Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113 |
Resumo: | O artigo objetiva refletir sobre a participação coletiva na escola pública a partir da análise das contradições do processo institucional, fundado em uma racionalidade técnica que se materializa na divisão das diversas funções existentes na instituição com vistas à maior eficácia e rendimento. O projeto político pedagógico (PPP) é analisado como instrumento que possibilita a participação coletiva desde que as políticas educacionais produzam alterações na estrutura escolar e faça emergir a participação emancipável.Palavras-chave: Gestão democrática da escola. Participação emancipável. Educação para a participação. Projeto Político-Pedagógico. PPP. |
id |
CNTE-1_1ae8194a8b225aab4e5f17ea2413b1da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/113 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão democrática da escola pública e a participação emancipávelO artigo objetiva refletir sobre a participação coletiva na escola pública a partir da análise das contradições do processo institucional, fundado em uma racionalidade técnica que se materializa na divisão das diversas funções existentes na instituição com vistas à maior eficácia e rendimento. O projeto político pedagógico (PPP) é analisado como instrumento que possibilita a participação coletiva desde que as políticas educacionais produzam alterações na estrutura escolar e faça emergir a participação emancipável.Palavras-chave: Gestão democrática da escola. Participação emancipável. Educação para a participação. Projeto Político-Pedagógico. PPP.CNTE2012-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/11310.22420/rde.v3i4.113Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica2238-439110.22420/rde.v3i4reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113/302Ferreira, Eliza Bartolozziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-07T11:58:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/113Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:17.688312Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável |
title |
Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável |
spellingShingle |
Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável Ferreira, Eliza Bartolozzi |
title_short |
Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável |
title_full |
Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável |
title_fullStr |
Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável |
title_sort |
Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável |
author |
Ferreira, Eliza Bartolozzi |
author_facet |
Ferreira, Eliza Bartolozzi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Eliza Bartolozzi |
description |
O artigo objetiva refletir sobre a participação coletiva na escola pública a partir da análise das contradições do processo institucional, fundado em uma racionalidade técnica que se materializa na divisão das diversas funções existentes na instituição com vistas à maior eficácia e rendimento. O projeto político pedagógico (PPP) é analisado como instrumento que possibilita a participação coletiva desde que as políticas educacionais produzam alterações na estrutura escolar e faça emergir a participação emancipável.Palavras-chave: Gestão democrática da escola. Participação emancipável. Educação para a participação. Projeto Político-Pedagógico. PPP. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113 10.22420/rde.v3i4.113 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v3i4.113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113/302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica 2238-4391 10.22420/rde.v3i4 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890341202427904 |