O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir a indicação de conteúdos relativos í s relações étnico-raciais no currículo brasileiro. Trata, de forma específica, o documento que deverá gerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orientará os currículos brasileiros, especialmente no ensino de história. Para isso procedeu-se à leitura do documento com uma metodologia que buscou identificar as indicações e os conteúdos relativos à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao ensino de história e cultura africana e afrobrasileira. A referência que orienta a análise é constituída a partir dos debates contemporâneos sobre a produção historiográfica dos campos dos estudos subalternos, culturais e pós-coloniais. Conclui-se que embora o tema das relações étnicas e raciais tenham ascendido no debate educacional brasileiro, estes temas aparecem de forma residual em comparação com outros temas especialmente na proposta dirigida ao ensino de história. |
id |
UERN-5_b4f72c99ac152eb1b8a9eb3fd265b47c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/973 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO Relações étnico-raciaisCurrículoEnsino de históriaEste artigo objetiva discutir a indicação de conteúdos relativos í s relações étnico-raciais no currículo brasileiro. Trata, de forma específica, o documento que deverá gerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orientará os currículos brasileiros, especialmente no ensino de história. Para isso procedeu-se à leitura do documento com uma metodologia que buscou identificar as indicações e os conteúdos relativos à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao ensino de história e cultura africana e afrobrasileira. A referência que orienta a análise é constituída a partir dos debates contemporâneos sobre a produção historiográfica dos campos dos estudos subalternos, culturais e pós-coloniais. Conclui-se que embora o tema das relações étnicas e raciais tenham ascendido no debate educacional brasileiro, estes temas aparecem de forma residual em comparação com outros temas especialmente na proposta dirigida ao ensino de história.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973/892Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAna Cristina Juvenal da Cruz2020-10-29T12:55:23Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/973Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:23Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO |
title |
O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO |
spellingShingle |
O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO Ana Cristina Juvenal da Cruz Relações étnico-raciais Currículo Ensino de história |
title_short |
O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO |
title_full |
O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO |
title_fullStr |
O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO |
title_sort |
O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO |
author |
Ana Cristina Juvenal da Cruz |
author_facet |
Ana Cristina Juvenal da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Cristina Juvenal da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais Currículo Ensino de história |
topic |
Relações étnico-raciais Currículo Ensino de história |
description |
Este artigo objetiva discutir a indicação de conteúdos relativos í s relações étnico-raciais no currículo brasileiro. Trata, de forma específica, o documento que deverá gerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orientará os currículos brasileiros, especialmente no ensino de história. Para isso procedeu-se à leitura do documento com uma metodologia que buscou identificar as indicações e os conteúdos relativos à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao ensino de história e cultura africana e afrobrasileira. A referência que orienta a análise é constituída a partir dos debates contemporâneos sobre a produção historiográfica dos campos dos estudos subalternos, culturais e pós-coloniais. Conclui-se que embora o tema das relações étnicas e raciais tenham ascendido no debate educacional brasileiro, estes temas aparecem de forma residual em comparação com outros temas especialmente na proposta dirigida ao ensino de história. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973/892 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124583284736 |