A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/904 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo destacar a relevância da iniciação científica desde a educação básica como prática significativa de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. O estudo parte do aporte reflexivo a partir de alguns autores e seus saberes diante da educação em ciências, mais especificamente da iniciação científica pela escuta de Barbier, da iniciação científica pelo diálogo de Bakhtin e da iniciação científica no contexto social de Boaventura de Souza Santos. Assim, os autores contribuem para as reflexões dos processos educacionais, solidificando os discursos entre as ciências. |
id |
CNTE-1_0a3b9a983f93770a8574a712d0fe297f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/904 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A iniciação científica: escuta, diálogo e contextoEducação básica. Iniciação científica. Ensino e aprendizagem. O trabalho tem por objetivo destacar a relevância da iniciação científica desde a educação básica como prática significativa de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. O estudo parte do aporte reflexivo a partir de alguns autores e seus saberes diante da educação em ciências, mais especificamente da iniciação científica pela escuta de Barbier, da iniciação científica pelo diálogo de Bakhtin e da iniciação científica no contexto social de Boaventura de Souza Santos. Assim, os autores contribuem para as reflexões dos processos educacionais, solidificando os discursos entre as ciências. CNTE2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/90410.22420/rde.v13i26.904Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 513-5212238-439110.22420/rde.v13i26reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/904/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessLorenzoni, Bruna BertoglioSalgado, Tania Denise Miskinis2019-11-14T16:24:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/904Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:43.888595Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto |
title |
A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto |
spellingShingle |
A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto Lorenzoni, Bruna Bertoglio Educação básica. Iniciação científica. Ensino e aprendizagem. |
title_short |
A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto |
title_full |
A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto |
title_fullStr |
A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto |
title_full_unstemmed |
A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto |
title_sort |
A iniciação científica: escuta, diálogo e contexto |
author |
Lorenzoni, Bruna Bertoglio |
author_facet |
Lorenzoni, Bruna Bertoglio Salgado, Tania Denise Miskinis |
author_role |
author |
author2 |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzoni, Bruna Bertoglio Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica. Iniciação científica. Ensino e aprendizagem. |
topic |
Educação básica. Iniciação científica. Ensino e aprendizagem. |
description |
O trabalho tem por objetivo destacar a relevância da iniciação científica desde a educação básica como prática significativa de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. O estudo parte do aporte reflexivo a partir de alguns autores e seus saberes diante da educação em ciências, mais especificamente da iniciação científica pela escuta de Barbier, da iniciação científica pelo diálogo de Bakhtin e da iniciação científica no contexto social de Boaventura de Souza Santos. Assim, os autores contribuem para as reflexões dos processos educacionais, solidificando os discursos entre as ciências. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/904 10.22420/rde.v13i26.904 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/904 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v13i26.904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/904/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 513-521 2238-4391 10.22420/rde.v13i26 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342607519744 |