A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzoni, Bruna Bertoglio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Salgado, Tania Denise Miskinis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/904
Resumo:  O trabalho tem por objetivo destacar a relevância da iniciação científica desde a educação básica como prática significativa de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. O estudo parte do aporte reflexivo a partir de alguns autores e seus saberes diante da educação em ciências, mais especificamente da iniciação científica pela escuta de Barbier, da iniciação científica pelo diálogo de Bakhtin e da iniciação científica no contexto social de Boaventura de Souza Santos. Assim, os autores contribuem para as reflexões dos processos educacionais, solidificando os discursos entre as ciências. 
id CNTE-1_0a3b9a983f93770a8574a712d0fe297f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/904
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling A iniciação científica: escuta, diálogo e contextoEducação básica. Iniciação científica. Ensino e aprendizagem. O trabalho tem por objetivo destacar a relevância da iniciação científica desde a educação básica como prática significativa de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. O estudo parte do aporte reflexivo a partir de alguns autores e seus saberes diante da educação em ciências, mais especificamente da iniciação científica pela escuta de Barbier, da iniciação científica pelo diálogo de Bakhtin e da iniciação científica no contexto social de Boaventura de Souza Santos. Assim, os autores contribuem para as reflexões dos processos educacionais, solidificando os discursos entre as ciências. CNTE2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/90410.22420/rde.v13i26.904Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 513-5212238-439110.22420/rde.v13i26reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/904/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessLorenzoni, Bruna BertoglioSalgado, Tania Denise Miskinis2019-11-14T16:24:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/904Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:43.888595Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto
title A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto
spellingShingle A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto
Lorenzoni, Bruna Bertoglio
Educação básica. Iniciação científica. Ensino e aprendizagem.
title_short A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto
title_full A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto
title_fullStr A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto
title_full_unstemmed A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto
title_sort A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto
author Lorenzoni, Bruna Bertoglio
author_facet Lorenzoni, Bruna Bertoglio
Salgado, Tania Denise Miskinis
author_role author
author2 Salgado, Tania Denise Miskinis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzoni, Bruna Bertoglio
Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica. Iniciação científica. Ensino e aprendizagem.
topic Educação básica. Iniciação científica. Ensino e aprendizagem.
description  O trabalho tem por objetivo destacar a relevância da iniciação científica desde a educação básica como prática significativa de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. O estudo parte do aporte reflexivo a partir de alguns autores e seus saberes diante da educação em ciências, mais especificamente da iniciação científica pela escuta de Barbier, da iniciação científica pelo diálogo de Bakhtin e da iniciação científica no contexto social de Boaventura de Souza Santos. Assim, os autores contribuem para as reflexões dos processos educacionais, solidificando os discursos entre as ciências. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/904
10.22420/rde.v13i26.904
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/904
identifier_str_mv 10.22420/rde.v13i26.904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/904/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 513-521
2238-4391
10.22420/rde.v13i26
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342607519744