Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1234
Resumo: Apresentamos neste relato, reflexões da própria prática sobre o exercício masculino da docência na Educação Infantil. Iniciamos pela discussão de aspectos históricos, políticos e de gênero da predominância profissional feminina em creches e pré-escolas. Debatemos também a masculinidade em diferentes teorias, destacando os conceitos de masculinidade hegemônica e as novas masculinidades alternativas. Por fim, resgatamos os elementos da nossa prática docente como educador homem na Educação Infantil e apontamos os caminhos da Aprendizagem Dialógica para a práticas pedagógicas baseadas no diálogo.
id CNTE-1_43948724bd65f3efdc53cb73c1aa7a78
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1234
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação InfantilAprendizagem Dialógica. Educação Infantil. Masculinidades.Apresentamos neste relato, reflexões da própria prática sobre o exercício masculino da docência na Educação Infantil. Iniciamos pela discussão de aspectos históricos, políticos e de gênero da predominância profissional feminina em creches e pré-escolas. Debatemos também a masculinidade em diferentes teorias, destacando os conceitos de masculinidade hegemônica e as novas masculinidades alternativas. Por fim, resgatamos os elementos da nossa prática docente como educador homem na Educação Infantil e apontamos os caminhos da Aprendizagem Dialógica para a práticas pedagógicas baseadas no diálogo.CNTE2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/123410.22420/rde.v15i31.1234Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 227-2402238-439110.22420/rde.v15i31reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1234/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessNishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo2022-09-16T02:39:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1234Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.664849Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação Infantil
title Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação Infantil
spellingShingle Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação Infantil
Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
Aprendizagem Dialógica. Educação Infantil. Masculinidades.
title_short Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação Infantil
title_full Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação Infantil
title_fullStr Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação Infantil
title_full_unstemmed Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação Infantil
title_sort Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação Infantil
author Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
author_facet Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Dialógica. Educação Infantil. Masculinidades.
topic Aprendizagem Dialógica. Educação Infantil. Masculinidades.
description Apresentamos neste relato, reflexões da própria prática sobre o exercício masculino da docência na Educação Infantil. Iniciamos pela discussão de aspectos históricos, políticos e de gênero da predominância profissional feminina em creches e pré-escolas. Debatemos também a masculinidade em diferentes teorias, destacando os conceitos de masculinidade hegemônica e as novas masculinidades alternativas. Por fim, resgatamos os elementos da nossa prática docente como educador homem na Educação Infantil e apontamos os caminhos da Aprendizagem Dialógica para a práticas pedagógicas baseadas no diálogo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1234
10.22420/rde.v15i31.1234
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1234
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i31.1234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1234/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 227-240
2238-4391
10.22420/rde.v15i31
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343043727360