Português: experiências de professores/as do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lievore, Sue Elen
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1640
Resumo: O presente artigo analisa a constituição da categoria docente como classe trabalhadora no contexto de desmonte dos direitos sociais, notadamente a partir de 2016. Para tanto, apresenta e discute dados de uma pesquisa realizada entre 2019 a 2021, coletados em entrevista semiestruturada junto a 12 professores/as e um survey respondido por 204 docentes de ensino médio de uma rede pública de ensino. Na experiência desses/as professores/as, é possível perceber que demonstram disposição para constituírem-se como classe, na medida em que refletem sobre suas condições de vida e trabalho, reconhecem a relevância e aderem aos instrumentos de luta coletiva constituídos historicamente pela classe trabalhadora na defesa de uma educação pública e de qualidade.  
id CNTE-1_0f568b28d3be33778a5f99b661da61ee
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1640
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Português: experiências de professores/as do ensino médioPortuguês: experiências de professores/as do ensino médioCondição do trabalho docente: experiências de professores/as do ensino médioPolítica educacionalTrabalho docenteClasse socialO presente artigo analisa a constituição da categoria docente como classe trabalhadora no contexto de desmonte dos direitos sociais, notadamente a partir de 2016. Para tanto, apresenta e discute dados de uma pesquisa realizada entre 2019 a 2021, coletados em entrevista semiestruturada junto a 12 professores/as e um survey respondido por 204 docentes de ensino médio de uma rede pública de ensino. Na experiência desses/as professores/as, é possível perceber que demonstram disposição para constituírem-se como classe, na medida em que refletem sobre suas condições de vida e trabalho, reconhecem a relevância e aderem aos instrumentos de luta coletiva constituídos historicamente pela classe trabalhadora na defesa de uma educação pública e de qualidade.  CNTE2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/164010.22420/rde.v16i36.1640Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 943-9582238-439110.22420/rde.v16i36reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1640/1144Lievore, Sue Eleninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-30T18:24:52Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1640Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-30T18:24:52Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Português: experiências de professores/as do ensino médio
Português: experiências de professores/as do ensino médio
Condição do trabalho docente: experiências de professores/as do ensino médio
title Português: experiências de professores/as do ensino médio
spellingShingle Português: experiências de professores/as do ensino médio
Lievore, Sue Elen
Política educacional
Trabalho docente
Classe social
title_short Português: experiências de professores/as do ensino médio
title_full Português: experiências de professores/as do ensino médio
title_fullStr Português: experiências de professores/as do ensino médio
title_full_unstemmed Português: experiências de professores/as do ensino médio
title_sort Português: experiências de professores/as do ensino médio
author Lievore, Sue Elen
author_facet Lievore, Sue Elen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lievore, Sue Elen
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Trabalho docente
Classe social
topic Política educacional
Trabalho docente
Classe social
description O presente artigo analisa a constituição da categoria docente como classe trabalhadora no contexto de desmonte dos direitos sociais, notadamente a partir de 2016. Para tanto, apresenta e discute dados de uma pesquisa realizada entre 2019 a 2021, coletados em entrevista semiestruturada junto a 12 professores/as e um survey respondido por 204 docentes de ensino médio de uma rede pública de ensino. Na experiência desses/as professores/as, é possível perceber que demonstram disposição para constituírem-se como classe, na medida em que refletem sobre suas condições de vida e trabalho, reconhecem a relevância e aderem aos instrumentos de luta coletiva constituídos historicamente pela classe trabalhadora na defesa de uma educação pública e de qualidade.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1640
10.22420/rde.v16i36.1640
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1640
identifier_str_mv 10.22420/rde.v16i36.1640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1640/1144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 943-958
2238-4391
10.22420/rde.v16i36
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340529242112