Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1006 |
Resumo: | O objetivo do texto é reconstruir traços da trajetória de concepção do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais. |
id |
CNTE-1_0e391d7894fd3ecfd5b9519a46b318f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1006 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetóriaCusto Aluno-Qualidade. Financiamento da educação. Políticas públicas de financiamento da educação. Políticas públicas de educação. O objetivo do texto é reconstruir traços da trajetória de concepção do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais.CNTE2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/100610.22420/rde.v13i26.1006Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 347-3592238-439110.22420/rde.v13i26reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1006/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessFarenzena, Nalú2019-11-14T16:24:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1006Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:46.494859Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória |
title |
Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória |
spellingShingle |
Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória Farenzena, Nalú Custo Aluno-Qualidade. Financiamento da educação. Políticas públicas de financiamento da educação. Políticas públicas de educação. |
title_short |
Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória |
title_full |
Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória |
title_fullStr |
Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória |
title_full_unstemmed |
Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória |
title_sort |
Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória |
author |
Farenzena, Nalú |
author_facet |
Farenzena, Nalú |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farenzena, Nalú |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Custo Aluno-Qualidade. Financiamento da educação. Políticas públicas de financiamento da educação. Políticas públicas de educação. |
topic |
Custo Aluno-Qualidade. Financiamento da educação. Políticas públicas de financiamento da educação. Políticas públicas de educação. |
description |
O objetivo do texto é reconstruir traços da trajetória de concepção do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1006 10.22420/rde.v13i26.1006 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1006 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v13i26.1006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1006/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 347-359 2238-4391 10.22420/rde.v13i26 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342667288576 |