloniais. Conclui-se que embora o tema das relações étnicas e raciais tenham ascendido no debate educacional brasileiro, estes temas aparecem de forma residual em comparação com outros temas especialmente na proposta dirigida ao ensino de história.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indí­gena2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973/892Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAna Cristina Juvenal da Cruz2020-10-29T12:55:23Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/973Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:23Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO
title O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO
spellingShingle O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO
Ana Cristina Juvenal da Cruz
Relações étnico-raciais
Currí­culo
Ensino de história
title_short O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO
title_full O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO
title_fullStr O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO
title_full_unstemmed O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO
title_sort O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO
author Ana Cristina Juvenal da Cruz
author_facet Ana Cristina Juvenal da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Cristina Juvenal da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
Currí­culo
Ensino de história
topic Relações étnico-raciais
Currí­culo
Ensino de história
description Este artigo objetiva discutir a indicação de conteúdos relativos í s relações étnico-raciais no currí­culo brasileiro. Trata, de forma especí­fica, o documento que deverá gerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orientará os currí­culos brasileiros, especialmente no ensino de história. Para isso procedeu-se à leitura do documento com uma metodologia que buscou identificar as indicações e os conteúdos relativos à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao ensino de história e cultura africana e afrobrasileira. A referência que orienta a análise é constituí­da a partir dos debates contemporâneos sobre a produção historiográfica dos campos dos estudos subalternos, culturais e pós-coloniais. Conclui-se que embora o tema das relações étnicas e raciais tenham ascendido no debate educacional brasileiro, estes temas aparecem de forma residual em comparação com outros temas especialmente na proposta dirigida ao ensino de história.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973/892
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indí­gena
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124583284736