Masculinidade e docência: refletindo sobre a presença de professores do sexo masculino na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Felipe Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184776
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_0cb08a453d47050d8d93c68ce9098e23
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/184776
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Masculinidade e docência: refletindo sobre a presença de professores do sexo masculino na educação infantilMasculinidadeDocênciaEducação InfantilTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.Ao refletir sobre a educação infantil e os docentes que lá atuam, logo temos a percepção que nesta etapa da educação, o predomínio feminino é muito maior que o masculino. A presença do profissional masculino na educação infantil, ainda gera desconforto na sociedade, pois a educação infantil ainda passa a ideia de segundo lar, onde a visão de cuidado e segurança se passa todo pelo universo feminino, podendo dificultar a atuação dos homens como professores na educação infantil. A partir disso o objetivo deste trabalho é investigar a percepção de professores homens atuantes na educação infantil sobre a presença masculina nessa etapa da educação básica, buscando nos específicos são descrever a trajetórias dos docentes na educação infantil; compreender como se estabelecem as interações entre os/as diferentes profissionais, homens e mulheres, as famílias e as crianças; problematizar acerca do trabalho docente masculino na educação infantil; identificar como os professores são vistos na educação infantil. Participaram desse estudo três professores que atuam na área da educação infantil e que já atuaram, sendo que dois são professores pedagogos (formandos em pedagogia) e um professor de educação física. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado de forma individual, se apoiando eixos norteadores, como trajetória dos professores, inserção a educação infantil que direcionava os pesquisados a falar sobre as suas percepções da educação infantil, docentes e dificuldades. Com a análise das entrevistas, os relatos dos professores mostram que a educação infantil é um ambiente rico de possibilidades, mas também cheio de eventualidades, mas também nos faz entender que as dificuldades iniciais são comuns, e com o tempo, a experiência faz com que qualquer eventualidade seja possível de resolver, superando algumas barreiras impostas historicamente pela profissão.Florianópolis, SCBassani, Jaison JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Felipe Ferreira da2018-02-27T21:34:37Z2018-02-27T21:34:37Z2017-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184776porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T21:34:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/184776Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-27T21:34:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Masculinidade e docência: refletindo sobre a presença de professores do sexo masculino na educação infantil
title Masculinidade e docência: refletindo sobre a presença de professores do sexo masculino na educação infantil
spellingShingle Masculinidade e docência: refletindo sobre a presença de professores do sexo masculino na educação infantil
Silva, Felipe Ferreira da
Masculinidade
Docência
Educação Infantil
title_short Masculinidade e docência: refletindo sobre a presença de professores do sexo masculino na educação infantil
title_full Masculinidade e docência: refletindo sobre a presença de professores do sexo masculino na educação infantil
title_fullStr Masculinidade e docência: refletindo sobre a presença de professores do sexo masculino na educação infantil
title_full_unstemmed Masculinidade e docência: refletindo sobre a presença de professores do sexo masculino na educação infantil
title_sort Masculinidade e docência: refletindo sobre a presença de professores do sexo masculino na educação infantil
author Silva, Felipe Ferreira da
author_facet Silva, Felipe Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bassani, Jaison José
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Felipe Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Masculinidade
Docência
Educação Infantil
topic Masculinidade
Docência
Educação Infantil
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27
2018-02-27T21:34:37Z
2018-02-27T21:34:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184776
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652113519050752