Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urbanetz, Sandra Terezinha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Romanowski, Joana Paulin, Tedesco Filho, Jacir Mario
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1271
Resumo: O dossiê Políticas de Formação Docente:desafios à Educação Profissional, foi organizado a partir de uma demanda coletiva, tendo em vista que, ao investigarmos as pesquisas de mestrado e doutorado sobre a temática da docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), verificamos um aumento considerável do número de trabalhos desenvolvidos com esse foco. Com efeito, a educação profissional institucionalizada, tanto em escolas públicas e privadas, como em organizações vinculadas ao mundo do trabalho, requer o exame, a pesquisa e a reflexão permanente. Assim, ao eleger como assunto deste dossiê as Políticas de Formação Docente à Educação Profissional, o principal objetivo é apresentar aos estudiosos e pesquisadores dessa temática artigos que possibilitem o seu aprofundamento. Ressaltamos que esse dossiê trata do assunto em textos de modo rigoroso, ainda que em diferentes abordagens. A intenção é indicar essas distinções com que os estudos e discussões examinam esse campo ampliando a sua compreensão.
id CNTE-1_094afc1de3ee4c3ff60a9d3425a18103
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1271
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Políticas de formação docente: desafios à Educação ProfissionalEducação ProfissionalPolíticasO dossiê Políticas de Formação Docente:desafios à Educação Profissional, foi organizado a partir de uma demanda coletiva, tendo em vista que, ao investigarmos as pesquisas de mestrado e doutorado sobre a temática da docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), verificamos um aumento considerável do número de trabalhos desenvolvidos com esse foco. Com efeito, a educação profissional institucionalizada, tanto em escolas públicas e privadas, como em organizações vinculadas ao mundo do trabalho, requer o exame, a pesquisa e a reflexão permanente. Assim, ao eleger como assunto deste dossiê as Políticas de Formação Docente à Educação Profissional, o principal objetivo é apresentar aos estudiosos e pesquisadores dessa temática artigos que possibilitem o seu aprofundamento. Ressaltamos que esse dossiê trata do assunto em textos de modo rigoroso, ainda que em diferentes abordagens. A intenção é indicar essas distinções com que os estudos e discussões examinam esse campo ampliando a sua compreensão.CNTE2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127110.22420/rde.v15i31.1271Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 111-1272238-439110.22420/rde.v15i31reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1271/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessUrbanetz, Sandra TerezinhaRomanowski, Joana PaulinTedesco Filho, Jacir Mario2022-09-16T02:39:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1271Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:52.864237Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional
title Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional
spellingShingle Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional
Urbanetz, Sandra Terezinha
Educação Profissional
Políticas
title_short Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional
title_full Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional
title_fullStr Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional
title_full_unstemmed Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional
title_sort Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional
author Urbanetz, Sandra Terezinha
author_facet Urbanetz, Sandra Terezinha
Romanowski, Joana Paulin
Tedesco Filho, Jacir Mario
author_role author
author2 Romanowski, Joana Paulin
Tedesco Filho, Jacir Mario
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Urbanetz, Sandra Terezinha
Romanowski, Joana Paulin
Tedesco Filho, Jacir Mario
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Políticas
topic Educação Profissional
Políticas
description O dossiê Políticas de Formação Docente:desafios à Educação Profissional, foi organizado a partir de uma demanda coletiva, tendo em vista que, ao investigarmos as pesquisas de mestrado e doutorado sobre a temática da docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), verificamos um aumento considerável do número de trabalhos desenvolvidos com esse foco. Com efeito, a educação profissional institucionalizada, tanto em escolas públicas e privadas, como em organizações vinculadas ao mundo do trabalho, requer o exame, a pesquisa e a reflexão permanente. Assim, ao eleger como assunto deste dossiê as Políticas de Formação Docente à Educação Profissional, o principal objetivo é apresentar aos estudiosos e pesquisadores dessa temática artigos que possibilitem o seu aprofundamento. Ressaltamos que esse dossiê trata do assunto em textos de modo rigoroso, ainda que em diferentes abordagens. A intenção é indicar essas distinções com que os estudos e discussões examinam esse campo ampliando a sua compreensão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1271
10.22420/rde.v15i31.1271
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1271
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i31.1271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1271/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 111-127
2238-4391
10.22420/rde.v15i31
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343079378944