Diversidade, migrações e inclusão: desafios à gestão e à democracia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1052 |
Resumo: | Os desafios da educação são desafios de toda sociedade. No contexto da própria afirmação democrática e de nossa capacidade de viver juntos está o do aprendizado da diversidade e o do acolhimento de imigrantes. Em um país como o Brasil, que tem nas suas matrizes povos originários renegados, povos trazidos como escravos e imigrantes, há um caminho a ser construído que precisa dialogar com a capacidade de ressignificar o passado e reescrever o presente, para que o futuro – como dizia Paulo Freire – possa ser transformado. A escola pública brasileira tem enfrentado muitos temas, um deles é o da diversidade. Inicialmente, é construir o sentido de pertencimento para/com os sujeitos do campo e também das regiões urbanas, o que inclui crianças, jovens e adultos com sua diversidade de histórias pessoais e coletivas, em sua raça, religião, gênero, opções políticas, ideologias. Não tem sido uma tarefa fácil nem para os professores, nem para as famílias, nem mesmo para os próprios sujeitos da educação. Há um caldo cultural de xenofobia e de outras fobias, que é preciso identificar, compreender e enfrentar. Nos últimos anos, há uma provocação às escolas brasileiras, especialmente as públicas: o tema das novas migrações. Chegam ao país moradores de toda a América Latina, especialmente haitianos, bolivianos, colombianos e venezuelanos. Da América Central vieram os haitianos, da África os congoleses e angolanos, e da Ásia ocidental estão chegando os sírios (ACNUR, Brasil, 2019). Como a escola, a comunidade educativa, o sistema educacional pode se organizar para acolher essa diversidade? Como afirmar a diversidade em um contexto social e político que fomenta a intolerância e aprofunda desigualdades econômicas? Compartilhar experiências de gestão educacional pública que acolham a diferença e as migrações é o objetivo desta entrevista, além de outros temas relevantes para a educação pública. No contexto da Escuela de Verano do Instituto Rosa Sensat de formação de professores, em julho de 2019, Jaqueline Mol, professora titular da UFRGS, professora do PPGEDU/ URI e do PPGEC/UFRGS e Maria Carmen Silveira Barbosa, professora titular da UFRGS, professora no PPGEDU/UFRGS e editora da Revista Infância Latinoamericana realizaram esta entrevista com o professor Miquel Essomba, secretário Municipal de Educação de Barcelona, desde 2015. |
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