Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farenzena, Nalú
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204340
Resumo: O objetivo do texto é reconstruir traços da trajetória de concepção do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais.
id UFRGS-2_4490c97648ee063783e508c2a7bfb0af
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204340
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farenzena, Nalú2020-01-16T04:08:37Z20191982-131Xhttp://hdl.handle.net/10183/204340001107145O objetivo do texto é reconstruir traços da trajetória de concepção do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais.The aim of the text is to reconstruct traits of the design trajectory of the Cost of Quality Education per Student Parameter (CAQ), from the 1980s to the present, mainly through the analysis of normative documents. The concept of CAQ, as opposed to the minimum value per student, was claimed as a parameter for the education financing policy and involves the identification of teaching quality conditions and the sizing of their costs to estimate financial resources. Its regulation is subject of fierce disputes on the educational policy agenda.El objetivo del texto es reconstruir rasgos de la trayectoria de concepción del parámetro de Costo Alumno-Calidad (CAQ en portugués), desde la década de 1980 hasta el presente, principalmente a través del análisis de documentos normativos. La concepción de CAQ, en contraposición al valor mínimo por estudiante, se afirmó como un parámetro para la política de financiación de la educación e implica la identificación de condiciones de calidad de la enseñanza y el dimensionamiento de sus costos, para estimar los recursos financieros. Su regulación es objeto de feroces disputas en la agenda de las políticas educativas.application/pdfporRevista retrato da escola. Brasília, DF. Vol. 13, n. 26 (maio./ago. 2019), p. 347-359Financiamento da educaçãoPolíticas públicasPolítica educacionalCost of Quality Education per StudentFinancing of educationPublic policies for education financingPublic educational policiesCosto Alumno-CalidadFinanciación de la educaciónPolíticas públicas para la financiación de la educaciónPolíticas públicas de educaciónCusto aluno-qualidade : resenha de uma trajetóriaCost of quality education per student : review of a trajectoryCosto alumno-calidad: reseña de una trayectoriainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107145.pdf.txt001107145.pdf.txtExtracted Texttext/plain40302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204340/2/001107145.pdf.txtd59bb4ba3f1ce372072ac56bfe2c38c1MD52ORIGINAL001107145.pdfTexto completoapplication/pdf248895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204340/1/001107145.pdfe9edf4b2ef7af6637950d9d6c8a77f15MD5110183/2043402020-01-17 05:09:35.062699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-17T07:09:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cost of quality education per student : review of a trajectory
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Costo alumno-calidad: reseña de una trayectoria
title Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória
spellingShingle Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória
Farenzena, Nalú
Financiamento da educação
Políticas públicas
Política educacional
Cost of Quality Education per Student
Financing of education
Public policies for education financing
Public educational policies
Costo Alumno-Calidad
Financiación de la educación
Políticas públicas para la financiación de la educación
Políticas públicas de educación
title_short Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória
title_full Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória
title_fullStr Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória
title_full_unstemmed Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória
title_sort Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória
author Farenzena, Nalú
author_facet Farenzena, Nalú
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv Financiamento da educação
Políticas públicas
Política educacional
topic Financiamento da educação
Políticas públicas
Política educacional
Cost of Quality Education per Student
Financing of education
Public policies for education financing
Public educational policies
Costo Alumno-Calidad
Financiación de la educación
Políticas públicas para la financiación de la educación
Políticas públicas de educación
dc.subject.eng.fl_str_mv Cost of Quality Education per Student
Financing of education
Public policies for education financing
Public educational policies
dc.subject.spa.fl_str_mv Costo Alumno-Calidad
Financiación de la educación
Políticas públicas para la financiación de la educación
Políticas públicas de educación
description O objetivo do texto é reconstruir traços da trajetória de concepção do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-16T04:08:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204340
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-131X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001107145
identifier_str_mv 1982-131X
001107145
url http://hdl.handle.net/10183/204340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista retrato da escola. Brasília, DF. Vol. 13, n. 26 (maio./ago. 2019), p. 347-359
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204340/2/001107145.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204340/1/001107145.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d59bb4ba3f1ce372072ac56bfe2c38c1
e9edf4b2ef7af6637950d9d6c8a77f15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487421488201728