Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliza Bartolozzi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113
Resumo: O artigo objetiva refletir sobre a participação coletiva na escola pública a partir da análise das contradições do processo institucional, fundado em uma racionalidade técnica que se materializa na divisão das diversas funções existentes na instituição com vistas à maior eficácia e rendimento. O projeto político pedagógico (PPP) é analisado como instrumento que possibilita a participação coletiva desde que as políticas educacionais produzam alterações na estrutura escolar e faça emergir a participação emancipável.Palavras-chave: Gestão democrática da escola. Participação emancipável. Educação para a participação. Projeto Político-Pedagógico. PPP.
id CNTE-1_1ae8194a8b225aab4e5f17ea2413b1da
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/113
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Gestão democrática da escola pública e a participação emancipávelO artigo objetiva refletir sobre a participação coletiva na escola pública a partir da análise das contradições do processo institucional, fundado em uma racionalidade técnica que se materializa na divisão das diversas funções existentes na instituição com vistas à maior eficácia e rendimento. O projeto político pedagógico (PPP) é analisado como instrumento que possibilita a participação coletiva desde que as políticas educacionais produzam alterações na estrutura escolar e faça emergir a participação emancipável.Palavras-chave: Gestão democrática da escola. Participação emancipável. Educação para a participação. Projeto Político-Pedagógico. PPP.CNTE2012-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/11310.22420/rde.v3i4.113Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica2238-439110.22420/rde.v3i4reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113/302Ferreira, Eliza Bartolozziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-07T11:58:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/113Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:17.688312Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável
title Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável
spellingShingle Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável
Ferreira, Eliza Bartolozzi
title_short Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável
title_full Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável
title_fullStr Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável
title_full_unstemmed Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável
title_sort Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável
author Ferreira, Eliza Bartolozzi
author_facet Ferreira, Eliza Bartolozzi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eliza Bartolozzi
description O artigo objetiva refletir sobre a participação coletiva na escola pública a partir da análise das contradições do processo institucional, fundado em uma racionalidade técnica que se materializa na divisão das diversas funções existentes na instituição com vistas à maior eficácia e rendimento. O projeto político pedagógico (PPP) é analisado como instrumento que possibilita a participação coletiva desde que as políticas educacionais produzam alterações na estrutura escolar e faça emergir a participação emancipável.Palavras-chave: Gestão democrática da escola. Participação emancipável. Educação para a participação. Projeto Político-Pedagógico. PPP.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113
10.22420/rde.v3i4.113
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113
identifier_str_mv 10.22420/rde.v3i4.113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113/302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica
2238-4391
10.22420/rde.v3i4
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890341202427904