O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1077 |
Resumo: | As áreas de conhecimento já figuram no currículo do ensino médio desde as Diretrizes Curriculares, em 1998. Assim, o que de fato é novo em relação as áreas de conhecimento no “novo” ensino médio? Busca-se discutir conceitualmente essa questão, além dos seus objetivos e dimensões teóricas. A metodologia se centra na análise dos documentos oficiais que consubstanciam a reforma, fundamentada nos debates acerca das dimensões de poder que delineiam as políticas educacionais. Concluiu-se que a legislação não oferece bases conceituais, possibilitando desdobramentos equivocados na implementação do currículo. |
id |
CNTE-1_3f8a79fdfddef7dd7f844a71a10c6c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1077 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino MédioEnsino médio. Reforma do ensimo médio. Áreas de conhecimento. Legislação educacional. Currículo.As áreas de conhecimento já figuram no currículo do ensino médio desde as Diretrizes Curriculares, em 1998. Assim, o que de fato é novo em relação as áreas de conhecimento no “novo” ensino médio? Busca-se discutir conceitualmente essa questão, além dos seus objetivos e dimensões teóricas. A metodologia se centra na análise dos documentos oficiais que consubstanciam a reforma, fundamentada nos debates acerca das dimensões de poder que delineiam as políticas educacionais. Concluiu-se que a legislação não oferece bases conceituais, possibilitando desdobramentos equivocados na implementação do currículo.CNTE2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107710.22420/rde.v14i29.1077Retratos da Escola; v. 14 n. 29 (2020): Paulo Freire: educação e emancipação; 479-4902238-439110.22420/rde.v14i29reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1077/pdfCopyright (c) 2020 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Sandra Regina2022-09-16T02:41:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1077Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:48.321420Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio |
title |
O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio |
spellingShingle |
O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio Mendes, Sandra Regina Ensino médio. Reforma do ensimo médio. Áreas de conhecimento. Legislação educacional. Currículo. |
title_short |
O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio |
title_full |
O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio |
title_fullStr |
O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio |
title_sort |
O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio |
author |
Mendes, Sandra Regina |
author_facet |
Mendes, Sandra Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Sandra Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio. Reforma do ensimo médio. Áreas de conhecimento. Legislação educacional. Currículo. |
topic |
Ensino médio. Reforma do ensimo médio. Áreas de conhecimento. Legislação educacional. Currículo. |
description |
As áreas de conhecimento já figuram no currículo do ensino médio desde as Diretrizes Curriculares, em 1998. Assim, o que de fato é novo em relação as áreas de conhecimento no “novo” ensino médio? Busca-se discutir conceitualmente essa questão, além dos seus objetivos e dimensões teóricas. A metodologia se centra na análise dos documentos oficiais que consubstanciam a reforma, fundamentada nos debates acerca das dimensões de poder que delineiam as políticas educacionais. Concluiu-se que a legislação não oferece bases conceituais, possibilitando desdobramentos equivocados na implementação do currículo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1077 10.22420/rde.v14i29.1077 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1077 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v14i29.1077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1077/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 14 n. 29 (2020): Paulo Freire: educação e emancipação; 479-490 2238-4391 10.22420/rde.v14i29 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342959841280 |