Reflexões acerca da especificidade da escola: afinal, para que servem as escolas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schütz, Jenerton Arlan
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1635
Resumo: O presente artigo tematiza a noção da especificidade da escola – em outras palavras, para que servem as escolas? O estudo se baseia em pesquisa bibliográfica, considerando as reflexões de autores/as contemporâneos/as acerca da problematização e propõe uma reflexão acerca da especificidade da escola, dos elementos que a constituem e da importância de (ainda) se acreditar naquilo que só uma escola é capaz de fazer e impactar. Faz-se isso com o intuito de consolidar as reflexões sobre a importância da escola para a constituição de um mundo humano comum, mais harmônico, ético e responsável, que dá as boas-vindas às gerações que aqui chegam. Considera-se, em síntese, que o conhecimento escolar pode permitir aos/às alunos/as o alargamento dos conhecimentos acerca de algum aspecto do mundo que já lhes é conhecido, construído especialmente por meio da experiência diária. É o conhecimento oferecido na e pela escola que permite que os/as estudantes, independentemente de seus antecedentes, consigam ir além da experiência cotidiana.
id CNTE-1_36afbc9c70e762dd5b0e7c67dbb60916
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1635
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões acerca da especificidade da escola: afinal, para que servem as escolas?Educação.Especificidade Escolar.Mundo Comum.O presente artigo tematiza a noção da especificidade da escola – em outras palavras, para que servem as escolas? O estudo se baseia em pesquisa bibliográfica, considerando as reflexões de autores/as contemporâneos/as acerca da problematização e propõe uma reflexão acerca da especificidade da escola, dos elementos que a constituem e da importância de (ainda) se acreditar naquilo que só uma escola é capaz de fazer e impactar. Faz-se isso com o intuito de consolidar as reflexões sobre a importância da escola para a constituição de um mundo humano comum, mais harmônico, ético e responsável, que dá as boas-vindas às gerações que aqui chegam. Considera-se, em síntese, que o conhecimento escolar pode permitir aos/às alunos/as o alargamento dos conhecimentos acerca de algum aspecto do mundo que já lhes é conhecido, construído especialmente por meio da experiência diária. É o conhecimento oferecido na e pela escola que permite que os/as estudantes, independentemente de seus antecedentes, consigam ir além da experiência cotidiana.CNTE2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/163510.22420/rde.v17i39.1635Retratos da Escola; v. 17 n. 39 (2023): Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas2238-439110.22420/rde.v17i39reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1635/1224Schütz, Jenerton Arlaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-29T19:48:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1635Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-12-29T19:48:47Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões acerca da especificidade da escola: afinal, para que servem as escolas?
title Reflexões acerca da especificidade da escola: afinal, para que servem as escolas?
spellingShingle Reflexões acerca da especificidade da escola: afinal, para que servem as escolas?
Schütz, Jenerton Arlan
Educação.
Especificidade Escolar.
Mundo Comum.
title_short Reflexões acerca da especificidade da escola: afinal, para que servem as escolas?
title_full Reflexões acerca da especificidade da escola: afinal, para que servem as escolas?
title_fullStr Reflexões acerca da especificidade da escola: afinal, para que servem as escolas?
title_full_unstemmed Reflexões acerca da especificidade da escola: afinal, para que servem as escolas?
title_sort Reflexões acerca da especificidade da escola: afinal, para que servem as escolas?
author Schütz, Jenerton Arlan
author_facet Schütz, Jenerton Arlan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schütz, Jenerton Arlan
dc.subject.por.fl_str_mv Educação.
Especificidade Escolar.
Mundo Comum.
topic Educação.
Especificidade Escolar.
Mundo Comum.
description O presente artigo tematiza a noção da especificidade da escola – em outras palavras, para que servem as escolas? O estudo se baseia em pesquisa bibliográfica, considerando as reflexões de autores/as contemporâneos/as acerca da problematização e propõe uma reflexão acerca da especificidade da escola, dos elementos que a constituem e da importância de (ainda) se acreditar naquilo que só uma escola é capaz de fazer e impactar. Faz-se isso com o intuito de consolidar as reflexões sobre a importância da escola para a constituição de um mundo humano comum, mais harmônico, ético e responsável, que dá as boas-vindas às gerações que aqui chegam. Considera-se, em síntese, que o conhecimento escolar pode permitir aos/às alunos/as o alargamento dos conhecimentos acerca de algum aspecto do mundo que já lhes é conhecido, construído especialmente por meio da experiência diária. É o conhecimento oferecido na e pela escola que permite que os/as estudantes, independentemente de seus antecedentes, consigam ir além da experiência cotidiana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1635
10.22420/rde.v17i39.1635
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1635
identifier_str_mv 10.22420/rde.v17i39.1635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1635/1224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 17 n. 39 (2023): Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas
2238-4391
10.22420/rde.v17i39
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340522950656