A escola que avalia e que é avaliada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2320 |
Resumo: | Para refletir acerca das questões da avaliação, a pesquisa toma como ponto de partida a Modernidade e suas implicações para a educação e, consequentemente, para a escola. A escola pública, gratuita e universal, surge por volta do século XVII, já em plena Idade Moderna. É no contexto da Modernidade que se atribui à escola, como instituição social, a importante tarefa da socialização das crianças e dos jovens mediante a construção/reconstrução dos conhecimentos que integram o legado cultural da humanidade. A avaliação nasce com a escola e adquire, à luz de suas tarefas, a sua legitimidade. Tanto a escola quanto a avaliação tem papéis vinculados à construção de um mundo humano comum. O estudo, de caráter bibliográfico, empreende uma revisão da literatura referente à avaliação sob o pressuposto de que essa temática pode ser visualizada à luz da diferenciação que Michael Young estabelece entre currículo e pedagogia. Com base nessa diferenciação, o texto propõe duas dimensões da avaliação: uma referente à verificação do grau de aprendizagem, que compete às instâncias vinculadas à ordem política; outra referente ao acompanhamento do processo de aprendizagem, que compete ao educador e à escola. A avaliação vinculada ao currículo diz respeito aos conhecimentos que se esperam serem incorporados pelas novas gerações. Trata-se de um “olhar externo”, realizado pelos órgãos responsáveis pelo sistema público de educação. Já a avaliação vinculada à pedagogia se define em função da viabilização da aprendizagem específica de um aluno ou de um grupo de alunos, articulada às condições também específicas de uma sala de aula, para o que se delega uma responsabilidade e autonomia ao professor ou, então, à escola. Essas duas dimensões, mesmo que analiticamente separáveis, operam em perspectiva de interdependência e complementaridade. Apresentar o sentido e a pertinência de cada uma dessas dimensões avaliativas permitirá compreender “A escola que avalia e que é avaliada”. |
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Para refletir acerca das questões da avaliação, a pesquisa toma como ponto de partida a Modernidade e suas implicações para a educação e, consequentemente, para a escola. A escola pública, gratuita e universal, surge por volta do século XVII, já em plena Idade Moderna. É no contexto da Modernidade que se atribui à escola, como instituição social, a importante tarefa da socialização das crianças e dos jovens mediante a construção/reconstrução dos conhecimentos que integram o legado cultural da humanidade. A avaliação nasce com a escola e adquire, à luz de suas tarefas, a sua legitimidade. Tanto a escola quanto a avaliação tem papéis vinculados à construção de um mundo humano comum. O estudo, de caráter bibliográfico, empreende uma revisão da literatura referente à avaliação sob o pressuposto de que essa temática pode ser visualizada à luz da diferenciação que Michael Young estabelece entre currículo e pedagogia. Com base nessa diferenciação, o texto propõe duas dimensões da avaliação: uma referente à verificação do grau de aprendizagem, que compete às instâncias vinculadas à ordem política; outra referente ao acompanhamento do processo de aprendizagem, que compete ao educador e à escola. A avaliação vinculada ao currículo diz respeito aos conhecimentos que se esperam serem incorporados pelas novas gerações. Trata-se de um “olhar externo”, realizado pelos órgãos responsáveis pelo sistema público de educação. Já a avaliação vinculada à pedagogia se define em função da viabilização da aprendizagem específica de um aluno ou de um grupo de alunos, articulada às condições também específicas de uma sala de aula, para o que se delega uma responsabilidade e autonomia ao professor ou, então, à escola. Essas duas dimensões, mesmo que analiticamente separáveis, operam em perspectiva de interdependência e complementaridade. Apresentar o sentido e a pertinência de cada uma dessas dimensões avaliativas permitirá compreender “A escola que avalia e que é avaliada”. 76 f. |
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Para refletir acerca das questões da avaliação, a pesquisa toma como ponto de partida a Modernidade e suas implicações para a educação e, consequentemente, para a escola. A escola pública, gratuita e universal, surge por volta do século XVII, já em plena Idade Moderna. É no contexto da Modernidade que se atribui à escola, como instituição social, a importante tarefa da socialização das crianças e dos jovens mediante a construção/reconstrução dos conhecimentos que integram o legado cultural da humanidade. A avaliação nasce com a escola e adquire, à luz de suas tarefas, a sua legitimidade. Tanto a escola quanto a avaliação tem papéis vinculados à construção de um mundo humano comum. O estudo, de caráter bibliográfico, empreende uma revisão da literatura referente à avaliação sob o pressuposto de que essa temática pode ser visualizada à luz da diferenciação que Michael Young estabelece entre currículo e pedagogia. Com base nessa diferenciação, o texto propõe duas dimensões da avaliação: uma referente à verificação do grau de aprendizagem, que compete às instâncias vinculadas à ordem política; outra referente ao acompanhamento do processo de aprendizagem, que compete ao educador e à escola. A avaliação vinculada ao currículo diz respeito aos conhecimentos que se esperam serem incorporados pelas novas gerações. Trata-se de um “olhar externo”, realizado pelos órgãos responsáveis pelo sistema público de educação. Já a avaliação vinculada à pedagogia se define em função da viabilização da aprendizagem específica de um aluno ou de um grupo de alunos, articulada às condições também específicas de uma sala de aula, para o que se delega uma responsabilidade e autonomia ao professor ou, então, à escola. Essas duas dimensões, mesmo que analiticamente separáveis, operam em perspectiva de interdependência e complementaridade. Apresentar o sentido e a pertinência de cada uma dessas dimensões avaliativas permitirá compreender “A escola que avalia e que é avaliada”. |
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