PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa da Silva, Jailson
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393
Resumo: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no período 2011-2012, que teve como foco situar, após quatro décadas, os impactos / contribuições do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) na formação dos sujeitos sertanejos. Neste artigo, temos como objetivo apresentar aos leitores as contribuições das narrativas memorialísticas dos sertanejos de Santana do Ipanema – Alagoas, partícipes das ações do MOBRAL no período de 1970 a 1985. O corpus constituiu-se a partir das narrativas advindas de entrevistas semiestruturadas. Devido à ausência de memória escrita recorremos, à abordagem qualitativa da história oral, tendo como base Bosi (1994), Halbwachs (2006), Pollak (1989), Portelli (1997) e Thompson P. (1992). Enfatizamos a importância da memória para a evocação do passado silenciado, pela ótica das pessoas que de fato vivenciaram o acontecimento, no caso os sujeitos desta investigação. Esse posicionamento de luta pela preservação da memória, no intuito de reinterpretar o passado por meio dos vestígios de memória, advém do pressuposto de que os fatos que não foram registrados pelos documentos oficiais têm, no testemunho oral, a oportunidade de serem contados por meio das narrativas dos sujeitos ordinários e anônimos das culturas minoritárias Certeau (2011a e b), Benjamin (2012) Thompson, E. P. (1998). As pessoas entrevistadas avaliaram de maneira positiva a atuação do Movimento no município de Santana do Ipanema – sertão alagoano, destacando com saudosismo as contribuições advindas das ações de alfabetização e outras, que foram implementadas pelo MOBRAL na comunidade sertaneja.
id UNEB-2_c7709aa98e48bf3aa7aee2bdf5229944
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1393
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passadoMOBRALHistória oralMemóriaSertão alagoanoSujeitos sertanejos.Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no período 2011-2012, que teve como foco situar, após quatro décadas, os impactos / contribuições do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) na formação dos sujeitos sertanejos. Neste artigo, temos como objetivo apresentar aos leitores as contribuições das narrativas memorialísticas dos sertanejos de Santana do Ipanema – Alagoas, partícipes das ações do MOBRAL no período de 1970 a 1985. O corpus constituiu-se a partir das narrativas advindas de entrevistas semiestruturadas. Devido à ausência de memória escrita recorremos, à abordagem qualitativa da história oral, tendo como base Bosi (1994), Halbwachs (2006), Pollak (1989), Portelli (1997) e Thompson P. (1992). Enfatizamos a importância da memória para a evocação do passado silenciado, pela ótica das pessoas que de fato vivenciaram o acontecimento, no caso os sujeitos desta investigação. Esse posicionamento de luta pela preservação da memória, no intuito de reinterpretar o passado por meio dos vestígios de memória, advém do pressuposto de que os fatos que não foram registrados pelos documentos oficiais têm, no testemunho oral, a oportunidade de serem contados por meio das narrativas dos sujeitos ordinários e anônimos das culturas minoritárias Certeau (2011a e b), Benjamin (2012) Thompson, E. P. (1998). As pessoas entrevistadas avaliaram de maneira positiva a atuação do Movimento no município de Santana do Ipanema – sertão alagoano, destacando com saudosismo as contribuições advindas das ações de alfabetização e outras, que foram implementadas pelo MOBRAL na comunidade sertaneja.UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 206-225reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393/921Costa da Silva, JailsonFreitas, Marinaide Lima de Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:49Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1393Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:49Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado
title PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado
spellingShingle PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado
Costa da Silva, Jailson
MOBRAL
História oral
Memória
Sertão alagoano
Sujeitos sertanejos.
title_short PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado
title_full PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado
title_fullStr PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado
title_full_unstemmed PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado
title_sort PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado
author Costa da Silva, Jailson
author_facet Costa da Silva, Jailson
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
author_role author
author2 Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa da Silva, Jailson
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv MOBRAL
História oral
Memória
Sertão alagoano
Sujeitos sertanejos.
topic MOBRAL
História oral
Memória
Sertão alagoano
Sujeitos sertanejos.
description Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no período 2011-2012, que teve como foco situar, após quatro décadas, os impactos / contribuições do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) na formação dos sujeitos sertanejos. Neste artigo, temos como objetivo apresentar aos leitores as contribuições das narrativas memorialísticas dos sertanejos de Santana do Ipanema – Alagoas, partícipes das ações do MOBRAL no período de 1970 a 1985. O corpus constituiu-se a partir das narrativas advindas de entrevistas semiestruturadas. Devido à ausência de memória escrita recorremos, à abordagem qualitativa da história oral, tendo como base Bosi (1994), Halbwachs (2006), Pollak (1989), Portelli (1997) e Thompson P. (1992). Enfatizamos a importância da memória para a evocação do passado silenciado, pela ótica das pessoas que de fato vivenciaram o acontecimento, no caso os sujeitos desta investigação. Esse posicionamento de luta pela preservação da memória, no intuito de reinterpretar o passado por meio dos vestígios de memória, advém do pressuposto de que os fatos que não foram registrados pelos documentos oficiais têm, no testemunho oral, a oportunidade de serem contados por meio das narrativas dos sujeitos ordinários e anônimos das culturas minoritárias Certeau (2011a e b), Benjamin (2012) Thompson, E. P. (1998). As pessoas entrevistadas avaliaram de maneira positiva a atuação do Movimento no município de Santana do Ipanema – sertão alagoano, destacando com saudosismo as contribuições advindas das ações de alfabetização e outras, que foram implementadas pelo MOBRAL na comunidade sertaneja.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393/921
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 206-225
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658522492928