O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Willian
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/752
Resumo: O presente texto objetiva refletir e fomentar o debate, a partir de um diálogo teórico interdisciplinar, a respeito do lugar da área de Ciências Humanas na atual reforma do ensino médio. Procura-se defender a compreensão de que esta área do conhecimento construiu um potencial pedagógico capaz de contribuir na formação de sujeitos na contemporaneidade, constituindo um lugar de poder no processo de escolarização. E que mudanças no texto da LDB ancoradas em uma lógica empresarial-neoliberal de educação abrem as possibilidades de subalternização deste lugar.
id CNTE-1_082d85946bc201101fa4eb8f95277428
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/752
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médioO presente texto objetiva refletir e fomentar o debate, a partir de um diálogo teórico interdisciplinar, a respeito do lugar da área de Ciências Humanas na atual reforma do ensino médio. Procura-se defender a compreensão de que esta área do conhecimento construiu um potencial pedagógico capaz de contribuir na formação de sujeitos na contemporaneidade, constituindo um lugar de poder no processo de escolarização. E que mudanças no texto da LDB ancoradas em uma lógica empresarial-neoliberal de educação abrem as possibilidades de subalternização deste lugar.CNTE2017-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/75210.22420/rde.v11i20.752Retratos da Escola; v. 11 n. 20 (2017): A reforma do Ensino Médio em questão; 45-592238-439110.22420/rde.v11i20reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/752/pdfCopyright (c) 2017 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Willian2017-10-25T17:16:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/752Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:39.602590Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio
title O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio
spellingShingle O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio
Simões, Willian
title_short O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio
title_full O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio
title_fullStr O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio
title_full_unstemmed O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio
title_sort O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio
author Simões, Willian
author_facet Simões, Willian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Willian
description O presente texto objetiva refletir e fomentar o debate, a partir de um diálogo teórico interdisciplinar, a respeito do lugar da área de Ciências Humanas na atual reforma do ensino médio. Procura-se defender a compreensão de que esta área do conhecimento construiu um potencial pedagógico capaz de contribuir na formação de sujeitos na contemporaneidade, constituindo um lugar de poder no processo de escolarização. E que mudanças no texto da LDB ancoradas em uma lógica empresarial-neoliberal de educação abrem as possibilidades de subalternização deste lugar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/752
10.22420/rde.v11i20.752
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/752
identifier_str_mv 10.22420/rde.v11i20.752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/752/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 11 n. 20 (2017): A reforma do Ensino Médio em questão; 45-59
2238-4391
10.22420/rde.v11i20
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342278266880